MONZEIROS.COM - Tudo sobre o Chevrolet Monza!
Home   |    Ver minhas mensagens   |   Painel de Controle do Usuário   |   Entrar

Botão Start Engine no monza (tutorial)

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica e iluminação.

Botão Start Engine no monza (tutorial)

Mensagempor Holderlin » 25 Mai 2009, 12:23

Vendo um pograma dominical sobre novas tecnologias de carros, percebi que na marca BMW, mas precisamente no X5 4.8i existe um botão simpático que cuida do arranque do carro.
Com o nome bonito de ENGINE START decidi eu mesmo adaptar uma maneira de deixar meu Monza 93 com o mesmo tipo de sistema.
Visto isso resolvi inovar e abusar um pouco mais da tecnologia, e acabei criando o meu ( Sistema de ignição via código de acesso).

1ª passo: encontrar um sistema de acesso via teclado numérico.
Quando decidi programar uma linha de comando em C para a gravação de um PIC, já estava quase terminando quando encontrei o mesmo código já pronto a venda no mercado.
Então decidi deixar de lado o meu código, que alem de gravar pic, montar circuito impresso e soldar componentes, ainda correria o risco de não funcionar dentro das minhas expectativas, então, resolvi comprar o já prontinho no mercado de controladores.
E não foi caro, apenas 40,00.
Visto isso, resolvi criar uma teclado iluminado.
Tive que sacrificar uma telefone para aproveitar a película do teclado telefônico para que ele ficasse com iluminação interna.
Isso me tomou um certo tempo, depois disso foi só ligar o teclado ao controlador.

2ª passo. Chave geral e Botão de start.
No inicio pensei em usar uma chave geral simples, daí, lembrei da chave de caça que existe aos montes no ML, isso foi resolvido rápido, o pior foi o próprio botão de start.
Tive que sacrificar um gabinete de PC inteiro para retirar o botão e a base do botão.

3ª passo. Funcionamento:

Imagine que você entre no carro com o seu controle remoto do seu velho alarme.
Ele destrava as portas e finalmente o carro esta aberto.
Depois que você se senta e fecha a porta, executa a seguinte operação:
1ª Liga-se a chave geral, o painel acende junto com o teclado numérico.
2ª digita-se uma senha de 6 dígitos, que quando confirmada acende o botão de start.
3ª Uma vez digitado a senha correta o led do botão de start acende e aí é só aperta-lo.
4ª nesse momento existe um relê sendo comandado tanto pela central como que pelo botão de start, onde atuara nos fios da ignição que já esta derivada para este relê.

O visual ficou muito bom, agora não é preciso chave de partida para ligar o carro, uma vez que as portas são destravadas no controle remoto, e a ignição é acionada por uma senha cadastrada, enfim, você só precisa da chave para abastecer.
Se por acaso o sistema não funcionar por qualquer falha, basta simplesmente usar a chave normal do carro, e tudo funciona.ImagemImagemImagemImagem
Editado pela última vez por Holderlin em 26 Mai 2009, 10:59, em um total de 5 vezes.
Holderlin

Re: Botão Start Engine no monza (tutorial)

Mensagempor Luiz Carlos (Rio) » 25 Mai 2009, 12:32

O mundo dá mesmo voltas...

Qdo eu era jovem, todos os carros tinham um botão de arranque. Girava-se a chave de ignição e em seguida apertava-se um botão.
Eliminar esse botão foi uma inovação...dei graças a Deus que meu primeiro carro já não tinha mais esse antiquado botão para apertar.
Agora está voltando o tal botão...claro que cercado de um monte de tecnologia, mas é o velho botão de volta :D

O que está em estudo, e isso eu acho o máximo, é o tal comando de voz para acionar tudo (ou quase tudo no carro).
Ele liga o som, muda de estação ou canal, pode-se até escolher o título da música a ser tocada, aciona um monte de treco no carro, inclusive faz ligações por celular sem as mãos.
Estão trabalhando no momento para evitar falsos comandos, como um passageiro dizer algo e o carro entender que o motorista é quem falou.

