Motor batendo quando liga

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
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Luiz Carlos (Rio)
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Re: Motor batendo quando liga

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Essa tal 'batida de válvulas' parece que gera muita confusão, então lá vai, sem querer dar aula, uma pequena explanação sobre válvulas e batidas (de válvulas).

Nos motores existem as válvulas, que controlam a entrada do combustível e a saída dos gases queimados das câmaras de combustão.
Essas válvulas são comandadas mecanicamente, nos motores muito antigos por hastes (fusca) e nos menos antigos por cames (são 'calombos' nos eixos de comando das válvulas).
Acontece que, por ser tudo comandado por peças metálicas, elas sofrem dilatação de acordo com a temperatura, e então existe uma 'folga' entre as peças que 'empurrama' as válvulas e as hastes das referidas válvulas. Se não fosse essa folga, qdo o motor aquecesse as válvulas não fechariam completamente.
Essa folga produz um ruído característico (Fiat Uno, Chevette...).
Nos carros citados, de tempos em tempos há necessidade de se regular essas folgas, para que a coisa continue funcionando bem.
No Monza não existe essa folga, existe para cada válvula um compensador (vulgarmente chamado de tucho hidráulico), que é movimentado pelo próprio óleo de lubrificação do motor, e que, motor frio ou quente, está sempre ali para não deixar aparecer o famoso ruído.
Mas...como nem tudo é perfeito, acontece as vezes o seguinte:

1- A borra que se forma nas passagens de óleo do motor, principalmente qdo o proprietário relaxa no período de troca do óleo (Quilometragem ou tempo de uso) restringe a alimentação dos compensadores, fazendo com que esses demorem a 'carregar', causando batida nos primeiros minutos após a partida,
2- A pressão da bomba de óleo pode estar baixa, devido a desgaste da bomba, o que causa o mesmo problema, só que nesse caso o barulho pode não cessar depois do motor aquecer.
3- Os tuchos possuem pequenas gaxetas de borracha, que podem se estragar, causando seu mau funcionamento.
4- Os cames ou válvulas podem desgastar em excesso, e os tuchos não conseguem mais compensar a folga, causando o ruído,
5- O óleo pode estar vencido ou ser de má qualidade, causando ruído.


Então, qdo aparecer esse danado desse barulho de máquina de costura no motor do Monza, antes de substituir os tuchos ou abrir o motor, como já falaram aqui, é bom agir primeiro no sistema de óleo, começando por substituir o referido óleo, de preferência por um de última geração (API SL).
Se a troca do óleo não resolveu, é bom verificar a pressão da bomba.
Depois disso tudo é que se pode pensar em tirar o cabeçote e examinar os tuchos.

Nota: no meu atual Monza apareceu a danada da batida qdo deixei o carro parado por uns dias, enqto pesquisava uma pane elétrica. Resolvi trocando o óleo pelo Helix H5X 15W50, que possui mais detergente em sua fórmula. Nunca mais apareceu a batida, mesmo que o motor fique parado por vários dias.

Abraços
Luiz Carlos
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Rafaelo
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Re: Motor batendo quando liga

Mensagem não lida por Rafaelo »

as tais "batida de valvula" quando liga o motor pode ser o pescador parcialmente intupido, bomba suja, filtro saturado,oleo muito grosso(vide temperatura ambiente) ou vencido, bomba sem pressao, sao as principal causa... o tucho nao carrega e bate no fundo dele dando o ruido de batida.

eu tinha no meu essa batidinha chata nos 1º segundos pos arranque, depois que desmontei a bomba fiz o reparo dela,coloquei oleo mais fino(especial pra regiao fria como aqui na serra-rs),limpeza interna individual de cada tucho,troca de filtro,limpeza da tromba de oleo. nunca mais bateu na partida.

como podem ver nao era tucho condenado nao! era apenas uma limpeza e troca de peças importantes e problema resolvido :smt023


so um detalhe "batida de pino" pode confundir os novatos e sao parecidos os barulho entao antes de mais nada revisem essa area. de qualquer forma o custo dessa manutenção e super baixa.
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Fabiano_Emmanuel
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Re: Motor batendo quando liga

Mensagem não lida por Fabiano_Emmanuel »

Também concordo enquando o barulho nao piorar vamos corta na alta.
o meu antes batia um pouco de válvulas, parecia os tuchos também, trocava de óleo e continuava, ele disse que tava demorando a enchear os tuchos, ai agora eu coloco é óleo de motor diesel, 15w40
óleo pra trabalho pesado mesmol, e por incrivel que pareça os tuchos e válvulas não fazem mais barulhos, nem nas partidas a frio.
ficou ótimo.,
uso o mesmo óleo que meu pai usa no Bi-trem, um Volvo Fh 12.
ficou bom demais.
Fabiano_Emmanuel
Renatosouza
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Re: Motor batendo quando liga

Mensagem não lida por Renatosouza »

Meu monza ta com esse barulho. Ligo o carro e passa uns dois minutos com um tec tec tec, e a medida q vai lubrificando vai acabando o barulho.
Já substitui o óleo, colocando o ac delco 20 50 e continua do mesmo jeito. Como verifico a pressão da bomba de óleo?
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Renatosouza
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Re: Motor batendo quando liga

Mensagem não lida por Renatosouza »

eis o vídeo do barulho q descrevi.

[flv]http://youtu.be/3Yl0ss7UN4c[/flv]
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Jose JJ
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Re: Motor batendo quando liga

Mensagem não lida por Jose JJ »

Caraca meu monza faz esse mesmo barulho na primeira partida. "barulho de maquina de costura" hauahuahus
Mas amigos, por incrivel que pareça ele faz esse barulho quando está abastecido somente com alcool, qd eu coloco um pouco de gasolina aditivada misturada no tanque nao faz barulho algum (???). E tbm o monzao fica com um desempenho muuuito melhor.
Abraço galera.
Antes eu era feio, agora tenho um MONZA
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