oleo mineral 20 50 api sm da gm?

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
Ronie Barbosa
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Re: oleo mineral 20 50 api sm da gm?

Mensagem não lida por Ronie Barbosa »

Boa tarde , bom na altese uma auto peças autorizada da Gm que vende peças horiginais aqui no Rio também tem esse óleo , garrafa horiginal gm preta óleo 20w50 api SM , também fiquei na dúvida e comprei o ac delco 20w50SJ .
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Rafaelo
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Re: oleo mineral 20 50 api sm da gm?

Mensagem não lida por Rafaelo »

Carlos A. Freire escreveu:Rafaelo, eu pelo menos sei disso, mas como já mencionei em outros tópicos sobre esse assunto, quem faz ou fazia para AC Delco era a Chevron, mesma empresa que faz ou fazia para Havoline. Nesses tópicos mencionei que embora a viscosidade entre AC Delco e Havoline sejam as mesmas, a "receita" ou composição desse óleos são diferente.
sim Carlos so to completando a informaçao, nao to direcionando pra ti rsrsrs, pq tem muita gente ainda acha que é a ACdelco e GM quem fabrica, assim como o oleo oficial Ford que eu uso no meu motor atual motor zero familia 2 fase 3 GM, pelo preço(bom e barato) é a Motorcraft mais ela so embala, nao tem refinaria a Ford nem a Motorcraft. quem faz o oleo é a Castrol pra Motorcraft e a Ford mete o logo la. e esta escrito atrás e no datasheet Castrol. problema que tem muita gente que é enganada com esse truque de markting. comprando um logotipo podendo pagar menos sem o logotipo direto do fabricante :wink: .

eu uso o 5W30 100% sintetico motorcraft(oficial da ford) oleo castrol, custa 20 a 22,00 enquanto o GM quase 30,00 o equivalente e tem a mesma classificação SL. e como no meu vai 5 litros da uma boa diferença no final. entao o pessoal tem que ver oque sai mais em conta, por isso falei que a marca(envasador) nao interessa.
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ambos sao identicos quimicamente e supostamente pra "aplicaçao diferente"(pega troxa) oque interessa é a parte tecnica do oleo, e isso quem nos diz é a norma SAE.
Carlos A. Freire escreveu:foi quando vi uma reportagem da GM dizendo que o óleo AC Delco tem a composição específica para queima dos motores GM, tendo fórmula diferente de óleos comuns, com relação a aditivação.
Voltei então a usar o AC Delco, que está clareando novamente, mas infelizmente não na mesma velocidade que escureceu.
hehehehehe serio mesmo? isso é marketing e das fortes!. quer dizer que cada motor queima diferente e tem metais diferente? nao existe isso Carlos hehehe oleo especial pra cada motor. isso é aquelas notas pra pegar o pessoal pra poder vender um tal oleo exclusivo kkkkkk.
só pq a GM diz isso nao quer dizer que seja verdade e que faça alguma diferença. todo oleo tem aditivo por igual sendo da mesma classificaçao. se pegar um SL(marca A) contra outro SLL(marca B) ambos sao quimicamente identicos a normal tecnica SAE esta dizendo isso. o resto é firula de marketing pra vender a tal da exclusividade.

é como tu me dizer que o oleo que eu uso(motorcraft by ford ops Castrol) nao da pra usar no GM familia 2 pq la tem um componente que se da melhor nos Ford. isso é bobagem, motor é motor, queima é queima, e oleo é oleo, oque importa é a classificaçao e aplicaçao. no mercado tem diversos 5W30 sintetico.
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Carlos A. Freire
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Re: oleo mineral 20 50 api sm da gm?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Então Rafaelo, no início achei que fosse marketing mesmo, mas depois comecei a comparar o AC Delco e o Havoline e eles tem coloração diferente mesmo, alguma coisa é diferente entre eles. Na prática, tem a coloração escurecida que fica o óleo na troca usando o Havoline e a cor amarela que fica o AC Delco. Isso comprovei na prática.
Usando o Havoline, o motor que era claro por dentro e o óleo, mesmo no km de troca, com AC Delco isso não ocorria e aos poucos está voltando a ser claro. O problema é que a velocidade em escurecer foi muito mais rápido do que agora para clarear.
Se mantivesse no mesmo estado escurecido, mesmo usando AC Delco, diria que era marketing mesmo, mas estou comprovando na prática que há sim diferença entre esses mesmo óleos do mesmo fabricante e com rótulos de marcas diferentes.
Com veículo álcool, não deve haver diferenças em visual, mas com motores gasolina como o meu, é fácil notar a diferença.

