Ponto adiantado, ta sinsitro

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
stratico
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 22
Registrado em: 11 Out 2008, 21:33
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Ponto adiantado, ta sinsitro

Mensagem não lida por stratico »

obrigado pelas respostas, vou mandar trocar a correia dentada e colocar no ponto certo...

:smt023
Stratico
Monza SL/E 92/92 Cinza Quebec Perolizado
Apucarana / PR
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Ponto adiantado, ta sinsitro

Mensagem não lida por 500EF »

Se ela estiver nova, não precisa trocar, é só verificar o ponto. :wink:
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
vitor hugo
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 133
Registrado em: 11 Fev 2011, 09:15
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Ponto adiantado, ta sinsitro

Mensagem não lida por vitor hugo »

Pessoal, quando adianta, gira ele pra dentro em direção ao parabrisa certo? adianta +/- quanto? 1cm?
Atual Monza SL/e 1988 2.0 alcool 110cv, rodando na gasolina...
ex OMEGA GLS 2.2 1997;
ex OMEGA GLS 4.1 1995;
ex Marajó SLE 1.6/s 1989;
ex Verona GLX 1.8 1992;
ex Escort 1987 1.6 alcool.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Ponto adiantado, ta sinsitro

Mensagem não lida por 500EF »

Porque você quer adiantar o ponto? E porque insiste em fazer isso sem o equipamento adequado?

Qualquer "alficina" tem uma lâmpada de ponto para fazer isso da maneira correta e normalmente vão lhe cobrar um cafezinho por isso.

Já o prejuízo que pode ser causado pelo ajuste incorreto vai custar uma grana considerável.
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
vitor hugo
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 133
Registrado em: 11 Fev 2011, 09:15
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Ponto adiantado, ta sinsitro

Mensagem não lida por vitor hugo »

Mas mesmo tendo a pistola, qual o parametro que o cara vai usar pra saber até que ponto adiantar? é a mesma coisa que ir adiantando e testando o carro, tem que pegar uma subida e forçar o motor em baixa rpm, não batendo pino ta perfeito. Quanto ao motivo de adiantar, é melhorar a taxa dinamica na camara, mesma coisa que se consegue rebaixando o cabeçote, ou seja, como o combustivel de hj tem mais octanagem, conseguimos aproveitar melhor o seu potencial, melhorando assim potencia e consumo... Claro, que sei que adiantar em demasia vai prédetonar e agredir o motor, o segredo é saber até que ponto adiantar...
Atual Monza SL/e 1988 2.0 alcool 110cv, rodando na gasolina...
ex OMEGA GLS 2.2 1997;
ex OMEGA GLS 4.1 1995;
ex Marajó SLE 1.6/s 1989;
ex Verona GLX 1.8 1992;
ex Escort 1987 1.6 alcool.
Avatar do usuário
toco
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 872
Registrado em: 01 Set 2009, 17:12
Cidade: niterói
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Ponto adiantado, ta sinsitro

Mensagem não lida por toco »

Aproveitando (e desenterrando) o tópico,sempre notei que quando estou com o carro pesado(4 ou 5 pessoas) e pego uma subida em baixa rotação o motor faz essa batida de pino.Tenho que somente atrasar o ponto dele?O contra seria perda de potencia?

abraços :smt023
Mode birita ativado [on]

'O casamento é uma relação entre duas pessoas na qual uma está sempre certa e a outra é o marido...(Luiz Fernando Verissimo)
fotos...
viewtopic.php?f=33&t=15698
Masiero
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 109
Registrado em: 23 Set 2011, 23:41
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Ponto adiantado, ta sinsitro

Mensagem não lida por Masiero »

A perda de potencia é insignificante, acerte o ponto o quanto antes para evitar danos ao motor.
Se Deus é por nós, quem será contra nós?
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17758
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ponto adiantado, ta sinsitro

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Toco, boa tarde.

Deve deixar o ponto no que está recomendado no manual do proprietário do seu Monza.

Se estiver detonado, deve procurar a causa.

No carburador 2E7 que é usado no seu Monza, é comum o pessoal inverter a mangueira do avanço a vácuo com a mangueira do desafogador. No Monza elas devem ficar cruzadas. Se estiverem erradas, pode ser uma causa.

Outras causas seria ponto da correia dentada, ponto de avanço inicial excessivamente adiantado, combustível de má qualidade, temperatura do motor excessivamente alta, excesso de compressão (retirada de muito material do cabeçote em uma manutenção-plainar) e carbonização na cabeça dos pistões.

Faça uma avaliação e identifique onde está o problema do seu Monza.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder