Vácuo no tanque

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
Kirk
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 49
Registrado em: 16 Dez 2007, 11:29
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Vácuo no tanque

Mensagem não lida por Kirk »

Olá amigos!
Sou novo por aki e gostaria de dar parabéns a vcs por esse ótimo fórum.

A minha dúvida é a seguinte: Quando abro o bocal do tanque de gasolina, percebo que tem vácuo lá dentro, porque o ar entra nele na hora, tipo como se o suspiro estivesse entupido. Isso é normal? Pois é a 1ª vez que tenho um carro de ingeção eletrônica.
Também fiquei meio triste com meu Monza no inicio, pois já tive que trocar bobina de alta tensão e bobina do distribuidor, que me cobraram aki uns 300 mangos, (também tinha um mau contato na bomba de combustível). Será esse mau contato o responsável pela queima desses 2 componentes? Eram originais ainda...
Meu Monza é 1 GL 2.0 a gasolina ano 1995 mod 96.
Me desculpem por tantas perguntas, mas é que gosto de aprender...
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Vácuo no tanque

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Kirk escreveu:Olá amigos!
Sou novo por aki e gostaria de dar parabéns a vcs por esse ótimo fórum.

A minha dúvida é a seguinte: Quando abro o bocal do tanque de gasolina, percebo que tem vácuo lá dentro, porque o ar entra nele na hora, tipo como se o suspiro estivesse entupido. Isso é normal? Pois é a 1ª vez que tenho um carro de ingeção eletrônica.
Também fiquei meio triste com meu Monza no inicio, pois já tive que trocar bobina de alta tensão e bobina do distribuidor, que me cobraram aki uns 300 mangos, (também tinha um mau contato na bomba de combustível). Será esse mau contato o responsável pela queima desses 2 componentes? Eram originais ainda...
Meu Monza é 1 GL 2.0 a gasolina ano 1995 mod 96.
Me desculpem por tantas perguntas, mas é que gosto de aprender...
Que nada amigão, pergunte à vontade!!! Pode ter certeza que sempre vai ter gente pra te ajudar :D
O meu, as vezes faz esse baralho quando abro o tanque... mas só quanto tem pouca gasosa no tanque...
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
MonzaSC
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1026
Registrado em: 25 Nov 2007, 20:03
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Vácuo no tanque

Mensagem não lida por MonzaSC »

Diego Paiva escreveu:
Kirk escreveu:Olá amigos!
Sou novo por aki e gostaria de dar parabéns a vcs por esse ótimo fórum.

A minha dúvida é a seguinte: Quando abro o bocal do tanque de gasolina, percebo que tem vácuo lá dentro, porque o ar entra nele na hora, tipo como se o suspiro estivesse entupido. Isso é normal? Pois é a 1ª vez que tenho um carro de ingeção eletrônica.
Também fiquei meio triste com meu Monza no inicio, pois já tive que trocar bobina de alta tensão e bobina do distribuidor, que me cobraram aki uns 300 mangos, (também tinha um mau contato na bomba de combustível). Será esse mau contato o responsável pela queima desses 2 componentes? Eram originais ainda...
Meu Monza é 1 GL 2.0 a gasolina ano 1995 mod 96.
Me desculpem por tantas perguntas, mas é que gosto de aprender...
Que nada amigão, pergunte à vontade!!! Pode ter certeza que sempre vai ter gente pra te ajudar :D
O meu, as vezes faz esse baralho quando abro o tanque... mas só quanto tem pouca gasosa no tanque...
Tanque com sede, Diego???? :D :D :D
Imagem

#MONZA GLS 1996#

----------------------------------
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por 500EF »

Kirk, você não falou se seu carro é à álcool ou gasolina...

Se ele for à álcool, você vai precisar de dar uma olhada no respiro do tanque.

Se for à gasolina, além do respiro tem uma outra peça que pode apresentar este problema. Os carros à gasolina vêm de fábrica com um sistema chamado canister, que é um filtro de carvão ativado, onde ficam armazenados os vapores de gasolina que vêm do tanque (pelo respiro do tanque), para serem queimados no motor em condições de carga (acionado por uma mangueira de vácuo ligada ao coletor de admissão).

No meu, o cânister ficava atrás do para-choque dianteiro, bem embaixo do farol esquerdo (olhando pelo vão da roda esquerda, dá para vê-lo facilmente).