Abs,

Carlos Freire
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Rafaelo
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Re: oleo mineral 20 50 api sm da gm?

Mensagem não lida por Rafaelo »

Carlos A. Freire escreveu:Então Rafaelo, no início achei que fosse marketing mesmo, mas depois comecei a comparar o AC Delco e o Havoline e eles tem coloração diferente mesmo, alguma coisa é diferente entre eles. Na prática, tem a coloração escurecida que fica o óleo na troca usando o Havoline e a cor amarela que fica o AC Delco. Isso comprovei na prática.
Carlos tem ou tinham a mesma classificação SAE? pq tu sabe que SAE ou API é uma norma tecnica que classica os oleos mundialmente né. se a norma tercnica americana determinou que ambos os oleos que tu esta comparando são uma classificação identica então não existe diferença alguma entre ambos(senao seria diferente as classificaçao). agora se tu me dizer que eram de classificaçao diferente entao a coisa muda completamente de figura. a classificaçao leva em conta a viscosidade e aditivos tb, ja a coloração do produto é refutável. cada marca tem uma coloração de oleo novo.
Carlos A. Freire escreveu: Usando o Havoline, o motor que era claro por dentro e o óleo, mesmo no km de troca, com AC Delco isso não ocorria e aos poucos está voltando a ser claro. O problema é que a velocidade em escurecer foi muito mais rápido do que agora para clarear.
Se mantivesse no mesmo estado escurecido, mesmo usando AC Delco, diria que era marketing mesmo, mas estou comprovando na prática que há sim diferença entre esses mesmo óleos do mesmo fabricante e com rótulos de marcas diferentes.
o problema da tua avaliação Carlos é as variaveis, pelo visto esta avaliando pelo primeiro comparativo, e tem o agravante, cada vez mais teu motor vai carbonizar mais e mais pela idade, e fora oque falei da malha aberta. entao é sempre melhor se basear se tecnicamente se sao ou nao diferentes e quem nos diz isso é a classificaçao do oleo. nao to duvidando de ti por favor nao é isso. e sim pelas variaveis que estao contra a analise da cor do oleo.

esse oleo que uso motorcraft original ford é muito bom e barato. poupei 40,00 na diferença pro GM da mesma classificaçao. e se trata do mesmo oleo a norma diz isso. a embalagem nao importa oque diz e reportagens muito menos.
Carlos A. Freire escreveu:Com veículo álcool, não deve haver diferenças em visual, mas com motores gasolina como o meu, é fácil notar a diferença.
é isso que eu queria te falar, a avaliaçao nao é bem valida no teu caso, veja bem, a diferença no comportamento da cor do oleo com ele usado no teu caso pode ter sido uma coincidência. sao varios os motivos que influencia na cor dele(absorção de impureza como carbonização)

* teu motor assim como todo EFI multec 700 trabalha em malha aberta(permite ajuste e nao se ajusta automaticamente), ou seja teu motor nao tem um padrao de queima pre-estabelecido pela ECU mapeado, uma hora ta mais sujo outra mais limpo, nao tem sonda e portanto nao é monitorado a 'cada segundo' da queima, se tu mudar de posto a cada tanque ja muda completamente a regulagem fina do teu motor ,mesmo que tu tenha feita por analisador a regulagem anteriormente, isso reflete no estado oleo ja que varia muito a AFR da queima em esses motores. se ta mais rico encarde mais o oleo. mesmo que seja pouco a desregularem.

* no teu caso é motor de alta quilometragem pelo visto, entao tende a escurecer mais por natureza. o motor trabalha mais sujo queimando mais oleo mesmo que nao seja visual. a eficiencia dimuiu e um monte de coisa. nos temos um motor de alta quilometragem roda todo dia e tem 240,000 km originais e o oleo é escuro. e olha que é malha fechada monitorado pela sonda. e usa oleo semi sintetico sempre o mesmo, e nos trocamo a cada 5000 km oleo e filtro. entao pela cor nao diz muito.

