Página 1 de 4

Botão Start Engine no monza (tutorial)

Enviado: 25 Mai 2009, 12:23
por Holderlin
Vendo um pograma dominical sobre novas tecnologias de carros, percebi que na marca BMW, mas precisamente no X5 4.8i existe um botão simpático que cuida do arranque do carro.
Com o nome bonito de ENGINE START decidi eu mesmo adaptar uma maneira de deixar meu Monza 93 com o mesmo tipo de sistema.
Visto isso resolvi inovar e abusar um pouco mais da tecnologia, e acabei criando o meu ( Sistema de ignição via código de acesso).

1ª passo: encontrar um sistema de acesso via teclado numérico.
Quando decidi programar uma linha de comando em C para a gravação de um PIC, já estava quase terminando quando encontrei o mesmo código já pronto a venda no mercado.
Então decidi deixar de lado o meu código, que alem de gravar pic, montar circuito impresso e soldar componentes, ainda correria o risco de não funcionar dentro das minhas expectativas, então, resolvi comprar o já prontinho no mercado de controladores.
E não foi caro, apenas 40,00.
Visto isso, resolvi criar uma teclado iluminado.
Tive que sacrificar uma telefone para aproveitar a película do teclado telefônico para que ele ficasse com iluminação interna.
Isso me tomou um certo tempo, depois disso foi só ligar o teclado ao controlador.

2ª passo. Chave geral e Botão de start.
No inicio pensei em usar uma chave geral simples, daí, lembrei da chave de caça que existe aos montes no ML, isso foi resolvido rápido, o pior foi o próprio botão de start.
Tive que sacrificar um gabinete de PC inteiro para retirar o botão e a base do botão.

3ª passo. Funcionamento:

Imagine que você entre no carro com o seu controle remoto do seu velho alarme.
Ele destrava as portas e finalmente o carro esta aberto.
Depois que você se senta e fecha a porta, executa a seguinte operação:
1ª Liga-se a chave geral, o painel acende junto com o teclado numérico.
2ª digita-se uma senha de 6 dígitos, que quando confirmada acende o botão de start.
3ª Uma vez digitado a senha correta o led do botão de start acende e aí é só aperta-lo.
4ª nesse momento existe um relê sendo comandado tanto pela central como que pelo botão de start, onde atuara nos fios da ignição que já esta derivada para este relê.

O visual ficou muito bom, agora não é preciso chave de partida para ligar o carro, uma vez que as portas são destravadas no controle remoto, e a ignição é acionada por uma senha cadastrada, enfim, você só precisa da chave para abastecer.
Se por acaso o sistema não funcionar por qualquer falha, basta simplesmente usar a chave normal do carro, e tudo funciona.ImagemImagemImagemImagem

Re: Botão Start Engine no monza (tutorial)

Enviado: 25 Mai 2009, 12:32
por Luiz Carlos (Rio)
O mundo dá mesmo voltas...

Qdo eu era jovem, todos os carros tinham um botão de arranque. Girava-se a chave de ignição e em seguida apertava-se um botão.
Eliminar esse botão foi uma inovação...dei graças a Deus que meu primeiro carro já não tinha mais esse antiquado botão para apertar.
Agora está voltando o tal botão...claro que cercado de um monte de tecnologia, mas é o velho botão de volta :D

O que está em estudo, e isso eu acho o máximo, é o tal comando de voz para acionar tudo (ou quase tudo no carro).
Ele liga o som, muda de estação ou canal, pode-se até escolher o título da música a ser tocada, aciona um monte de treco no carro, inclusive faz ligações por celular sem as mãos.
Estão trabalhando no momento para evitar falsos comandos, como um passageiro dizer algo e o carro entender que o motorista é quem falou.

Abraços

Re: Botão Start Engine no monza (tutorial)

Enviado: 25 Mai 2009, 23:00
por Ulisses Vicente
Se eu fosse você eu patentiava esse sistema, corra atraz de alguma empresa do ramo de tecnologia para autos, tenho certesa que eles quecerão o zóio !! No Brasil iso pode ter um mercado muito grande já que os governos não vis muito em segurança para os motorista no contre de roubo de veiculos !!
Parabéns !!

Re: Botão Start Engine no monza (tutorial)

Enviado: 26 Mai 2009, 10:03
por Raphael Ventura
Ja que vc fez isso, eu se fosse você eliminaria o arranque do comutador de ignição, iria dar mais segurânça ainda ao carro...
parabéns muito legal

Re: Botão Start Engine no monza (tutorial)

Enviado: 27 Mai 2009, 12:22
por Arte Visual
Parabéns pelo idéia, gostei muito do serviço. :smt023 Agora corre logo para patentear a idéia antes que outro pegue ela ok. :smt005

Re: Botão Start Engine no monza (tutorial)

Enviado: 31 Mai 2009, 12:17
por daniloporta
muito show cara, achei legal mesmo.parabéns.

Re: Botão Start Engine no monza (tutorial)

Enviado: 02 Jun 2009, 13:14
por Marcelo Cerveira
Faz mais um e me vende....

Re: Botão Start Engine no monza (tutorial)

Enviado: 02 Jun 2009, 14:28
por Teso
Parabéns pelo serviço, muito show msm...alias só por curiosidade quanto vc gastou, ou quanto q vc cobraria para fazer um para venda?

abraços..