Monza 500EF - Restauração - Dúvida: tapeçaria.

Deixou seu Monza 0 km novamente ou trabalhando para isso? Esta é a seção!
Evandro Monza SR
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3775
Registrado em: 18 Fev 2010, 23:03
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza 500EF - Restauração - ajuda com Ar Condicionado

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

Enquanto o carro tá na espera de entrar para a oficina, vou cuidando das ultimas coisas que estavam dentro dele.

Tirei os carpetes do porta-malas e do interior do carro, para uma boa inspeção, limpeza e recuperação de algo que seja necessário.

Vamos dar uma olhada neles.

Os tapetes do porta-malas estão imaculados. Estavam apenas bem sujos.

Dei uma aspirada para tirar a sujeira mais grossa, antes de lavá-los.
Imagem

Dando aquela lavada forte com muito sabão, muita água. Nessa hora aí eu tava enxaguando o bicho
Imagem

Aqui dá pra vcs terem uma idéia da sujeira. Parecia café escorrendo dos tapetes. Impressionante.
Imagem

Que preguiça de arrancar esse carpete...
Imagem

Aqui uma panorâmica do carpete. Minha primeira avaliação foi positiva, mas achava que onde o se descansa o pé do motorista estivesse já sem pelos. Além disso, pode-se perceber uma descoloração na parte do passageiro traseiro (lado direito). Nessa parte descolorada, creio que alguém deva ter limpado com algum produto de limpeza forte que o descolorou, e inclusive ajudou a causar ferrugem embaixo do carpete justamente nesta parte (a única parte do assoalho que eu encontrei sinais de ferrugem). Teria sido água sanitária ou algo do gênero, que causou essa descoloração e a oxidação no assoalho. Tudo teoria, claro.

Por sorte, a parte onde descansa o pé do motorista não tinha falta de pelos, e sim excesso de sujeira. Era tanta sujeira que se formou uma crosta entre os pelos, que sinceramente, creio que foi isso que preservou aquela parte. Vamos ver em fotos adiante.
Imagem

Essas partes para os pés do motorista, todos intactos
Imagem

Essa foto é boa porque mostra parte do carpete que fica debaixo do console e outra parte que fica exposta. Não notamos uma diferença muito grande de preservação entre essas partes.
Imagem

Aqui fica bem claro. É perceptivel a linha que separa a parte do carpete embaixo do console e a exposta. Praticamente iguais.
Imagem

A parte onde se apoia o pé. Deu um bom trabalho limpar aquela placa de sujeira que estava aí. Taquei meio frasco de veja antes de começar a lavagem do carpete e deixei agindo uma meia hora. Depois, fiz a lavagem da área com sabão em pó dissolvido em água e uma escova de nylon não muito dura para não arrancar pelos do carpete. Ficou ótimo, limpou sem danificar e a área está absolutamente preservada.
Imagem

Aqui a parte manchada.
Imagem

Aqui um escorrido mais forte
Imagem

Vou tentar tingir com esse produto aí. Mas nesse caso, terei que tingir todo o carpete, não só uma parte. Vamos ver como vai ficar.
Imagem

Uma dica de limpeza que talvez vcs já saibam.

Eu aspirei, lavei, deixei secar completamente e aspirei de novo o carpete do carro, e ainda assim continuava saindo areia do meio das fibras do carpete. Isso tava me deixando bem putto. Me lembrando de um filme em que vi o cara batendo o tapete de sua casa no varal (ah, vi isso em desenho animado também...kkk), resolvi testar. Daí, coloquei o carpete no varal, deixando o lado do fundo do carpete para fora, peguei uma vassoura e comecei a sentar o casssete no carpete. Impressionante a quantidade de areia que caiu dele. Ficou completamente limpo.

Os cintos de segurança dianteiros estão 100%. Retraem completamente. Os lavei e guardei.

Os cintos traseiros, as fivelas são uma fonte de preocupação. Tem pontos de oxidação. E um dos cintos deve ter sido esquecido para fora do carro e raspou no asfalto até comer a cinta de nylon e destruir a fivela e seu acabamento plástico (foto abaixo). Estou a procura de um cinto.
Imagem

E os outros dois cintos. Em condições regulares, com oxidação. Também quero trocar essas fivelas.
Imagem

Imagem

Se alguém tiver o jogo e quiser fazer uma proposta, pode enviar MP ou mandar mail.

