MONZEIROS.COM - Tudo sobre o Chevrolet Monza!
Home   |    Ver minhas mensagens   |   Painel de Controle do Usuário   |   Entrar



Travas elétricas X Alarme

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica e iluminação.

Mensagempor mattador » 08 Jul 2007, 17:20

mês passado eu fiz a instalação no meu monza (SL/E-1990) das travas e do módulo para levantar os vidros. Comprei pelo mercado livre e eu mesmo fiz a instalação e ligação deles no meu alarme Positron FX-990.

Porém o módulo que instalei só levanta os vidro pelo alarme quando aciona e com um toque pra subir. Não saquei bem o esquema do módulo e não consegui instalar pra baixar por 1 toque. Mas ficou bacana, aproveitei e fiz tb o esquema de colocar o porta-malas pra abrir via controle. Ficou shou de bola.
::[ Fernando Daniel ]::
Monza SL/E 2.0 - Álcool
Araxá - MG
mattador
Membro GL (Ní­vel 2)
 
Mensagens: 140
Registrado em: 14 Dez 2006, 15:11

Mensagempor Diego Paiva » 08 Jul 2007, 18:28

mattador escreveu:mês passado eu fiz a instalação no meu monza (SL/E-1990) das travas e do módulo para levantar os vidros. Comprei pelo mercado livre e eu mesmo fiz a instalação e ligação deles no meu alarme Positron FX-990.

Porém o módulo que instalei só levanta os vidro pelo alarme quando aciona e com um toque pra subir. Não saquei bem o esquema do módulo e não consegui instalar pra baixar por 1 toque. Mas ficou bacana, aproveitei e fiz tb o esquema de colocar o porta-malas pra abrir via controle. Ficou shou de bola.


Depende do modelo do módulo que vc comprou, pra deixar com a função de subir e baixar com um toque, as vezes precisa de dois modulos.
Meu monza, já veio com a descida inteligente(1 toque) de fábrica nas 4 portas, ai pra subir com 1 toque, instalei um módulo da positron sw422, se não me engano. Caso o carro não tivesse a descida com um toque, eu teria de comprar outro módulo sw422 pra ter a descida dos vidros com um toque.
No caso de carros 2portas, um módulo sw422 resolve.
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO

Tópico de Restauração: Restauração Monza GLS 96 + Teto Solar - A SAGA!
Avatar do usuário
Diego Paiva
MODERADOR
 
Mensagens: 11029
Registrado em: 14 Dez 2006, 13:48
Estado: CE - Ceará
Cidade: Fortaleza
Monza: Sedan GLS 2.0
Ano/Modelo: 1996/1996
Sist. Alimentação: EFI
Combustível: Gasolina

Dois módulos

Mensagempor mattador » 09 Jul 2007, 09:29

Hmm.. então minhas suspeitas estavam corretas. O meu não tinha nada pra automatizar os vidros, então vou comprar outro módulo pra instalar e controlar também a descida. O módulo quem comprei e instalei foi o Positron SW222, que era o modelo pra carro de duas portas, como é o meu caso... achei q iria automatizar tudo, mas não foi o caso.
::[ Fernando Daniel ]::
Monza SL/E 2.0 - Álcool
Araxá - MG
mattador
Membro GL (Ní­vel 2)
 
Mensagens: 140
Registrado em: 14 Dez 2006, 15:11

Mensagempor Marcel Murai » 09 Jul 2007, 11:42

Afff. esses modulos dos vidros do Positron são muito simples e são caros.

Eu coloquei esse no meu.
http://www.softeletronica.com.br/desc_prod/MD_PW42L.php

Muito bom.
Melhor de tudo é que toda vez que quero abaixar o vidro é só abrir a porta, apertar o botao dos vidros, que o sistema dos vidros já estão funcionando.Acabou aquele incoveniente de ter que ficar pondo a chave no contato..
2010-2014 - Monza SL/E 2.0 EFI 1992 Completo
03/2005-06/2009 Ex-Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS
Familia: 1992-1998 Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool + Commpl. + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet. + Lant. Fume (Rara configuraçao)
Marcel Murai
MODERADOR
 
Mensagens: 2358
Registrado em: 01 Fev 2007, 19:44
Estado: SP - São Paulo
Cidade: Interior
Monza: Não tenho Monza! :(
Ano/Modelo: Não tenho Monza! :(
Sist. Alimentação: Não tenho Monza! :(
Combustível: Não tenho Monza! :(

Mensagempor Fastback » 09 Jul 2007, 14:12

mmurai escreveu:
Fastback escreveu:Marcel, quanto aos piscas, explica como tu fez... Tirou aquela capa que envolve e encontrou os fios da seta onde? Já desmontei aquilo uma vez mas, foi pra mexer no comutador de partida, não me lembro direito dos fios da seta...
Eles são que cor, vc lembra?


