Dutra e Amigos,muitos casos de vazamentos por eles se devem ao uso de aditivo concentrado na agua quando todo o sistema de refrigeraçao se encontra improprio para o uso em razao de se usar agua de torneira por muito tempo o que leva a corrosao no sistemao que entao ao fazer o uso nessa condiçoes o aditivo corroi nao so a sujeira e sim as vedaçoes como por exemplo a cola especial que é usada pra juntar esses selos no bloco.
há algumas imprecisões na informação:
1º Aditivo concentrado deve ser diluído em água de preferência isenta de cloro conforme especifica o rotulo do produto. Há concentrações de 1:1 ; 1:6; 1:8, são as mais comuns 1 litro para 1 de água; para 6 de água e para 8 de água. O manual do priprietario indica 60% de água e 40% de aditivo.
2º Aditivo de limpeza: normalmente é (básico, mais para soda cáustica e não ácido) e tem a propriedade de deslocar incrustrações, ferrugens, barro formado por óxidos de ferro. É especificado para 'rodar" com ele no máximo uma semana.
3º Colocar aditivo em proporções maiores que o indicado prejudica o arrefecimento.
4ºVerdadeiro: água de torneira por conter cloro(ácido) propicia a corrosão por efeito galvânico principalmente na junção do cabeçote-alumínio com o bloco-ferro fundido ligado(quase aço) nos selos do motor e no rotor da bomba d'água se for de ferro.
Água deionizada é isenta de minerais, mas ao rodar vai tirar restos de óxidos de ferro ou alumínio e se tornará condutor de energia e vai provocar novamente a corrosão galvânica. A água deionizada incorporará quaisquer sais existentes no sistema de refrigeração, ferverá a 100ºC ou se o sistema for estanque à 106ºCaconselho usar a partir dai somente agua destilada ( desmineralizada) 1 a 2,00 o litro , ela nao agride como agua de torneira e voce ficara com tudo limpinho por muito tempo e sem possiveis vazamento
Misturar água deionizada com água de torneira não funciona por que deixará de ser deionizada(isenta de sais minerais)
O aditivo a base de etileno glicol ou um orgânico de qualidade "neutralizará o PH do liquido de arrefecimento evitando o efeito galvânico por não conduzir eletricidade e jogará a fervura do liquido para 118ºC reduzindo o risco de queima da junta.
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Abs
waldir