Coletor 4x1 ou 4x2

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
chrisbergamo
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 149
Registrado em: 26 Fev 2010, 14:41
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Coletor 4x1 ou 4x2

Mensagem não lida por chrisbergamo »

Digo mais, inox é muito caro, pronto em aço nenhum presta e não temos conhecimentompara fazer um projeto em aço descente...fuuuuuuu hehehehe
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Coletor 4x1 ou 4x2

Mensagem não lida por Rafaelo »

por isso falo pra vcs peguem o pao com ovo ali de 400 e ja era. pra fazer um inox de alto niuvel reserva 2 conto

esses pronto carbono ja vai ficar bom tb.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
rodrigoschneider
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 241
Registrado em: 06 Ago 2012, 05:07
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Coletor 4x1 ou 4x2

Mensagem não lida por rodrigoschneider »

Rafaelo somente por curiosidade se pegarmos o original e rancar o 2x1 e do coletor primario ateh o final fazer com 2 canos??? como ficaria?
Imagem
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Coletor 4x1 ou 4x2

Mensagem não lida por Rafaelo »

Rodrigo se for tirar os silenciosos e deixa reto ficaria muito ruim, especialmente em lugares frios. perderia muito torque em baixa, o motor teria dificuldade de aquecer, aumentaria poluiçao dos dutos com carbonizaçao, carbonizaria muito o cabeçote e valvula escape,teria perda de eficiencia termica. resumindo nao funcionaria pra carro de passeio. isso direto sem silenciosos que digo.

agora com os silencisos originais, feito tudo em 2" sem o 2.1 ficaria interessante bem proximo de um 4X1 padrao. mais o 4X1 ja faz isso e é melhor que o coletor original. o original se agente analizar vai ver que ele é muito fechado a curva, logo na saida da porta do cabeçote, isso nao é nada bom. a curva trava muito os gases que faz uma contra pressao nas valvulas de escape... por isso que as pessoas quando colocam um 4X1 mesmo que um "generico" universal melhora em alta deixando mais solto. o rolo de gases escorre com mais facilidade nesse sistemas. e mesmo com silencisos originais digo isso.

por isso que acho que pra quem procura apenas melhorar esse aspecto de 'limpar em alta' um 4X1 simples bem feitinho em carbono é o mais que suficiente. o inox traz mais de 6 vantagens porem é um custo que se paga. ae vai de cada um
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
rodrigoschneider
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 241
Registrado em: 06 Ago 2012, 05:07
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Coletor 4x1 ou 4x2

Mensagem não lida por rodrigoschneider »

Rafaelo escreveu:Rodrigo se for tirar os silenciosos e deixa reto ficaria muito ruim, especialmente em lugares frios. perderia muito torque em baixa, o motor teria dificuldade de aquecer, aumentaria poluiçao dos dutos com carbonizaçao, carbonizaria muito o cabeçote e valvula escape,teria perda de eficiencia termica. resumindo nao funcionaria pra carro de passeio. isso direto sem silenciosos que digo.

agora com os silencisos originais, feito tudo em 2" sem o 2.1 ficaria interessante bem proximo de um 4X1 padrao. mais o 4X1 ja faz isso e é melhor que o coletor original. o original se agente analizar vai ver que ele é muito fechado a curva, logo na saida da porta do cabeçote, isso nao é nada bom. a curva trava muito os gases que faz uma contra pressao nas valvulas de escape... por isso que as pessoas quando colocam um 4X1 mesmo que um "generico" universal melhora em alta deixando mais solto. o rolo de gases escorre com mais facilidade nesse sistemas. e mesmo com silencisos originais digo isso.

por isso que acho que pra quem procura apenas melhorar esse aspecto de 'limpar em alta' um 4X1 simples bem feitinho em carbono é o mais que suficiente. o inox traz mais de 6 vantagens porem é um custo que se paga. ae vai de cada um
valeu pela resposta, mas a ideia seria usando abafadores.......
Imagem
Avatar do usuário
strackemi
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 748
Registrado em: 29 Ago 2008, 15:36
Cidade: Araucária
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Coletor 4x1 ou 4x2

Mensagem não lida por strackemi »

Foi montado hoje o escape que mencionei! Logo postarei algumas fotos pra ver as críticas da banca! :smt084
Michael Stracke :smt069
Monza Classic 2.0 1989 / XL 700 Transalp ABS 2013
Imagem Imagem
Monza viewtopic.php?f=33&t=12515
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Coletor 4x1 ou 4x2

Mensagem não lida por vrsilva »

Eu desisti dessa de 4x1 por conta de que, não irei trocar o sistema de alimentação do meu carro tão logo, talvez nunca nesse monza, e pro sistema EFI, essa restrição no escape é boa, ajuda a aquecer, ajuda a dar torque em baixa, tudo que eu espero do meu motor, não quero motor girador, e sim tratorsão, pra cidade é o que eu busco. E nas rodovias ele desenvolve bem... Então não mexerei com isso...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Avatar do usuário
rafael_club
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1541
Registrado em: 10 Fev 2013, 10:21
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Coletor 4x1 ou 4x2

Mensagem não lida por rafael_club »

sem duvidas um coletor 4x1 cai mt bem no Monza,ja que a alta dele não é muito boa e fica um ronco show. :D
Responder