E, sobre aquele relê pro porta malas, ele é aquele mesmo que usamos em faróis? Ou é daquele de eletrônica? Lembro quando fiz o esquema de apagar minhas setas (luz baixa) quando acendesse o farol, eu usei uns relezinhos bem pequenos, de eletrônica. Seriam os mesmos, ou eu poderia usar daqueles que o pessoal usa em faróis?

Abração!


E ae Diego,

então, os fios das setas eu puxei da alavanca de seta, segui estes fios.

Agora sobre o relê se for por o próprio abridor do tubarao(que é um motor elétrico dentro dele) pode por o metaltex de 10A(de eletronica).
Agora se for os abridores antigos tipo do monza anterior, opala..etc.. tem que usar esse do farol que é de 20A no mínimo. Esse abridor consome muito.



Marcel, esse do tubarão que tu diz é tipo um motor das portas mesmo, né? Não, não... O meu tá usando a boa e velha solenóide mesmo. Pesada, grande e barulhenta! hehehe Pra esse vai precisar do de farol mesmo, né?
Abração! :wink:
Isaque&Rebeca:
'83 Chevy Opala Comodoro Cupê 2500 álcool [DailyUse]
'84 Chevy Caravan Comodoro 2500 gasolina


EX-** '95 Chevy Monza GL 2.0 alcool segundo dono, saudades!
EX-** '79 Ford Galaxie Landau 302 V8 saudades!
Avatar do usuário
Fastback
Membro Classic (Ní­vel 7)
 
Mensagens: 854
Registrado em: 12 Dez 2006, 15:20

Mensagempor Fastback » 01 Set 2007, 23:22

Pessoal, tô com uma dúvida aqui... Resolvi finalmente instalar esse maldito alarme, juntamente com uma trava elétrica sem ser a original e queria tirar uma dúvida aqui com vcs.

Imagem


à direita temos os esquemas de ligação do alarme com as travas. Mas, já tentei ligar o fio roxo/preto e o branco/verde nos respectivos fios de trava e destrava do alarme mas ele não mandou nenhum sinal pra travar e destravar.
Estou pensando em aterrar o rosa como diz num dos esquemas ellétricos desses daí e ligar denovo. Alguem sabe me dizer se esse seria o procedimento correto?

A central das travas (que eu comprei pra instalar de novo) tem um fio marro e um branco. O marrom destrava e o branco trava. Se eu encosto o BRANCO na lataria (-) ele trava e o MARROM na lataria (-) ele destrava. Isso quer dizer que ele é positivo e, qdo encosta num negativo dá sinal né?
Como eu ligo os fios do alarme (são 4 fios, mas nao sei como usá los...)?

Valeu!
Isaque&Rebeca:
'83 Chevy Opala Comodoro Cupê 2500 álcool [DailyUse]
'84 Chevy Caravan Comodoro 2500 gasolina


EX-** '95 Chevy Monza GL 2.0 alcool segundo dono, saudades!
EX-** '79 Ford Galaxie Landau 302 V8 saudades!
Avatar do usuário
Fastback
Membro Classic (Ní­vel 7)
 
Mensagens: 854
Registrado em: 12 Dez 2006, 15:20

Mensagempor Marcel Murai » 02 Set 2007, 07:01

Sim, tem que aterrar o rosa

Abs,
2010-2014 - Monza SL/E 2.0 EFI 1992 Completo
03/2005-06/2009 Ex-Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS
Familia: 1992-1998 Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool + Commpl. + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet. + Lant. Fume (Rara configuraçao)
Marcel Murai
MODERADOR
 
Mensagens: 2358
Registrado em: 01 Fev 2007, 19:44
Estado: SP - São Paulo
Cidade: Interior
Monza: Não tenho Monza! :(
Ano/Modelo: Não tenho Monza! :(
Sist. Alimentação: Não tenho Monza! :(
Combustível: Não tenho Monza! :(

Mensagempor Diego Paiva » 02 Set 2007, 09:34

mmurai escreveu:Afff. esses modulos dos vidros do Positron são muito simples e são caros.

