COMO FUNCIONA O "KICKER" DO AR COND. NO MONZA CARB

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Avatar do usuário
Leoeumesmo
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 35
Registrado em: 20 Dez 2007, 13:03
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

COMO FUNCIONA O "KICKER" DO AR COND. NO MONZA CARB

Mensagem não lida por Leoeumesmo »

Olá amigos, mais uma dúvida: alguém sabe como funciona o sistema daquela peça chamada kicker, que estabiliza a macha lenta quando se liga o ar condicionado? Como esta peça acelera o carburador?

Peguei o esquema completo do carburador 2 E7, mas acho que o meu, por não ser original, não possui este dispositivo.

Como ele se comunica com o a/c, através de tubos de vácuo? E onde seriam ligados esses tubos, no compressor, ou no painel, no comando do a/c? E, ainda, eu melhoraria meu rendimento com este sistema? Atualmente ando com o carburador mais acelerado para minimizar minha perda de rotação quando ligo o ar.

Esta peça, o Kicker, é redonda. parece com aquelas peças pneumáticas de avanço a vácuo, pneumático do afogador, mas tem como diferencial uma contraporca que deve ser regulada até que estabilize a marcha lenta com o ar ligado, da mesma forma como se estivesse desligado.
Avatar do usuário
Cleber Brogni
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1755
Registrado em: 08 Nov 2007, 14:51
Cidade: Porto Algre
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SLE
Motor: Outro
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Outra

Mensagem não lida por Cleber Brogni »

Provavelmente q sim compensador de lenta faz falta,
uma lenta ideal pro a/c é +/- 1100rpm
Hacth 86/87 2.1 SL/Turbo
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17772
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: COMO FUNCIONA O "KICKER" DO AR COND. NO MONZA

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Leoeumesmo escreveu:Olá amigos, mais uma dúvida: alguém sabe como funciona o sistema daquela peça chamada kicker, que estabiliza a macha lenta quando se liga o ar condicionado? Como esta peça acelera o carburador?

Peguei o esquema completo do carburador 2 E7, mas acho que o meu, por não ser original, não possui este dispositivo.

Como ele se comunica com o a/c, através de tubos de vácuo? E onde seriam ligados esses tubos, no compressor, ou no painel, no comando do a/c? E, ainda, eu melhoraria meu rendimento com este sistema? Atualmente ando com o carburador mais acelerado para minimizar minha perda de rotação quando ligo o ar.

Esta peça, o Kicker, é redonda. parece com aquelas peças pneumáticas de avanço a vácuo, pneumático do afogador, mas tem como diferencial uma contraporca que deve ser regulada até que estabilize a marcha lenta com o ar ligado, da mesma forma como se estivesse desligado.
O kicker é um compensador de marcha lenta, para quando o compressor do AC é acionado.
O kicker é acionado por vácuo, porém, a mangueira de vácuo está ligada a um tipo de solenóide, que fica na parede corta fogo atrás do carburador. Quando o compressor é acionado, aciona a solenóide abrindo e assim tem passagem de vácuo para o kicker, que por sua vez acelera a marcha lenta, movimentando a borboleta.
O que eu me lembro é isso, faz muito tempo que não vejo esse sistema.
Abs,

Carlos Freire
GMJ1994
Mensagens: 8
Registrado em: 05 Jan 2008, 14:53
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

funcionamento do kicker do ar cond do monza carburado

Mensagem não lida por GMJ1994 »

NO FUNCIONAMENTO SEM AR CONDICIONADO O KICKER FICA SEM FUNÇÃO , OU SEJA FICA RETRAIDO DEVIDO AO VACUO QUE É DIRECIONADO Á ELE .NO MOMENTO QUE SE ACIONA O AR COND A SOLENOIDE QUE COMO DITA ANTERIORMENTE FICA NA PAREDE QUEBRA CHAMAS DO VEICULO É ALIMENTADA, PASSANDO ENTÃO PARA A POSIÇÃO DE ABERTA , FAZENDO COM QUE O VÁCUO ANTERIORMENTE DIRECIONADO APENAS PARA O KICKER SEJA TAMBÉM DIRECIONADO PARA O CORPO DO CARBURADOR. NESTE MOMENTO COMO O VÁCUO VAI SER MENOR A MOLA INTERNA DO KICKER VENCERÁ O VÁCUO E SEU PINO ACIONADOR EMPURRARÁ A ALAVANCA DE ACELERAÇÃO DO CARBURADOR , ESTABILIZANDO A MARCHA LENTA Á UM VALOR QUE SEJA SUFICIENTE PARA MANTER O MOTOR FUNCIONANDO PERFEITAMENTE.[/b]
Avatar do usuário
Leoeumesmo
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 35
Registrado em: 20 Dez 2007, 13:03
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por Leoeumesmo »

Muito obrigado pelas respostas, caros colegas, realmente consegui entender como funciona o sistema. Só que aconteceu algo curioso: quando ligo o A/C, a válvula solenóide é energizada, fazendo o quicker retrair-se, ou seja, está com o movimento ao contrário! O certo deveria ela estar energizada a partir do momento que se liga o carro, retraindo o quicker, e liberando assim a borboleta de aceleração, e quando se liga o A/C, a válvula deve deixar de ser energizada, para o quicker voltar à sua posição de repouso, empurrando a borboleta.