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 94 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Luiz Carlos (Rio)
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Estado: RJ - Rio de Janeiro
Monza: Sedan GLS 2.0
Ano/Modelo: 1994/1994
Sist. Alimentação: EFI
Combustível: Gasolina

Mensagempor Ulisses Vicente » 25 Mai 2009, 23:00

Se eu fosse você eu patentiava esse sistema, corra atraz de alguma empresa do ramo de tecnologia para autos, tenho certesa que eles quecerão o zóio !! No Brasil iso pode ter um mercado muito grande já que os governos não vis muito em segurança para os motorista no contre de roubo de veiculos !!
Parabéns !!
ImagemImagemImagem
- GM Monza Sl/E 2.0 87/8
- GM Caravan SL/E 2.5 91/1
- GM Blazer DLX 4.3 V6 98/8
Ajude o mozeiros.com seu voto aqui MONZEIROS !!
Abraços,
Ulisses VIcente!!
Ulisses Vicente
Membro GLS (Ní­vel 6)

Mensagempor Raphael Ventura » 26 Mai 2009, 10:03

Ja que vc fez isso, eu se fosse você eliminaria o arranque do comutador de ignição, iria dar mais segurânça ainda ao carro...
parabéns muito legal
Raphael Ventura
rvpaiva@yahoo.com.br
Atual==>Monza Classic SE 92 2.0 M.P.F.I - P.D.
EX==> Monza Classic SE 90 2.0
Fotos do classic => http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=19428
http://www.youtube.com/watch?v=mrEXc_cDBW8
Raphael Ventura
Membro GLS (Ní­vel 6)

Estado: RJ - Rio de Janeiro
Monza: Sedan Classic SE 2.0
Ano/Modelo: 1992/1992
Sist. Alimentação: MPFI

Mensagempor Arte Visual » 27 Mai 2009, 12:22

Parabéns pelo idéia, gostei muito do serviço. :smt023 Agora corre logo para patentear a idéia antes que outro pegue ela ok. :smt005
Monza é Monza, quando se tem um sabe o que digo !!!!!!e coitado dos invejosos que não tem e criticam como carro de velho.
Imagem Imagem Imagem Imagem
Arte Visual

Estado: SP - São Paulo
Monza: Não tenho Monza! :(
Ano/Modelo: Não tenho Monza! :(
Sist. Alimentação: Não tenho Monza! :(
Combustível: Não tenho Monza! :(

Mensagempor daniloporta » 31 Mai 2009, 12:17

muito show cara, achei legal mesmo.parabéns.
Monza Classic 91 - azul - COMPLETO
KM atual: 110.000km
Hortolândia-Sp
ImagemImagemImagemImagem
Fotos do monzao viewtopic.php?t=7580
daniloporta
Membro GLS (Ní­vel 6)

Monza: Sedan SL/E 1.8
Ano/Modelo: 1991/1991
Sist. Alimentação: Carburador 2E

Mensagempor Marcelo Cerveira » 02 Jun 2009, 13:14

Faz mais um e me vende....
Marcelo Cerveira
Membro SL (Ní­vel 1)

Mensagempor Teso » 02 Jun 2009, 14:28

Parabéns pelo serviço, muito show msm...alias só por curiosidade quanto vc gastou, ou quanto q vc cobraria para fazer um para venda?

abraços..
Ex Monza S/R 1.8-S 1986 (Roubado)
Monza SL/E 2.0 efi 1993 Vermelho Ciprius Completo (atual)
Monza S/R 2.0-S 1988 Vermelho Bonanza Completo (atual)
Teso
Membro GL (Ní­vel 2)