Enquanto isso, o Monzão tá aguardando ser chamado para a funeca e pintura (que é a parte que agora mais interessa).
Visite meus tópicos de restauração:

Monza 500EF
viewtopic.php?f=43&t=26865

Monza S/R 2.0 89/89 Venezuela
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=20319

Monza S/R 2.0 S 88/88
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=16309
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza 500EF - Restauração - ajuda com Ar Condicionado

Mensagem não lida por vrsilva »

Evandro quando desmontei o interior do meu Bartok também fiz esse procedimento todo....

Aspirei ele fora do carro, lavamos com uns produtos de limpeza, escovamos ele com o sabão para tirar toda e qualquer sujeira impregnada, o meu também tinha essa crosta na região de apoio ali.
Depois de seco meu pai falou pra eu bater o carpete, e eu ainda o questionei da real necessidade, aí ele foi lá e fez pra eu ver... kkkkk!!!!

Fiquei uma meia hora surrando o carpete todo... saía MUITO mas MUITO pó mesmo... a lavagem é responsável por somente levantar a poeira contida nos pelos, e para soltar essa poeira só surrando o mesmo...

Depois disso, ainda voltamos a escovar a pelagem com uma escova seca, os pelos ficaram MUITO macios... Depois de colocado no carro foi aspirado novamente para tirar possíveis sujeiras que caíram durante a colocação do mesmo.... incrível como o interior do Monza muda quando fazemos isso no carpete...

Pretendo ainda lavar as capas dos bancos... estão precisando MUITO.... principalmente o banco do motorista...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
weuller
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1345
Registrado em: 01 Jun 2010, 22:04
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza 500EF - Restauração - ajuda com Ar Condicionado

Mensagem não lida por weuller »

Evandro pra tingir o carpete não precisa ferver ele com a tinta?
Igual o quando tinge calças jeans??

Abraço!
Fiat Idea Adventure Locker 1.8 09/09 114cv
viewtopic.php?f=23&t=31191
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza 500EF - Restauração - ajuda com Ar Condicionado

Mensagem não lida por Diego Paiva »

O carpete do classic não tinha muita terra... mas o do opala, pqp.... Cheguei a quebrar 1 cabo de vassoura, do tanto que bati nele, kkkkkk. Saiu muita terra, pra terem ideia, eu não conseguia mais ver o piso do chão de casa quando terminei... a terra cobriu tudo, kkk. Do classic tinha muita poeira, mas somente aquela poeirinha fina, terra tinha pouco.

Evandro, se eu fosse vc não tingiria esse carpete. Pq peças tingidas no início, ficam soltando tinta e até parar de soltar tinta.... já pensou, por exemplo, deixar o seu tênis branco todo preto? Ou pior, vc chama a dona patroa pra dar uma volta de monza e ela sujar a sandália, ou sapato, ou pior ainda, o pé com a tinta preta do carpete? kkkkkkkkkkkkkkkkk! Melhor nem pensar!

Sem falar que pode não ficar bom... e pra vc achar um carpete BOM, é bem compicado... O do classic tá meio azulado, deixei assim mesmo...
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Evandro Monza SR
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3775
Registrado em: 18 Fev 2010, 23:03
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza 500EF - Restauração - ajuda com Ar Condicionado

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

vrsilva escreveu:Evandro quando desmontei o interior do meu Bartok também fiz esse procedimento todo....

Aspirei ele fora do carro, lavamos com uns produtos de limpeza, escovamos ele com o sabão para tirar toda e qualquer sujeira impregnada, o meu também tinha essa crosta na região de apoio ali.
Depois de seco meu pai falou pra eu bater o carpete, e eu ainda o questionei da real necessidade, aí ele foi lá e fez pra eu ver... kkkkk!!!!

Fiquei uma meia hora surrando o carpete todo... saía MUITO mas MUITO pó mesmo... a lavagem é responsável por somente levantar a poeira contida nos pelos, e para soltar essa poeira só surrando o mesmo...