Farei provisoriamente uma ligação onde haverá um interruptor manual, que toda vez que eu ligar o ar terei também que desligá-lo, cortando assim a corrente que vai para a válvula, e fazendo a coisa como deveria acontecer.

Mas vai aí a pergunta: se eu quiser descobrir onde esse fio deveria estar ligado, será que consigo? Provavelmente algum eletricista mexeu na instalação original do ar, pois noto que quando ligo em frio max ou min não muda nada; essa ligação provavelmente está no controle do painel do ar condicionado. Alguém poderia me ajudar?
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17772
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Leoeumesmo escreveu:Muito obrigado pelas respostas, caros colegas, realmente consegui entender como funciona o sistema. Só que aconteceu algo curioso: quando ligo o A/C, a válvula solenóide é energizada, fazendo o quicker retrair-se, ou seja, está com o movimento ao contrário! O certo deveria ela estar energizada a partir do momento que se liga o carro, retraindo o quicker, e liberando assim a borboleta de aceleração, e quando se liga o A/C, a válvula deve deixar de ser energizada, para o quicker voltar à sua posição de repouso, empurrando a borboleta.

Farei provisoriamente uma ligação onde haverá um interruptor manual, que toda vez que eu ligar o ar terei também que desligá-lo, cortando assim a corrente que vai para a válvula, e fazendo a coisa como deveria acontecer.

Mas vai aí a pergunta: se eu quiser descobrir onde esse fio deveria estar ligado, será que consigo? Provavelmente algum eletricista mexeu na instalação original do ar, pois noto que quando ligo em frio max ou min não muda nada; essa ligação provavelmente está no controle do painel do ar condicionado. Alguém poderia me ajudar?
Leoeumesmo,

não tenho esquema elétrico desse carro, para dizer com certeza onde deve ser ligado. Mas entendo que o controle do kicker, deve estar junto com o acionamento do compressor do AC, ou seja, o compressor entra em funcionamento, o kicker aciona, compressor desliga, o kicker volta a borboleta a posição normal. Imagino que essa ligação parte do relé do compressor do AC, mas não tenho certeza.

Abs,

Carlos Freire
Avatar do usuário
Leoeumesmo
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 35
Registrado em: 20 Dez 2007, 13:03
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por Leoeumesmo »

Bom, Carlos Freire, só por curiosidade: O carburador do meu monza deveria ser o Brosol, 2E7, mas desccobri que é um Brosol Piesburg, dos Monza Classic 1987; O kicker é um pouco diferente, a contraporca de ajuste da rotação não é no kicker, é na própria borboleta do acelerador. Pode até ser que no sistema do carburador o movimento seja contrário, puxando, mas eu acho difícil, pois na apostila de carburadores, que usa um Brosol2E7 como referência, o movimento é igual ao que encontrei no meu: quando liga o ar, corta a corrente da válvula, liberando o kicker a seu estado de repouso, empurrando a borboleta. Algo está invertido nesta ligação. Obrigado, Carlos, e demais colegas.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17772
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Leoeumesmo escreveu:Bom, Carlos Freire, só por curiosidade: O carburador do meu monza deveria ser o Brosol, 2E7, mas desccobri que é um Brosol Piesburg, dos Monza Classic 1987; O kicker é um pouco diferente, a contraporca de ajuste da rotação não é no kicker, é na própria borboleta do acelerador. Pode até ser que no sistema do carburador o movimento seja contrário, puxando, mas eu acho difícil, pois na apostila de carburadores, que usa um Brosol2E7 como referência, o movimento é igual ao que encontrei no meu: quando liga o ar, corta a corrente da válvula, liberando o kicker a seu estado de repouso, empurrando a borboleta. Algo está invertido nesta ligação. Obrigado, Carlos, e demais colegas.
Leoeumesmo,

O carburador do Monza 87 em diante (todos) são Brosol 2E7, no caso do Calssic 86 é o Weber.
O kicker sempre vai mover a borboleta no sentido de acelerar.

Abs,

Carlos Freire
Responder