Monza: Sedan SL/E 2.0
Ano/Modelo: 1992/1993

Mensagempor Holderlin » 03 Jun 2009, 09:23

Muito obrigado pelos elogios.
Realmente ficou bom, pós todos que tem a oportunidade de ver ficam impressionados.
Já existe uma lista de pessoas me pedindo o esquema e se eu posso fazer pra vender e instalar.
Bem, oque posso dizer é que ainda estou fazendo testis, e que existe alguma particularidades que não entrei em detalhes, que fazem menção ao sistema de injeção, pós ele também funciona como um segredo ant-furto.
Mas posso adiantar que ele custou pra mim em torno de 300,00 ao todo, incluindo mão de obra.
Ou seja: Material 200,00
Mão de obra 100,00

Eu acho até que a mão de obra ainda é mais cara, porque você tem que criar o teclado, pós o mesmo não existe separado para comprar.
Eu tive que sacrificar um telefone novinho para retirar a película do teclado e também aproveitar a base do mesmo para o acabamento, o difícil foi fazer uma matriz de contato com micro-switch soldar os fios e led's, realmente foi trabalhoso.
Você tem que criar o Botão, pós como o teclado ele também não existe, eu o retirei de um gabinete de PC novinho, e ainda não era oque eu queria, mas o visual agradou.

Depois de montado na bancada você ainda terá que interagir com a fiação do carro para as derivações de chave de contato e sensores .
Jampear tudo e, inevitavelmente, algo não vai funcionar.
Por incrível que pareça, no fim de minha instalação ainda tive uma pequena surpresa, que fazia o sistema travar.
Tive que rever todas as ligações e por fim cheguei ao defeito, que era uma coisa a toa, mas o suficiente para travar todo o sistema.

Enfim, apesar do visual simples existe uma certa complexidade no sistema.
Talvez daqui a 1 mês eu comesse realmente a comercializa-lo.
Tenho testado ele incansavelmente para ver se não existe nenhuma falha, nem de programação nem de instalação, até que o mesmo possa se tornar confiável.
Qualquer duvida escrevão para holderlin@ibest.com.br

Espero ter sido entendido.
Atenciosamente... Holderlin/Nova Friburgo/RJ
Holderlin

Mensagempor Ulisses Vicente » 09 Jun 2009, 00:15

Aonde você consseguiu deste botão de start redondo e cromado !! É que eu mexo com casemods e gostaria de achar um botão deste para colocar em um dos meus projetos !!
ImagemImagemImagem
- GM Monza Sl/E 2.0 87/8
- GM Caravan SL/E 2.5 91/1
- GM Blazer DLX 4.3 V6 98/8
Ajude o mozeiros.com seu voto aqui MONZEIROS !!
Abraços,
Ulisses VIcente!!
Ulisses Vicente
Membro GLS (Ní­vel 6)

Mensagempor FINEIAS SALES » 11 Jun 2009, 10:48

Show de bola,você é o cara para nos ajudar parabens e sucesso.
FINEIAS SALES

Mensagempor jacsonc » 12 Jun 2009, 16:43

Cara simplesmente fantástica a idéia, se tu for de Curitiba ou região me fale, quanto que tu irá cobrar para instalar um desses no meu monza, :D

parabéns pela idéia, não esqueça de patentiar. :mrgreen:
Jacson - Monza GLS 2.0 - 1995 - Alcool - CURITIBA-PR
jacsonc

Mensagempor alberto.rosa » 03 Jul 2009, 07:04

Incrivel, nunca vi nada igual nem em filmes... muito bom mesmo só gostaria que o teclado ficasse em outro lugar pq é nesse local que fica o meu aparelho de som... rsss

Cara um cidadão igual a você tem que ser clonado por garantia.

Meu sonho de consumo seria algo assim.

Sobre comandos de voz, navegando pela internet achei um site que vende um aparelho ou sistema que faz isso, é no site http://www.richardsom.com.br/ lá tem um produto que abre e fecha os vidros, luz, um monte de coisa.

