TEMPERATURA NUNCA BAIXA SERÁ O CABEÇOTE?

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
rafafenix

TEMPERATURA NUNCA BAIXA SERÁ O CABEÇOTE?

Mensagem não lida por rafafenix »

Olá, possuo um monza sl/e 2.0 gasolina/gnv. Meu monza deu problema no cabeçote, o qual foi retificado pela 6ª vez, mas não por causa do gás. Ví que o motor não estava legal, troquei os componentes, e encamisei os cilindros. Meu radiador tem 2 anos, a bomba de água 1 ano, troquei o cabeçote hoje, o mecânico verificou a bomba de água, o radiador, as mangeuiras, tudo. O cebolão foi trocado, a ventuinha está perfeita, fazendo muito vento e para o lado correto. O problema: estou na estrada, a 70, 80, 90 ou 100K/H e o carro não esfria de jeito nenhum, ficando a temperatura sempre um pouco abaixo do meio, mas bem pouco. Quando fiz o motor e o cabeçote, o carro ficou bom por 1 mês, mas deu esse problema derrepente. Fui em 3 mecânicos e todos disseram que era o cabeçote pois devido a tantas retíficas, estava muito baixo e com a compressão muito elevada. Troquei o cabeçote à toa. Não sei mais o que fazer, pois com a troca do cabeçote melhorou bem pouquinho, pois antes a ventuinha não desarmava de jeito nenhum. Agora ela desarma acima de 1/4 mas com a temperatura ambiente muito baixa e chuvendo. Possuo o carro a 12 anos e sei o funcionamento dele, pois quando está na estrada é normal o vento frontal esfriar o carro e o marcador da temperatura chegar no azul. Pode ser que a compressão esteja muito forte no motor, e isso que está afetando a temperatura? POR FAVOR ME AJUDEM MAS ENVIEM APENAS RESPOSTAS PRO MEU PROBLEMA QUE DURA 6 MESES E NÃO OPINIÕES SOBRE O FUNCIONAMENTO DO CARRO EM GNV OU ALGO PARECIDO. mUITO OBRIGADO MESMO PELA ATENÇÃO.
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4091
Registrado em: 07 Mai 2007, 09:41
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: TEMPERATURA NUNCA BAIXA SERÁ O CABEÇOTE?

Mensagem não lida por Marcell 500 EF »

rafafenix escreveu:Olá, possuo um monza sl/e 2.0 gasolina/gnv. Meu monza deu problema no cabeçote, o qual foi retificado pela 6ª vez, mas não por causa do gás. Ví que o motor não estava legal, troquei os componentes, e encamisei os cilindros. Meu radiador tem 2 anos, a bomba de água 1 ano, troquei o cabeçote hoje, o mecânico verificou a bomba de água, o radiador, as mangeuiras, tudo. O cebolão foi trocado, a ventuinha está perfeita, fazendo muito vento e para o lado correto. O problema: estou na estrada, a 70, 80, 90 ou 100K/H e o carro não esfria de jeito nenhum, ficando a temperatura sempre um pouco abaixo do meio, mas bem pouco. Quando fiz o motor e o cabeçote, o carro ficou bom por 1 mês, mas deu esse problema derrepente. Fui em 3 mecânicos e todos disseram que era o cabeçote pois devido a tantas retíficas, estava muito baixo e com a compressão muito elevada. Troquei o cabeçote à toa. Não sei mais o que fazer, pois com a troca do cabeçote melhorou bem pouquinho, pois antes a ventuinha não desarmava de jeito nenhum. Agora ela desarma acima de 1/4 mas com a temperatura ambiente muito baixa e chuvendo. Possuo o carro a 12 anos e sei o funcionamento dele, pois quando está na estrada é normal o vento frontal esfriar o carro e o marcador da temperatura chegar no azul. Pode ser que a compressão esteja muito forte no motor, e isso que está afetando a temperatura? POR FAVOR ME AJUDEM MAS ENVIEM APENAS RESPOSTAS PRO MEU PROBLEMA QUE DURA 6 MESES E NÃO OPINIÕES SOBRE O FUNCIONAMENTO DO CARRO EM GNV OU ALGO PARECIDO. mUITO OBRIGADO MESMO PELA ATENÇÃO.
6 Retíficas? Nenhum motor aguenta isso.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: TEMPERATURA NUNCA BAIXA SERÁ O CABEÇOTE?