Eu coloquei esse no meu.
http://www.softeletronica.com.br/desc_prod/MD_PW42L.php

Muito bom.
Melhor de tudo é que toda vez que quero abaixar o vidro é só abrir a porta, apertar o botao dos vidros, que o sistema dos vidros já estão funcionando.Acabou aquele incoveniente de ter que ficar pondo a chave no contato..


Marcel,

no caso do seu, que é 4p, ele tem alívio de pressão?
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO

Tópico de Restauração: Restauração Monza GLS 96 + Teto Solar - A SAGA!
Avatar do usuário
Diego Paiva
MODERADOR
 
Mensagens: 11029
Registrado em: 14 Dez 2006, 13:48
Estado: CE - Ceará
Cidade: Fortaleza
Monza: Sedan GLS 2.0
Ano/Modelo: 1996/1996
Sist. Alimentação: EFI
Combustível: Gasolina

Mensagempor Marcel Murai » 02 Set 2007, 13:07

Diego Paiva escreveu:
Marcel,

no caso do seu, que é 4p, ele tem alívio de pressão?


Se eu usar 2modulos sim, posso ativar alivio de pressao. em breve colocarei no meu esse recurso.
2010-2014 - Monza SL/E 2.0 EFI 1992 Completo
03/2005-06/2009 Ex-Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS
Familia: 1992-1998 Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool + Commpl. + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet. + Lant. Fume (Rara configuraçao)
Marcel Murai
MODERADOR
 
Mensagens: 2358
Registrado em: 01 Fev 2007, 19:44
Estado: SP - São Paulo
Cidade: Interior
Monza: Não tenho Monza! :(
Ano/Modelo: Não tenho Monza! :(
Sist. Alimentação: Não tenho Monza! :(
Combustível: Não tenho Monza! :(

Mensagempor Fastback » 03 Set 2007, 09:10

Pessoal, alguém sabe qual seria o lugar mais simples onde eu poderia conseguir o sinal da seta de ambos os lados?
Quero ligar as setas ao meu alarme porém, tentei olhar na seta, como o marcel sugeriu e não dei conta. Encontrei dois chicotes que eram ligados na seta e, cada um deles tinha UM fio que dava sinal pra seta. Ou seja, um chicote tinha um fio preto e verde (igual ao que chega no painel) que dá sinal pra um lado e no outro, um preto e branco que dá sinal para o outro.
Porém, quando ligo os dois fios do alarme (seta direita e esquerda) nesses fios, ele só pisca DE UM LADO. Independente de qual fio do alarme esteja ligado ou em qual dos dois chicotes esteja, ele só pisca pra um lado! Ou seja, liguei errado.
Alguém pode me dizer onde eu poderia achar os dois fios certos?

E, alguem aí teria o esquema elétrico do alarme original do Monza, aquele de passar no vidro? Essa coisa quebraria um galhão pra quem quer instalar um alarme! :|
Isaque&Rebeca:
'83 Chevy Opala Comodoro Cupê 2500 álcool [DailyUse]
'84 Chevy Caravan Comodoro 2500 gasolina


EX-** '95 Chevy Monza GL 2.0 alcool segundo dono, saudades!
EX-** '79 Ford Galaxie Landau 302 V8 saudades!
Avatar do usuário
Fastback
Membro Classic (Ní­vel 7)
 
Mensagens: 854
Registrado em: 12 Dez 2006, 15:20

Mensagempor Marcel Murai » 03 Set 2007, 12:09

Olhe Diego,
Na alavanca da seta vem um fio +12V positivo que chaveia p/ um fio preto/verde e outro fio que não lembro a cor.
Faz assim, pegue um fio com uma lampada em série e conecte no 12V+ da bateria, e outra ponta vc encosta no preto/verde. Se acender, ok, aí é ver o outro fio.

Eu vou dar um jeito de entrar no carro e ver a cor certa desse outro fio..