O fato de estar com muito vácuo dentro do tanque pode acabar com a vida útil da sua bomba, pois ela vai trabalhar mais forçada.
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Kirk
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 49
Registrado em: 16 Dez 2007, 11:29
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por Kirk »

500EF escreveu:Kirk, você não falou se seu carro é à álcool ou gasolina...

Se ele for à álcool, você vai precisar de dar uma olhada no respiro do tanque.

Se for à gasolina, além do respiro tem uma outra peça que pode apresentar este problema. Os carros à gasolina vêm de fábrica com um sistema chamado canister, que é um filtro de carvão ativado, onde ficam armazenados os vapores de gasolina que vêm do tanque (pelo respiro do tanque), para serem queimados no motor em condições de carga (acionado por uma mangueira de vácuo ligada ao coletor de admissão).

No meu, o cânister ficava atrás do para-choque dianteiro, bem embaixo do farol esquerdo (olhando pelo vão da roda esquerda, dá para vê-lo facilmente).

O fato de estar com muito vácuo dentro do tanque pode acabar com a vida útil da sua bomba, pois ela vai trabalhar mais forçada.

Ele é a gasolina.
O vácuo não é muito forte, mas da p perceber que existe sim.
Esse monza é meu 1º carro com injeção e não sei se é certo ter esse vácuo no tanque.
Ele aparece tanto com o tanque baixo ou com bastante gasolina.

E o fato de ter queimado a bobina do distribuidor e a bobina de alta tensão?
Seria por causa do mau contato na bomba?
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Mensagem não lida por 500EF »

Kirk escreveu: Ele é a gasolina.
Então faz como eu disse acima, peça para verificarem o respiro do tanque e o cânister.
O vácuo não é muito forte, mas da p perceber que existe sim.
A pior situação é: Você para, enche o tanque até a boca e sai para fazer uma viagem de 500km.

O nível do combustível vai baixando e não entra ar para preencher o espaço deixado por ele...

Aí, quando o tanque estiver lá perto de 1/4, imagina a pressão negativa (vácuo) que vai estar dentro do tanque, se o respiro estiver entupido mesmo...

Coitada da bomba, que vai ter que vencer esta força e ainda pressurizar a linha...
Esse monza é meu 1º carro com injeção e não sei se é certo ter esse vácuo no tanque.
Não estou vendo o carro, mas pelo jeito que você está falando, não deve ser não.
Ele aparece tanto com o tanque baixo ou com bastante gasolina.
O que importa é quanto o nível do combustível baixou desde que você abriu a tampa pela última vez.

E o fato de ter queimado a bobina do distribuidor e a bobina de alta tensão?
Seria por causa do mau contato na bomba?
Não. Aí não tem nada a ver não... hehehe
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Mensagem não lida por Diego Paiva »

500EF escreveu:Kirk, você não falou se seu carro é à álcool ou gasolina...

Se ele for à álcool, você vai precisar de dar uma olhada no respiro do tanque.

Se for à gasolina, além do respiro tem uma outra peça que pode apresentar este problema. Os carros à gasolina vêm de fábrica com um sistema chamado canister, que é um filtro de carvão ativado, onde ficam armazenados os vapores de gasolina que vêm do tanque (pelo respiro do tanque), para serem queimados no motor em condições de carga (acionado por uma mangueira de vácuo ligada ao coletor de admissão).

No meu, o cânister ficava atrás do para-choque dianteiro, bem embaixo do farol esquerdo (olhando pelo vão da roda esquerda, dá para vê-lo facilmente).

O fato de estar com muito vácuo dentro do tanque pode acabar com a vida útil da sua bomba, pois ela vai trabalhar mais forçada.
Pô Eduardo, me dá umas dicas de como verificar se o cânister está bom ou não... e outro respiro do tanque, onde fica?
Quando encho o tanque... e vou reabastecer novamente, na hora que abro o tanque... sai um chiado!

Uma coisa que notei, foi que depois que deixer de encher o tanque até a boca, ou seja, parando no primeiro disparo.... esse chiado ao abrir o tanque tem diminuido....
Fui abrir a tampa do tanque agora, enchi o tanque... e hj está com 1/4... e não fez mais o chiado!

Vê se aparece no MSN cara, tu sumiu! hehe

Abraço!
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
dedehulck
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1456
Registrado em: 13 Dez 2006, 16:49
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Mensagem não lida por dedehulck »

seja bemvindo !
™Dedé Hulck ™
Responder