A como eu gostaria de poder colocar esse tipo de coisa no meu carro, eu tenho um sensor igual ao seu de estacionamento e sinceramente gostaria de poder colocar alguma coisa com um recurso igual a esse que você inventou.
É o professor Pardal dos Monzeiros, parabéns.
alberto.rosa
Membro SR (Ní­vel 4)

Estado: MG - Minas Gerais
Ano/Modelo: 1993/1993

Mensagempor BrunoRS » 08 Ago 2009, 13:06

Cara muito bom esse esquema! Parabéns!

Mas só uma duvida, sem a chave na ignição o volante nao fica travado?

abraço
BrunoRS

Mensagempor dbzronaldo » 12 Ago 2009, 11:43

nossa... ainda vo querer issso no meu monzão...
pode crer...

cara boa sorte ae nos teus progetos e faz pra vender!
É no Silêncio do meu CHEVROLET q meu coração BATE mais ALTO!

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Estado: PR - Paraná
Combustível: Álcool/Etanol

Mensagempor Marcell 500 EF » 12 Ago 2009, 13:22

O que é aquele número 23 em um painel no vidro, e o número -2 próximo ao painel de instrumentos?
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Monza: Sedan Classic 1.8
Ano/Modelo: 1990/1990

Mensagempor alquini » 13 Ago 2009, 13:32

SENSACIONAL

E pra desligar??
So no controle do alarme dai???
alquini

Estado: SC - Santa Catarina
Ano/Modelo: 1992/1992
Combustível: Gasolina e GNV

Mensagempor dbzronaldo » 13 Ago 2009, 13:45

é mesmo.. e pra desligar??

o botão é liga desliga???
abrass

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Mensagempor alberto.rosa » 16 Ago 2009, 17:02

Aquele numero 23 é a temperatura dentrou ou fora do carro.
Aquilo é um sensor de estacionamento, custa por volta de 115 reais no ML, tem que saber antes de comprar porque alguns vem com isso e outros nao.
Quando voce coloca a ré ele vai avisando a distancia até o obstáculo que está atrás.
alberto.rosa
Membro SR (Ní­vel 4)

Estado: MG - Minas Gerais

Mensagempor Holderlin » 23 Set 2009, 18:03

Bem, peço desculpas a todos pela minha ausencia pós estou concentrado em comprar um aparelho GPS e confesso que é muito dificil escolher uma marca.
Portanto tentarei responder a todas as perguntas.

Bem, se alguem teve dúvidas de que retirei a trava do volante, esta correto.
Eu não poderia instalar o ENGINE START se ela ainda estivesse travando o volante, a escolha é sua:
Com trava, sem ENGINE START.
Sem trava: é possível instala-lo.

Más cá pra nós, o ENGINE START já trava todo o carro, nem ligação direta é possível ser feita, pós ele tambem finciona em conjunto com a centralina, nada muito complicado.
Para desligar o carro, basta bater a chave geral que esta instalada na parte esquerda abaixo do comando de lanterna e farol.
Ela aparece na primeira foto antes da montagem no Monza.

O alarme de ré que esta instalado é bem comum no ML, mas esse modelo já esta ultrapassado, só que ao meu ver, foi a melhor versão do aparelho, pós a régua digital com 3 dígitos mede por exemplo 2,30 – 1,50 – 0,50 - 0,30 até que o sinal sonoro seja continuo e pisque os dígitos juntamente com a barra.
A resposta da medição é bem rápida, tanto que podemos observar a contagem da régua eletrônica muito precisa e com atualização rápida.
Depois que a ré é desengatada ele passa para o modo termômetro, com temperatura interna e externa enquanto a chave estiver ligada.

Qualquer duvida é só perguntar.
Pra contato: holderlin@ibest.com.br

Atenciosamente... Holderlin
Holderlin

Mensagempor Jepani » 29 Dez 2012, 20:31

Boa noite Holderlin!