Depois disso, ainda voltamos a escovar a pelagem com uma escova seca, os pelos ficaram MUITO macios... Depois de colocado no carro foi aspirado novamente para tirar possíveis sujeiras que caíram durante a colocação do mesmo.... incrível como o interior do Monza muda quando fazemos isso no carpete...

Pretendo ainda lavar as capas dos bancos... estão precisando MUITO.... principalmente o banco do motorista...
É engraçado como tem umas coisas que a modernidade não dá jeito, e temos que optar pelos velhos métodos...kkk

weuller escreveu:Evandro pra tingir o carpete não precisa ferver ele com a tinta?
Igual o quando tinge calças jeans??

Abraço!
Nesse caso a tinta é "fria", específica para nylon, ou seja, se usa banho de imersão de água morna.

Diego Paiva escreveu:O carpete do classic não tinha muita terra... mas o do opala, pqp.... Cheguei a quebrar 1 cabo de vassoura, do tanto que bati nele, kkkkkk. Saiu muita terra, pra terem ideia, eu não conseguia mais ver o piso do chão de casa quando terminei... a terra cobriu tudo, kkk. Do classic tinha muita poeira, mas somente aquela poeirinha fina, terra tinha pouco.

Evandro, se eu fosse vc não tingiria esse carpete. Pq peças tingidas no início, ficam soltando tinta e até parar de soltar tinta.... já pensou, por exemplo, deixar o seu tênis branco todo preto? Ou pior, vc chama a dona patroa pra dar uma volta de monza e ela sujar a sandália, ou sapato, ou pior ainda, o pé com a tinta preta do carpete? kkkkkkkkkkkkkkkkk! Melhor nem pensar!

Sem falar que pode não ficar bom... e pra vc achar um carpete BOM, é bem compicado... O do classic tá meio azulado, deixei assim mesmo...
... Diego, depois desse seu toque vou abandonar o projeto do tingimento.
Visite meus tópicos de restauração:

Monza 500EF
viewtopic.php?f=43&t=26865

Monza S/R 2.0 89/89 Venezuela
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=20319

Monza S/R 2.0 S 88/88
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=16309
Evandro Monza SR
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3775
Registrado em: 18 Fev 2010, 23:03
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza 500EF - Restauração - ajuda com Ar Condicionado

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

Alguém tem alguma foto de um adesivo da CCS Regino Veículos, de S. Paulo ??? :?: :?: :?:

O 500tão foi faturado lá, mas eu não acho nenhuma foto de um adesivo de época. :smt017
Visite meus tópicos de restauração:

Monza 500EF
viewtopic.php?f=43&t=26865

Monza S/R 2.0 89/89 Venezuela
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=20319

Monza S/R 2.0 S 88/88
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=16309
monza90
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1031
Registrado em: 03 Out 2008, 11:53
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza 500EF - Restauração - ajuda com Ar Condicionado

Mensagem não lida por monza90 »

Evandro Monza SR escreveu:Alguém tem alguma foto de um adesivo da CCS Regino Veículos, de S. Paulo ??? :?: :?: :?:

O 500tão foi faturado lá, mas eu não acho nenhuma foto de um adesivo de época. :smt017
Ihh meu amigo, estamos no mesmo barco, eu também estou na procura de uma imagem de época da concessionária do meu.
Marcos

Monza Classic SE 1990 - Verde Juréia
Fotos: viewtopic.php?t=13402
Evandro Monza SR
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3775
Registrado em: 18 Fev 2010, 23:03
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza 500EF - Restauração - ajuda com Ar Condicionado

Mensagem não lida por Evandro Monza SR »

monza90 escreveu:
Evandro Monza SR escreveu:Alguém tem alguma foto de um adesivo da CCS Regino Veículos, de S. Paulo ??? :?: :?: :?:

O 500tão foi faturado lá, mas eu não acho nenhuma foto de um adesivo de época. :smt017
Ihh meu amigo, estamos no mesmo barco, eu também estou na procura de uma imagem de época da concessionária do meu.
Pois é ... conseguindo uma foto já fica fácil reproduzir... mas até agora nada... :-(
Visite meus tópicos de restauração:

Monza 500EF
viewtopic.php?f=43&t=26865

Monza S/R 2.0 89/89 Venezuela
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=20319

Monza S/R 2.0 S 88/88
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=16309
Responder