COMO REGULAR O CARBURADOR DO MONZA 82 1.6?

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
PCPRJ
Mensagens: 4
Registrado em: 02 Fev 2010, 06:46
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: COMO REGULAR O CARBURADOR DO MONZA 82 1.6?

Mensagem não lida por PCPRJ »

rapaziada, vo meter a mao, fazer por conta e risco, dai vou anotar tudo q fizer e posto o resultado aqui, nao deve ser muinto diferente d outros carburadores, depois digo o q consequi, no ruim d tudo vou ter q levar numa oficina pra regular. c eu conseguir vou por fotos dos parafussos q mexi, pq no geral é o seguinte, o parafuso de mistura ar/gasolina fica com uma volta e meia, partindo desse ponto q é original em todo carbura vou batalha pra por ele no ponto certo.
MONZA 1982
MOTOR OHC 1.6
GASOLINA
VERDE REFORMADO
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: COMO REGULAR O CARBURADOR DO MONZA 82 1.6?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Os carburadores de corpo simples Solex e Weber usados no Monza, são iguais aos usados nos Fiat 147, com diferença em valores dos gicleus.
No fórum do 147 Fiat Clube tem os links para baixar os manuais desses carburadores: http://www.147fiatclube.com.br/viewtopic.php?t=211

Solex: http://rapidshare.com/files/10434498/Ca ... Brosol.pdf

Weber: http://rapidshare.com/files/10536032/Cat_logo_Weber.pdf

Talvez possa ajudar na manutenção.

Quanto a forma de ajustar, essa é igual a todos os carburadores. Basta encontrar o parafuso de ajuste de ar, que fica sempre na base do carburador, o parafuso que ajusta a rotação, que normalmente está junto a boboleta e apertando o parafuso ele acelera e soltando ele desacelera a rotação do motor.

No parafuso de controle do ar, com a marcha lenta estabilizada, aperte até que o motor fique instável ou tremendo, depois solte devagar, até o motor ficar instável eu tremendo e, encontre entre entre esses dois espaço entre apertar e soltar o parafuso, um ponto que o motor fique mais acelerado (livre) e sem vibrações. Se necessário, ajuste o parafuso de rotação até encontrar o ponto ideal, exemplo:

Coloquei o motor com1.000rpm, apertei o parafuso e a rotação caiu, voltei o parafuso de ar e o motor ficou acelerado, 1200rpm, desacelere no parafuso de rotação até 1.000rpm, depois refaça o ajuste no parafuso de ar novamente, até encontrar um equilibrio entre rotação em rpm e motor mais estável possível. Se tiver um analisador de gases, melhor ainda.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
PCPRJ
Mensagens: 4
Registrado em: 02 Fev 2010, 06:46
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: COMO REGULAR O CARBURADOR DO MONZA 82 1.6?

Mensagem não lida por PCPRJ »

po consequi regular, exatamente como o carlos disse, so q reparei uma coisa, quando piso no freio o carro acelera um pouco, isso é normal, tipo na lenta ele deve estar entre 900 a 1000 rpm (no painel do 82 nao tem conta giros) quando pisso no freio com o carro parado e na lenta, noto q o giro sobe pra 1500 a 2000 rpm isso é normal ou tem algum defeito no meu hidro-vacuo?
MONZA 1982
MOTOR OHC 1.6
GASOLINA
VERDE REFORMADO
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: COMO REGULAR O CARBURADOR DO MONZA 82 1.6?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Só deve alterar a marcha lenta se pisar no freio várias vezes seguidas. Se pisar apenas uma vez não deve alterar nada. Se acontecer, o hidrovácuo deve ser verificado.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
david crozeta
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2395
Registrado em: 09 Ago 2009, 18:53
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: COMO REGULAR O CARBURADOR DO MONZA 82 1.6?

Mensagem não lida por david crozeta »

Carlos A. Freire escreveu:Só deve alterar a marcha lenta se pisar no freio várias vezes seguidas. Se pisar apenas uma vez não deve alterar nada. Se acontecer, o hidrovácuo deve ser verificado.

Abs,

Carlos Freire
to com essa dúvida...o meu ao pisar várias vezes no freio alterava a lenta, dei uma geral no freio, troquei os reparos das pinças,patilhas, cilindro mestre e servo freio, tudo da marca varga. pensei que iria parar de alterar a lenta ao ''bombar'' o pedal de freio, mas continua. pelo jeito isso é um sintoma normal ?

um abraço...
MONZA CLASSIC-SE 1988
ImagemImagem
fotos viewtopic.php?f=33&t=11512
vídeo viewtopic.php?f=34&t=11886


Curta a página dos monzeiros de Curitiba no facebook
https://www.facebook.com/pages/Monzeiro ... 5958691479
Avatar do usuário
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Mensagens: 9166
Registrado em: 10 Dez 2009, 17:55
Cidade: Cajamar
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: COMO REGULAR O CARBURADOR DO MONZA 82 1.6?

Mensagem não lida por luiz sle »

david crozeta escreveu:
Carlos A. Freire escreveu:Só deve alterar a marcha lenta se pisar no freio várias vezes seguidas. Se pisar apenas uma vez não deve alterar nada. Se acontecer, o hidrovácuo deve ser verificado.

Abs,

Carlos Freire
to com essa dúvida...o meu ao pisar várias vezes no freio alterava a lenta, dei uma geral no freio, troquei os reparos das pinças,patilhas, cilindro mestre e servo freio, tudo da marca varga. pensei que iria parar de alterar a lenta ao ''bombar'' o pedal de freio, mas continua. pelo jeito isso é um sintoma normal ?

um abraço...
É normal até um certo ponto. Ao bombar o freio varias vezes a lenta oscila bem pouco mas é perseptivel. Só não é normal o carro tremer todo.
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Responder