* tem a relaçao da qualidade do combustivel, como disse antes, cada troca de posto, cada enchida de tanque tua AFR muda e a multec 700 malha aberta nao pode ajustar pra situaçao. e isso reflete no oleo(carbonizaçao)

tudo isso se reflete, infelizmente nao da pra avaliar dessa forma Carlos, nao é preciso. o importante é oque falei antes se ambos forem da mesma classificaçao é puramente marketing oque tu leu e oque tu relatou foi por acaso. agora se ambas as amostra forem de classificaçao diferente e muda a coisa por completo mesmo.

eu sei que existe por ex 5W30 de classificaçao diferentes com a mesma tecnologia sintetica por exemplo. poderia ser o teu exemplo. ae sim acredito na reportagem e o teu relato seria uma constante.


mais notou o exemplo que dei do meu caso? ambos sao 5W30, ambos sao sinteticos 100%, ambos sao de marcas diferentes, e ambos tem a mesma classificação SL. um fabricante diz que é pra motor Ford e outro pra GM kkkkkkkkkk comedia total isso. como o mesmo oleo pode ser diferente? é isso que nao concordo da reportagem que tu leu.

o oleo fica escuro pq absorve a carbonizaçao, por isso que a variaçao do funcionamento do motor influencia e muito, ainda mais um malha aberta como o monza. no alcool ele fica limpinho, e se for malha fechada fica muito limpo ate a troca, e se for wideband quase nao encarde. tudo é relativo
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coy
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Re: oleo mineral 20 50 api sm da gm?

Mensagem não lida por coy »

Aproveitando o assunto, tenho de fazer a terceira troca de oleo de meu novo motor, estava usando o lubrax tecno semi sintetico 15w40.
Seria viavel para meu motor o uso deste oleo sintetico mototcraft?
Lembrando que meu cabeçote continua o "antigo".
Rafaelo quanto esta pagando neste oleo?
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Re: oleo mineral 20 50 api sm da gm?

Mensagem não lida por Rafaelo »

reparem a diferença que falei antes mesmo sendo o mesmo oleo 5W30. esse é sintetico, 5W30 e tem a classificaçao SM. portanto diferente se tratando do mesmo oleo que falei antes no meu exemplo motorcraft X GM que sao identicos 5w30 e SL.
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outro, o mesmo porem SN
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talvez seja o caso do Carlos de sua avaliação e uma parte da reportagem. se realmente forem de classificaçao diferentes entao ta explicado. mesmo se tratando do mesmo "oleo", so ainda nao concordo com componente especial no oleo pra tal motor de tal fabricante hehehe. pq simplesmente toda montadora diz sempre a mesma coisa(by isso by aquilo) :D pq será.

nos temos um I30 2010 e meu pai rompeu a exclusividade. tava atrelado ate a mudança de oleo vejam so. advinha senao perdia a garantia 5 anos se trocar de marca de oleo e nao comprar deles! tem muita sacanagem que pega muita gente. falei pro meu velho manda se ferra e mete outro oleo bom. foi oque fizemos.

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Coy, esse que eu uso nao atende o teu cabeçote de alto atrito atual. o 5W30 é um oleo extremamente fino especial pra motores roletados que é delicado os tucho e rolete, tanto que é recomendável pra ele no manual ate o fim de sua jornada(retifica). se teu cabeçote for novo ate poderia tentar, mais nao é indicado.

o motorcraft Castrol 5W30 é 100% sintético, teria que limpar teu sistema todo pra nao contaminar, caso queira testar. talvez funcione sem bater. eu deixei quase 70 dias parado e ao religar nao bateu nada de tucho, tudo bem é novo, mais mesmo assim motor novo pode bater ao ligar. gostei do oleo e tem um bom preço.

paguei na epoca 110,00 5 litros bem mais barato que o GM idêntico SL, pagaria uns 145,00 pelos 5 litros na epoca. nessa nao me pegam, pode falar oque quiser a GM sobre seu óleo magico, meu oleo ta la parece novo(tirando a borra do alcool devido a quantidade de programaçao da ECU e o baixo tempo com ele aquecido a ponto de evaporar), e nem limalha tem no oleo. e olha que ja ficou mais de 3 horas ligado contando tudo ate hoje facilmente ja passou disso.
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coy
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Re: oleo mineral 20 50 api sm da gm?

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Sendo assim vou manter as especificações que estou usando atualmente.
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Re: oleo mineral 20 50 api sm da gm?

Mensagem não lida por samukanj »

boa noite pessoal!
se tem esse oleo na altese nao deve ser picaretagem, eu coloquei ele ontem no carro e vou observar...
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