Mensagem não lida por 500EF »

Marcell 500 EF escreveu:Possuo o carro a 12 anos e sei o funcionamento dele, pois quando está na estrada é normal o vento frontal esfriar o carro e o marcador da temperatura chegar no azul.
Não, a válvula termostática deveria se fechar nesta condição, mantendo o motor aquecido, isolando a água fria apenas no radiador.

Muitas coisas podem fazer seu carro aquecer, desde ponto de ignição ou comando errados até problemas na válvula termostática, bomba d'água, etc.. Qualquer palpite sem ver o carro, seria um mero palpite... :wink:
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
RicardoDS
MODERADOR
Mensagens: 6014
Registrado em: 14 Jan 2007, 13:52
Cidade: CWB
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: TEMPERATURA NUNCA BAIXA SERÁ O CABEÇOTE?

Mensagem não lida por RicardoDS »

É como o Eduardo falou, muitos fatores podem levar a este problema.

Meus palpites:
- Ponto (ignição e comando)
- Mistura muito pobre
- Válvula termostática
- bomba de água
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: TEMPERATURA NUNCA BAIXA SERÁ O CABEÇOTE?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

500EF escreveu:
Marcell 500 EF escreveu:Possuo o carro a 12 anos e sei o funcionamento dele, pois quando está na estrada é normal o vento frontal esfriar o carro e o marcador da temperatura chegar no azul.
Não, a válvula termostática deveria se fechar nesta condição, mantendo o motor aquecido, isolando a água fria apenas no radiador.

Muitas coisas podem fazer seu carro aquecer, desde ponto de ignição ou comando errados até problemas na válvula termostática, bomba d'água, etc.. Qualquer palpite sem ver o carro, seria um mero palpite... :wink:
Eu também concordo com 500EF.
Acrescento ainda que, peças novas também apresentam problemas e, por conta disso, muitas vezes um sintoma de simples reparo acaba "empipinando".

Quando temos um problema com a temperatura, antes de tudo devemos aferir a temperatura do carro, para eliminar possível problema com marcador do painel.

Problemas com carro superaquecendo, em geral é porque a a água não está circulando (ar no sistema, bomba d´água, válvula termostática, obstrução em magueiras ou radiador, junta de cabeçote errada tampando passagem de água ...)

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
José Leal
MODERADOR
Mensagens: 7320
Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: TEMPERATURA NUNCA BAIXA SERÁ O CABEÇOTE?

Mensagem não lida por José Leal »

rafafenix, meu carro tb funciona com o marcador de temperatura na região central da escala. Estava lendo uma reportagem na revista 4 Rodas, que falava que a ventoinha do Monza tubarão trabalha muito mais que a do Monza modelo anterior devido a pequena grade dianteira.

Mas se a temperatura está variando na faixa central da escala (de 1/4 até 0,5mm acima do meio), está normal.

Sobre andar na estrada e a temperatura descer até o azul, não é bom, pois pode ocasionar algum problema no motor, devido a grande variação da temperatura. O que mantém a temperatura ideal é a válvula termostática, que faz a água recircular pelo motor, liberando-a para o radiador somente depois que atinge uma certa temperatura (por volta de 80 graus).
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
rafafenix

Re: TEMPERATURA NUNCA BAIXA SERÁ O CABEÇOTE?

Mensagem não lida por rafafenix »

Agradeço pela ajuda, e esqueci de mencionar que o carro não possui a válvula termo-estática desde que possuo o carro, nunca me deu problemas, inclusive o pessoal da rede zacharias e goodyer falaram que é até bom ficar sem a válvula. Caso vcs conheçam algum centro automotivo de confiança, pela zona sul, oeste ou dependendo da norte lhes agradeço.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: TEMPERATURA NUNCA BAIXA SERÁ O CABEÇOTE?

Mensagem não lida por 500EF »

rafafenix escreveu:Agradeço pela ajuda, e esqueci de mencionar que o carro não possui a válvula termo-estática desde que possuo o carro, nunca me deu problemas,
Você é quem pensa... coloca uma e verá o consumo melhorar (com motor frio, a ie injeta mais combustível) e terá motor para muitos e muitos milhares de km (esse esquenta e esfria é "uótimo" para o bloco do motor, cabeçote, etc...)
inclusive o pessoal da rede zacharias e goodyer falaram que é até bom ficar sem a válvula.
:shock: :shock: :shock: :shock:

No coments...
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Responder