Coletor 4x1 ou 4x2

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
chrisbergamo
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Re: Coletor 4x1 ou 4x2

Mensagem não lida por chrisbergamo »

Rafaelo escreveu:
Diego Paiva escreveu:Acho que não adianta muita coisa, pois o escape original vai restringir... ou faz completo, ou deixa originex.
melhora sim cara, so o coletor. :smt023 alias é ele que prejudica tudo.

dei a dica pra ele colocar so o coletor 4.1 e resto original, vai melhora em alta pode apostar, e nao vai da ronco forte. o ronco fica original porem pouco mais forte. ja vi pessoalmente é bem legal.

eu nao gosto desse coletor 4.1 pao de forma que tem por ae, nao sao dimensionados coisa nenhuma, é apenas uns tubos dobrados aleatoriamente. pode perder um pouco de torque esse coletores longos. o ideial seria um 4.1 curto como os originais utilizam hoje em dia. mais nao se acha. por isso que fiz o meu proprio hehehe

mais com o ganho nem percebe essa pequena queda em baixa, agora se meter intermediario e ponteiras aberta dae sim se vai todo o torque. eu nao mudaria isso nao.
Pera ai Rafaelo, que agora fiquei confuso. Eu to com planos de fazer o escape do meu monza tem tempo mas como vou trocar de monza vou deixar esse plano pro proximo. Voce sempre diz que o escape é o fim do ciclo eu sempre entendi que ele nao influenciava diretamente em torque nem nada disso porque o ciclo todo ja teria ocorrido a unica coisa que ele facilitaria seria o giro em alta do motor por dar passagem mais facil pros gases. Afinal, meter um 4x1 independente do resto do escape altera ou não o funcionamento em baixa do motor? E uma outra questão, nenhum dos coletores a venda no mercado presta, é isso? Grande abraço.
Rafaelo
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Re: Coletor 4x1 ou 4x2

Mensagem não lida por Rafaelo »

chrisbergamo escreveu:Pera ai Rafaelo, que agora fiquei confuso. Eu to com planos de fazer o escape do meu monza tem tempo mas como vou trocar de monza vou deixar esse plano pro proximo. Voce sempre diz que o escape é o fim do ciclo eu sempre entendi que ele nao influenciava diretamente em torque nem nada disso porque o ciclo todo ja teria ocorrido a unica coisa que ele facilitaria seria o giro em alta do motor por dar passagem mais facil pros gases. Afinal, meter um 4x1 independente do resto do escape altera ou não o funcionamento em baixa do motor?
faz tempo que falei isso se notar foi em começo de 2010 na epoca eu nao tinha um estudo aprofundado em escapamento entao cometi esses equivocos. sim enfluencia, mesmo sendo o fim do ciclo. se pegar e tirar o coletor pra ver nem consegue andar. e tambem falei que nao gera vacuo(pressao negativa) gera sim! é o arrastro do gases de um cilindro qualquer pos queima.... a coisa mudou de la pra ca, com a ajuda dos sofwares e simuladores de fluidos, e novos estudos faz abrir a mente da gente.

se colocar um 4X1 qualquer for o tipo e manter ou nao os silenciosos altera sim o torque/potencia/faixa de torque e potencia. abaixo explico o porque disso. alias quando tiver mais tempo pra montar um topico tecnico sobre escapamentos eu faço isso com dados dos simuladores, o meu coletor de escape desenhei conforme a engenharia atual do monza e motor sem precisar de adapção ate pq as peças foram projetadas pra nao se adaptar a nada srsrsrsrsr. as peças sao todas plug and play, feito nesses softwares e simuladores, bem bacana.

chrisbergamo escreveu: E uma outra questão, nenhum dos coletores a venda no mercado presta, é isso? Grande abraço.
a grande maioria nao sao bom em qualidade, tem um que tem flange individual de cilindos, isso ae é pessimo, cortada a oxitileno e os cano dobrado de uma maneira terrivel custa 250,00 pra tu ter uma ideia da qualidade. so tem um que me agradou em coletores de baixo custo. tem solda mig e tig e flange cortada em CNC e as dobras nao tem muita ruga e é inox 304. mais ainda nao é o ideial. o ideial é sem rugas e tubos do tipo modular, e 4X1 curto justamente esse que faz deixar os gases mais quentes.

