Buááááá, Buááááá meu módulo HEI original queimou hoje!

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
MonzaClub20EFICHZ
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2601
Registrado em: 27 Dez 2008, 19:57
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Buááááá, Buááááá meu módulo HEI original queimou hoje!

Mensagem não lida por MonzaClub20EFICHZ »

Depois de um problema de alta voltagem do alternador e da troca do módulo HEI do meu Monza, a RPM do painel começou a oscilar, a princípio pensei que fosse o módulo HEI, mas troquei e o problema persistiu, depois revisei todos os contatos e nada, troquei a bobina, já que tinha outra no porta malas, e continuou a oscilar, mas ontem percebi algo interessante, o RPM oscila só quando piso no freio, ou quando ligo algo no carro que consuma muito pouca carga do alternador, se o consumo de carga é maior, a RPM é normal, se não tem nada ligado, a RPM é normal, então o problema está no regulador de voltagem, quando a carga é pequena fica produzindo um sinal de voltagem instável, osciante, que o painel interpreta como RPM.

Troquei o regulador de voltagem e não resolveu, aí coloquei um potenciômetro de 20K na saída de RPM junto à bobina para diminuir o ganho no painel e o problema sumui.
Avatar do usuário
rafamts
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1537
Registrado em: 04 Abr 2007, 17:41
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Buááááá, Buááááá meu módulo HEI original queimou hoje!

Mensagem não lida por rafamts »

Pessoal, verificando a resistência no primário da bobina de ignição encontrei valores de 1,5 ohms. Tenho um manual de injeção que diz que os valores podem variar de 0,5 a 1,5 ohms. 1,5ohms já não seria um valor arriscado?
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17758
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Buááááá, Buááááá meu módulo HEI original queimou hoje!

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Coloque as ponteiras do multi teste uma contra outra. Desconte aquele valor do resultado final na medição da bobina.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
rafamts
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1537
Registrado em: 04 Abr 2007, 17:41
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Buááááá, Buááááá meu módulo HEI original queimou hoje!

Mensagem não lida por rafamts »

Carlos, não sabia que tinha de colocar as ponteiras uma contra a outra. Pois bem, ao fazer o que você sugeriu deu como resultado 0,5 ohms. Portanto, um resultado dentro do padrão, mas que também não significa que a peça está 100%.

Abraço,
Rafael
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Buááááá, Buááááá meu módulo HEI original queimou hoje!

Mensagem não lida por Rafaelo »

valores tao baixos e tao precisos so com multimetro TRUE RMS, esses chines nao sao conclusivos.

uma vez peguei emprestado um Fluke desses é uma coisa de louco medir com ele. nao sei se tem como tu saber ao certo usando esses de baixa precisão
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17758
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Buááááá, Buááááá meu módulo HEI original queimou hoje!

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Rafaelo escreveu:valores tao baixos e tao precisos so com multimetro TRUE RMS, esses chines nao sao conclusivos.

uma vez peguei emprestado um Fluke desses é uma coisa de louco medir com ele. nao sei se tem como tu saber ao certo usando esses de baixa precisão

É isso que tento passar para o pessoal, mas...

Valores abaixo de 1 ohms é complicado medir com equipamentos que não tem precisão e se não descontar a medida dos cabos, vai dar errado mesmo.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Buááááá, Buááááá meu módulo HEI original queimou hoje!

Mensagem não lida por waldir »

rafamts escreveu:Carlos, não sabia que tinha de colocar as ponteiras uma contra a outra. Pois bem, ao fazer o que você sugeriu deu como resultado 0,5 ohms. Portanto, um resultado dentro do padrão, mas que também não significa que a peça está 100%.Abraço, Rafael
Rafael,
dificilmente a bobina de ignição vai dar problema no primário... só se for uma ching ling. Porque são poucas espiras e o fio é muito mais grosso que o secundário e o seu papel é de indutor ao enrolamento maior e com fio bem mais fino para produzir os 33 KV quando nova ou mais.
O desgaste ocorre no secundário e pode ocorrer da queima da isolação causando curto quando esquenta e diminuindo a resistência e não gerando mais os 30KV.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Buááááá, Buááááá meu módulo HEI original queimou hoje!

Mensagem não lida por Rafaelo »

verdade, os true rms sao feito pra isso, ou baixo valor, ou altos valores como na casa dos mega ohms, ou alta frequencia, ou alta tensao, em fim em situaçoes extrema onde os outros comum nao chegam. tem que descontar a resistencia natural do fio, ainda tem a temperatura que influencia. a bobina tem que estar nos ideias 25°, da uma descarga nela tb é adequado. e usar u true rms dae sim vai pegar o valor correto

pq é tao pequena a diferença que nao é sentida nesses multimetro normais.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Responder