Pedal do freio Duro

Assuntos específicos relacionados à freios e suspensão.
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Carlos A. Freire
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Re: Pedal do freio Duro

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Sangria ou ar no sistema não deixa o pedal duro, e sim, "borrachudo". O que deve é identificar se o hidrovácuo está funcionando ou não ou se há engripamento nas pinças de freio ou cilindro mestre.
Em geral, sintoma de pedal duro é provocado pelo hidrovácuo ou problemas de conexão do hidrovácuo ao coletor de admissão.

Abs,

Carlos Freire
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Wagner
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Re: Pedal do freio Duro

Mensagem não lida por Wagner »

Freire, na pinça tem dois parafusos que possuem cada um uma coifa de borracha. Estes parafusos devem ser lubrificados no seu interior? os meus estão completamente secos, sem sinal de lubrificação nenhuma!? Abs. Wagner.
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Carlos A. Freire
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Re: Pedal do freio Duro

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Os parafusos não, mas os pinos deslizantes, onde vai esses parafusos sim. Vai lubrificação entre os pinos deslizantes e furos do cavalete da pinça, e por dentro das coifas. Eu uso graxa para rolamentos que aguenta mais temperatura. Graxa ruim seca e endurece travando a pinça ou vira líquido.
Problemas com o pino deslizante não deixam o pedal de freio muito duro. Deixa o freio sem eficiência que é diferente, além de desgastes irregulares na pinça e discos.

Abs,

Carlos Freire
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luiz sle
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Re: Pedal do freio Duro

Mensagem não lida por luiz sle »

Os freios do meu SR 88 estão ruins. Está sempre duro, não ouço o barulho característico do hidrovácuo funcionar, como no 86 do meu pai. Fiz os testes com o carro desligado e o pedal continua duro. Ao andar com o carro e tentar frear bruscamente, ele não trava as rodas, faz parecido com o ABS. A mangueira do hidrovácuo está ressecada. Há algum modo de testar sua válvula? O fato da potência de frenagem estar baixa, tem relação com ar nos dutos de fluído ou cilindro mestre?

Abraço.
Monza, a relação do homem e a máquina.

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Re: Pedal do freio Duro

Mensagem não lida por Wagner »

Olá turma!

Meu cilindro mestre tem vinte anos é original de fábrica da marca Varga.
no corpo do cilindro além do nome Varga existe a marca B 22, o que significa esta nomenclatura? Saudações democráticas. Wagner.
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Re: Pedal do freio Duro

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

luiz sle escreveu:Os freios do meu SR 88 estão ruins. Está sempre duro, não ouço o barulho característico do hidrovácuo funcionar, como no 86 do meu pai. Fiz os testes com o carro desligado e o pedal continua duro. Ao andar com o carro e tentar frear bruscamente, ele não trava as rodas, faz parecido com o ABS. A mangueira do hidrovácuo está ressecada. Há algum modo de testar sua válvula? O fato da potência de frenagem estar baixa, tem relação com ar nos dutos de fluído ou cilindro mestre?

Abraço.

Luiz, comece avaliando se tem vácuo chegando na válvula do hidrovácuo. Nos modelos até 1991, é comum obstruir a conexão que fica no coletor de admissão.
Se tiver chegando vácuo, e não há vazamento ou obstruções, remova a válvula do hidrovácuo que é só encaixada. Ela deve ter passagem somente de um dos lados.

Se a válvula estiver boa o hidrovácuo deve estar ruim mesmo.

Abs,

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luiz sle
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Re: Pedal do freio Duro

Mensagem não lida por luiz sle »

Carlos A. Freire escreveu:
luiz sle escreveu:Os freios do meu SR 88 estão ruins. Está sempre duro, não ouço o barulho característico do hidrovácuo funcionar, como no 86 do meu pai. Fiz os testes com o carro desligado e o pedal continua duro. Ao andar com o carro e tentar frear bruscamente, ele não trava as rodas, faz parecido com o ABS. A mangueira do hidrovácuo está ressecada. Há algum modo de testar sua válvula? O fato da potência de frenagem estar baixa, tem relação com ar nos dutos de fluído ou cilindro mestre?

Abraço.

Luiz, comece avaliando se tem vácuo chegando na válvula do hidrovácuo. Nos modelos até 1991, é comum obstruir a conexão que fica no coletor de admissão.
Se tiver chegando vácuo, e não há vazamento ou obstruções, remova a válvula do hidrovácuo que é só encaixada. Ela deve ter passagem somente de um dos lados.

Se a válvula estiver boa o hidrovácuo deve estar ruim mesmo.

Abs,

Carlos Freire
Farei os testes.
E com relação a baixa potência em frenagem? O hidrovácuo será apenas auxílio, para o pedal ficar mais leve, mas mesmo eu pisando com força, o carro não trava as rodas, e estou evitando usar o carro por conta disso. Como peguei o carro há pouco tempo, não sei se foi trocado o fluído e foi deixado ar no sistema, seria esse o problema ou tem algo a ver com cilindro mestre ou servo-freio?
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Re: Pedal do freio Duro

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Tem que ir por partes. Se o hidrovácuo não está funcionado, ele será mais um item para aumentar o peso do pedal de freio.

Faça o reparo do hidrovácuo e depois veja como ficou o freio.

Se o pedal estiver bem leve e o carro tem dificuldade de parar, estando o pedal "esponjoso", ar no sistema, duro, obstruções, ou cilindro mestre. Falta de eficiência com pedal leve e firme, qualidade das pastilhas e lonas, pinças engripadas ou cilindro de rodas engripados.

Basicamente é isso...

Abs,

Carlos Freire
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