ah rugas nos dutos, segundo o simulador de fluidos, cria pontos quentes,difencial de velocidade, e um pouco de turbolencia. resumindo nao é bom.

no ML nao achei nenhum nesse molde pra familia 2 GM. 4X1 curto.

o 4X1 curto nao faz perder torque pq nao esfria o motor/gases, as explosoes estao bem proximas ali da junção. isso deixa mais solto em baixa,media,alta rpm seria mais completo melhor dizendo. tanto é que é utilizado nas maiorias dos carros hoje em dia. um 4.1 que a junçao é antes do carter pra ter uma ideia, isso faz com que os gases fiquem mais quente, melhorando a lenta em dias frios,e aquecendo mais a sonda e tambem melhora a anti poluiçao e o resto da performace que sabemos. tem outros beneficios que eu vi no simulador de fluidos aqui no meu pc. acho oque era a velocidade do fluido era muito mais alta no que no longo de junção muito longe iqual a esses do ML. mais velocidade nos gases = a mais velocidade de arrastro... isso ajuda ate na diminuiçao da carbonizaçao dos canos por ficar mais quente e com mais velocidade de arrastro.
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Re: Coletor 4x1 ou 4x2

Mensagem não lida por chrisbergamo »

Você poderia compartilhar conosco o projeto desse coletor sem querer abusar da sua boa vontade? É assim nos poderíamos pegar o projeto e mandar fazer por conta ou então voce produz e vende pra gente sei lá. E quanto gastou pra fazer esse coletor? Na verdade rafaelo a quantidade de tópicos sobre assunto no fórum é tão grande que acho que todos nós agradeceriamos se você fizesse um tópico definitivo sobre o assunto com todas as explicações sobre como montar um escape dimensionado pro monza da forma correta e com mais toque e potência possíveis e todas as suas variações como ruído, dimensionamentos possíveis, etc eu sei que é abusar demais mas acho que assim mataria todas as dúvidas acerca deste assunto. Grande abraço
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Re: Coletor 4x1 ou 4x2

Mensagem não lida por Rafaelo »

claro,eu ja to bolando isso pra fazer. vou criar um topico bem tecnico a respeito disso, so que como ele é extenso e no momento to em trabalhos vai demora um pocado... so que o meu projeto foi desenhado especialmente pra nao ser adaptação ate pq ele nao se adaptada a nada e sim uma peça original plug and play no meu caso. e tem um porem. nao serve pra monzas convensional. pq o meu motor tem carter de aluminio do motor n20xf e a posiçao do escapamento é outra inversa ao do monza, esse que fiz no meu sai bem no meio do tunel como nos vectra,astra,etc. nao tenho so o coletor especial, é todo o sistema escapamento ate a saida. so serve mesmo pra informaçao tecnica pra voces. oque pode servir é os desenhos tecnicos das flanges essas sim serve pra voces mandarem fazer essas flanges. todas com layout original GM padrao atual.

certa vez vi um 4X1 curto mais nao no ml era em um site por ae. era carbono comum...

olha, como o meu é um coletor projetado em sofware,feito estudos de engenharia de gases,simuladores,o coletor todo é em inox 304,flexivel,flanges 9.5mm 304 feitas em CNC(inclu-se os desenhos tecnico),soldas TIG/MMA,sistema modular,suporte de fixação em pontos originais do monza,etc,etc isso nao custaria menos que 2000,00 é um coletor/downpipe de alta qualidade e durabilidade ja que é todo em 100% inox feito no CNC. so pra ter uma ideia de custo. as flanges(um coletor, duas 2,5", duas 2") incluindo o desenho tecnico,material,serviço de CNC custa em volta de 650,00 so de flange. poderiam mandar faze em aço carbono porem tem que lembrar que sofrem mais facil empenamento,e especialmente enferrujam. dae o valor despeca pra 1/3 disso ae vai do gosto da pessoa...

colocarei as informaçoes tecnica,estudos,etc e a importancia de se utilizar o inox, que muitos so vem pela estetica isso é um erro tremendo. o inox em especial o 304 tem pelo menos 6 beneficios pra seu uso.