Me cadastrei a pouco tempo neste site e lendo algúmas informações, descobri sua idéia e me chamou muito a atenção.
Estou tentando a algúm tempo criar algúma coisa semelhante ao que você fez, mas como você mesmo disse, a parte do circuito e complexa e as vezes nem da certo como queriamos. Dai então vi que você comprou o circuito memorizador de senhas, gostaria muito de saber onde comprar um circuito desses, pois tenho um tubarão 95 e acho que além de ficar mais (dá hora) também fica mais seguro.

Desde já agradeço a atenção e um feliz Ano Novo!
Jepani

Ano/Modelo: 1995/1995

Mensagempor jesuino b ferreira » 29 Dez 2012, 21:03

gostei do projeto e acompanhando.
meus parabens amigo,ficou show :smt023
jesuino b ferreira

Estado: GO - Goiás
Ano/Modelo: 1986/1987
Sist. Alimentação: Carburador 2E

Mensagempor Holderlin » 08 Jan 2013, 10:55

Bem, já faz um bom tempo que instalei o Engine Start no monzão, e confesso que estou muito satisfeito, pós o projeto é perfeito, eu não sei porque os fabricantes não pensão nisso.
Eu sei que os carros mais modernos já saem com o botão, mas e o código?
Hoje em dia temos senha pra tudo, porque não ter também pro carro?
Mais uma menos uma, não faz diferença.
Fico contente que tenhão redescoberto o tópico, e deixo aqui os meus agradecimentos.
Certo de que posso ser útil a cerca do ENGINE START me ponho a disposição para qualquer dúvida em Holderlin@ibest.com.br ou mesmo aqui no fórum.
Atenciosamente... Holderlin
Holderlin

Mensagempor vrsilva » 08 Jan 2013, 12:08

Não acho que o start engine e código de proteção, seja as melhores soluções para impedir o roubo do carro. Resolve quando o carro está estacionado, mas e se você estiver entrando no carro, o bandido te aborda, tu vai ter que digitar a senha pra ele de qualquer forma.

O start engine pra mim só faz sentido quando o veículo tem sensor de aproximação da chave, aí sim. Na bmw x1, ao se aproximar do carro, automaticamente ele se destrava, acende as luzes de iluminação do chão próximo as portas, e acende o interior. Basta entrar no veículo, colocar a chave no local, pisar no freio e dar o start, a opção do destravamento a distancia é opcional configurável.
Mas isso é mais um item de comodismo de luxo do que de usabilidade real, acho que o ato de virar a chave é um ato de tesão no carro. Sentir que você que está dando a partida, é o mesmo que cambio manual... Eu gosto da sensação...

Imagina esses carros todos com sistemas eletronicos, com partida elétrica, cambio elétrico, central pra cá, central pra lá... Imagina esses carros com 30 anos...

Se hoje um carro de 30 anos é difícil de manter pela indisponibilidade de peças de reposição, isso sendo carros de sistemas simples, imaginem carros com sistemas complexos como este daqui a 30 anos, como será difícil de manter e até reparar...

Bom voltando a realidade, hoje eu prefiro instalar um módulo rastreador por GPS e bloqueador, se levarem o carro enquanto estava estacionado, você imediatamente recebe um aviso no celular informando a intervenção no veículo, sendo possível mandar a polícia diretamente para o local do ocorrido, e ainda manter a viatura informada para onde o bandido está indo com seu carro... E melhor no meio do caminho, simplesmente desligar e imobilizar o carro...
Se estiver dirigindo e no meio do transito te roubam, basta entregar o carro, procurar um local protegido, e em seguida acionar o bloqueio...

Tudo de maneira simples, segura, discreta e eficaz... Hoje custa muito barato esses rastreadores...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
vrsilva
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Ano/Modelo: 1994/1995

Mensagempor dbzronaldo » 08 Jan 2013, 12:14

Tudo mundo vai ver vc digitar a senha nao eh mesmo?

▬ Ultimas Novidades ▬
Imagem

Clique Aqui para ver^^
dbzronaldo
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Próximo

Voltar para Elétrica e Iluminação