Ar quente nao funciona, por onde começar?

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
jonataapolinario
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 22
Registrado em: 02 Mai 2009, 22:22
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Ar quente nao funciona, por onde começar?

Mensagem não lida por jonataapolinario »

Oi Amigos Monzeiros!
Eu tenho um monza 94, porém o ar quente não funciona e como ta vindo o inverno, gostaria de arrumar isso.
Gostaria de saber por onde começar a buscar o que ele tem de errado.

Grato pela atenção
JOnata
MonzaClub20EFICHZ
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2601
Registrado em: 27 Dez 2008, 19:57
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Ar quente nao funciona, por onde começar?

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

Devem ter eliminado o radiador que fica dentro do painel, o original adora furar por corrosão, o meu já foi trocado, o de um amigo meu foi eliminado, acho que é o seu caso, se não for só pode ser problema na alavanca (cabo) que aciona a portinhola do ar quente.
jcseujcs
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2030
Registrado em: 15 Ago 2008, 20:38
Cidade: Assis Chateaubriand
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Ar quente nao funciona, por onde começar?

Mensagem não lida por jcseujcs »

jonataapolinario,
Deve ser o radiador do ar quente que esta isolado, geralmente fazem isso quando ele apresenta algum tipo de vazamento, por ser uma peça cara muitas vezes os proprietarios resolvem tomar essa medida, já trabalhei em oficina de radiadores, onde consertavamos esses tipos de radiadores tambem, mas como nem sempre era possivel consertar, alguns precisavam ser trocados e pelo custo acabavam apenas isolando a peça.
Como esse radiador fica no interior do carro embaixo do painel, quando acontece algum vazamento fica pingando agua no interior do veiculo, ele acaba sendo danificado pela falta de uso já que as pessoas só se lembram dele quando chega o inverno.
Acredito que por ai tambem deve ter quem mexe com conserto de radiadores pra ter certeza se é ou não o radiador isolado, se vc quizer pode olhar vc mesmo, da pra ver no parte do cofre do motor, junto a parede corta fogo se as mangueiras estão indo pra dentro do carro ou foram isoladas, mas acho mais complicado, a não ser se vc levar em uma oficina eles devem conseguir com maior facilidade, mas se vc quiser da pra desmontar o painel na parte de baixo do lado do carona, q vc tera acesso a ele, meu tubarão tava sem funcionar e como havia retirado a parte debaixo do painel pra realizar outro serviço aproveitei pra olhar oque tava acontecendo e era o radiador isolado tbm, como a grana tá meio curta resolvi deixar assim mesmo, mas confesso q faz muita falta principalmente no inverno aqui do sul.

Abraços
MONZEIROS.COM CRISTO

Ex-SL/e 92 2.0 alcool Completo
Album de Fotos: picasaweb.google.com/118269738781584223230/Monza?authkey=Gv1sRgCP3jzb2Y0Ju88AE

Atual XR3 89 1.6 cht alcool
viewtopic.php?f=23&t=25245
jonataapolinario
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 22
Registrado em: 02 Mai 2009, 22:22
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Ar quente nao funciona, por onde começar?

Mensagem não lida por jonataapolinario »

Hummm, Obrigado pessoal, mas acho que ja sei o q fazer...
vou pensar na possibilidade de fazer um aquecedor elétrico... o q vcs acham?
Abraço
Jonata
timm_65
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 339
Registrado em: 17 Jan 2009, 15:58
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Ar quente nao funciona, por onde começar?

Mensagem não lida por timm_65 »

jonataapolinario escreveu:Hummm, Obrigado pessoal, mas acho que ja sei o q fazer...
vou pensar na possibilidade de fazer um aquecedor elétrico... o q vcs acham?
Abraço
Jonata

Aquecedor eletrico? é possivel? alguem ja ouviu falar nisso?
Atual VCD 98 azul trindade perolizado

Fotos ex-monza: viewtopic.php?f=33&t=7993
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4216
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ar quente nao funciona, por onde começar?

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Não teria lógica usar eletricidade para aquecer o ar da cabine, já que existe uma fonte de calor grátis, que é a água de resfriamento do motor.
O sistema original, além de não gastar nada para aquecer o ar, ainda economiza eletricidade, ao retardar o acionamento do eletroventilador do radiador, esfriando a água um pouquinho mais (a colmeia ou serpentina do ar quente da cabine não deixa de ser um segundo radiador do motor) qdo o ar quente está acionado.

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
jcseujcs
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2030
Registrado em: 15 Ago 2008, 20:38
Cidade: Assis Chateaubriand
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Ar quente nao funciona, por onde começar?

Mensagem não lida por jcseujcs »

Ola amigos monzeiros!!!

Segue algumas fotos dos canos do radiador do ar quente e sua localização:
Como nosso amigo r Luiz Carlos disse utiliza a agua do motor pra aquecer, portanto tem uma ligação por duas mangueiras da parte externa pra parte interna do carro atraves desses canos localizados na parede corta fogo abaixo da caixa de direção:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
só não reparem a terra, na minha região a terra é muito escura e grudenta, o resultado é esse aí!!

espero ter ajudado

abraços :smt023

PS: Veja pelo cofre do motor é mais facil. Depois se quiser desmonte a parte debaixo do painel pra eventual conserto. Disse acima ser muito complicado chegar pelo cofre do motor a esses canos mas não é tão dificil assim, avia me esquecido de como era, ai decidi conferir e tirei essas fotos ai. Me confundi um pouco pois quando trabalhava na oficina esses radiadores de ar quente a gente só consertava e não retirtava do carro, o proprietario do carro levava em outra pessoa q desmontava o painel e retirava o radiador. Desculpe se causei algum inconveniente!!!
MONZEIROS.COM CRISTO

Ex-SL/e 92 2.0 alcool Completo
Album de Fotos: picasaweb.google.com/118269738781584223230/Monza?authkey=Gv1sRgCP3jzb2Y0Ju88AE

Atual XR3 89 1.6 cht alcool
viewtopic.php?f=23&t=25245
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4216
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ar quente nao funciona, por onde começar?

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

jcseujcs, olhando suas fotos, notei que na terceira delas aparentemente existe algo errado:
Há uma mangueira roçando na barra de direção.

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Responder