esse é o coletor que fiz pro meu caso
ainda nao levei pra solda TIG das flanges, so ta os pontos...
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sai bem no meio do tunel, ta faltando o resto é claro. ae ja entra a reduçao pra 2" com aquela flange triangular, dae tudo vai ser 2" ate a saida no mesmo esquema de encaixe.
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as flange que falei, tenho os desenhos e arquivos tecnico posso doar eles, so levar ao um centro de CNC fresa e entregar os documento que eles fazem a peça.
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se eu tivesse "esquema monza" carter,escape ate poderia fazer um coletor e vender, um amigo me pediu mais como nao tenho dae nao rola.
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Re: Coletor 4x1 ou 4x2

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Quanto tu faz numa cópia desses desenhos?! rs.
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Re: Coletor 4x1 ou 4x2

Mensagem não lida por Rafaelo »

leo capaz, te mando na faixa. se quiser me fale te envio antes do topico. pq no topico ja vou deixa o projeto a disposição de download.
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Re: Coletor 4x1 ou 4x2

Mensagem não lida por chrisbergamo »

Então rafaelo, o negociomé que esse projeto em especifico não é compativel com o monza em seu todo certo?
O que eu gostaria de te pedir obviamente e novamente abusando da sua boa vontade é um projeto de pudesse ser executadoem aço normal de boa qualidade que fosse aplicavel ao monza stock e que a gente não precisasse largar os tubos de dinheiro nas lojas de escape. Infelizmente esse projeto em inox acaba ficando caro demais. O que rola é que com voce aprendemos que o coletor original do monza mata o motor em alto giro, e agora muitos de nós querem mandar um 4x1 e redimensionar o escape alguns com barulho outros sem mas um projeto desses em inox sairia muito caro. Seria possivel fazer sob medida um 4x1 personalizado desses curto como voce disse e com aço comum mas com todos os tratamentos possiveis? Enfim aguardamos ansiosos o seu topico sobre o tema.
Grande abraço.
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Re: Coletor 4x1 ou 4x2

Mensagem não lida por Rafaelo »

chrisbergamo escreveu:Então rafaelo, o negocio é que esse projeto em especifico não é compativel com o monza em seu todo certo?
isso, esse escape eu fiz de acordo com meu projeto do carro. nao serve nos outros monzas.


chrisbergamo escreveu:O que eu gostaria de te pedir obviamente e novamente abusando da sua boa vontade é um projeto de pudesse ser executadoem aço normal de boa qualidade que fosse aplicavel ao monza stock e que a gente não precisasse largar os tubos de dinheiro nas lojas de escape.
como falei acima, nao tenho mais "monza comum" agora o esquema é outro oposto ao do monza. entao nao tem como ajudar nisso. como vou tirar as medidas? senao tenho carter,escape,coletor 2X1 de monza. nao da.... senao faria sim.
chrisbergamo escreveu:Infelizmente esse projeto em inox acaba ficando caro demais. O que rola é que com voce aprendemos que o coletor original do monza mata o motor em alto giro, e agora muitos de nós querem mandar um 4x1 e redimensionar o escape alguns com barulho outros sem mas um projeto desses em inox sairia muito caro. Seria possivel fazer sob medida um 4x1 personalizado desses curto como voce disse e com aço comum mas com todos os tratamentos possiveis? Enfim aguardamos ansiosos o seu topico sobre o tema.
caro mesmo so as flange nesse nivel sai 650,00, tem as solda TIG mais uns trocentos reias,flexivel inox,polimento,suportes inox,etc,etc fecha em 2000 a 2300 so essa parte. mais a qualidade nao tem nem comparaçao. sao coletores eternos, se paga la na frente um coletor desse nunca mais vai precisar trocar pq nao enferruja e tao pouco empena, fora o resto dos beneficios. porem da pra fazer inox so a tubulaçao e flange carbono cai mais do que a metade. e sem downpipe tb bareteia e muito.

tubulaçao inox + flange carbono = baixo custo. da sim pra se fazer um 4X1 curto nesses moldes. pena que nao tenho como ajudar nisso por nao ter o gabarito "monza"

pois é, viu so oque os engenheiros fizeram no N20XF? reformularam todo o escapamento pra um de maior vazao e 4X1 curto. alguma coisa tinha de errado nisso tudo. é aquilo que agente ja sabe a freiada do motor em alta por coletores estrangulador do monza. alias o monza tem um caninho de coca cola nele de 1" 5/8 senao me engano. e o novos N20XF 2" e sao linha reta sai reto do carro sem curva praticamente.
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