Abs,
2010-2014 - Monza SL/E 2.0 EFI 1992 Completo
03/2005-06/2009 Ex-Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS
Familia: 1992-1998 Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool + Commpl. + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet. + Lant. Fume (Rara configuraçao)
Marcel Murai
MODERADOR
 
Mensagens: 2358
Registrado em: 01 Fev 2007, 19:44
Estado: SP - São Paulo
Cidade: Interior
Monza: Não tenho Monza! :(
Ano/Modelo: Não tenho Monza! :(
Sist. Alimentação: Não tenho Monza! :(
Combustível: Não tenho Monza! :(

Mensagempor Fastback » 03 Set 2007, 18:12

Foi +- o que fiz, saMMURAI...

Liguei uma lampada de testes nos pinos que saem da chave e, deles, só os fios que eu citei fizeram a lampada acender. Ainda to achando meio estranho mas, vou tentar de novo. O Diego Paiva disse que ligando os fios da seta do painel dá certo.
Vamos ver... ;/
Isaque&Rebeca:
'83 Chevy Opala Comodoro Cupê 2500 álcool [DailyUse]
'84 Chevy Caravan Comodoro 2500 gasolina


EX-** '95 Chevy Monza GL 2.0 alcool segundo dono, saudades!
EX-** '79 Ford Galaxie Landau 302 V8 saudades!
Avatar do usuário
Fastback
Membro Classic (Ní­vel 7)
 
Mensagens: 854
Registrado em: 12 Dez 2006, 15:20

Mensagempor Marcel Murai » 06 Set 2007, 18:45

Aí já não sei se ligando no painel dá certo. Mas esses fios que usei vão p/ um rele vermelho.
2010-2014 - Monza SL/E 2.0 EFI 1992 Completo
03/2005-06/2009 Ex-Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS
Familia: 1992-1998 Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool + Commpl. + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet. + Lant. Fume (Rara configuraçao)
Marcel Murai
MODERADOR
 
Mensagens: 2358
Registrado em: 01 Fev 2007, 19:44
Estado: SP - São Paulo
Cidade: Interior
Monza: Não tenho Monza! :(
Ano/Modelo: Não tenho Monza! :(
Sist. Alimentação: Não tenho Monza! :(
Combustível: Não tenho Monza! :(

Mensagempor Carlos A. Freire » 08 Set 2007, 10:29

Aproveitando o tópico... alguém sabe a diferença entre os alarmes da Positron?
Os modelos são:

- Cyber FX (R$ 162,00)

- Cyber PX (R$ 199,00)

- Exact sem sirene (R$ 133,00)

Abs,

Carlos Freire
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
 
Mensagens: 12898
Registrado em: 18 Jan 2007, 10:06
Estado: SP - São Paulo
Cidade: São Paulo
Monza: Sedan GLS 2.0
Ano/Modelo: 1996/1996
Sist. Alimentação: EFI
Combustível: Gasolina

Mensagempor Marcel Murai » 09 Set 2007, 07:29

O PX é o modelo completo, conta com 2 saídas auxiliares p/ acionamento diversos, bloqueador por presença/afastamento. o FX só não tem 2 saídas aux., temporizacao de farol e o bloqueador de afastamento.
Agora o Exact que uso no meu monza, teoricamente teria que ser o de baixo custo, pelo menos quando instalei paguei 120,00 com sirene. Juntando com sirene acho que daria pra comprar o FX hj em dia. Acho que vai sair de linha esse modelo.

FX e PX contam ainda com toques musicais personalizáveis.

Abs,
2010-2014 - Monza SL/E 2.0 EFI 1992 Completo
03/2005-06/2009 Ex-Monza Hitech 1993/1994 2.0 EFI Completo + ABS
Familia: 1992-1998 Monza SL/E 1987/1988 2.0 Alcool + Commpl. + Automatic + 5 Rodas Classic + Antena Elet. + Lant. Fume (Rara configuraçao)
Marcel Murai
MODERADOR
 
Mensagens: 2358
Registrado em: 01 Fev 2007, 19:44
Estado: SP - São Paulo
Cidade: Interior
Monza: Não tenho Monza! :(
Ano/Modelo: Não tenho Monza! :(
Sist. Alimentação: Não tenho Monza! :(
Combustível: Não tenho Monza! :(

AnteriorPróximo

Voltar para Elétrica e Iluminação

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes