falhando frio, consumo alto, retifica de cabeçote?

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
dattilio
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 27
Registrado em: 03 Nov 2013, 17:48
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

falhando frio, consumo alto, retifica de cabeçote?

Mensagem não lida por dattilio »

Senhores, sou propietário de um monza 92/93 Classic SE

Quando o carro está frio, ou seja, quando acabo de ligar o monza parece um v8, fica pipocando o escapamento e no computador de bordo no consumo instantâneo vai para 4.4 litros/horas, a medida que o motor vai esquentando o consumo no computador de bordo vai caindo e quando o carro está completamente quente este consumo cai. Quando estou parado fica em 1.1 litros/horas, ou seja, diferença gigantesca.

Com isso o consumo do Monza está altíssimo, para terem uma ideia ele está fazendo na cidade média de 4.5km/l trajeto curto. 6,5km/l quando pego avenidas e uns 10 km/l em pista.

Quando o carro está frio ele tbm não desenvolve e se eu tentar pisar o carro afoga, uma vez inclusive, o carro afogou e não pegava de forma nenhuma, o mecânico desafogou regulou a bomba de combustível e também a injeção, o carro melhorou, porém os problemas permaneceram.

Desse modo ele me informou que o problema era o cabeçote e que tinha passado um kadett por lá com os mesmo sintomas e só resolveu com a retifica. Eu não entendo muito, mas ele me informou que poderia ser uma válvula que não estivesse vedando e tals.

Queria saber dos monzeiros se realmente esse problema de consumo alto e falhas frio tem relação com isso e se será necessário trocar o cabeçote?

lembrando que após esquentar o monza parece carro zero, anda bem responde quando precisa e sempre que pego estrada não faz barulho nenhum e consigo manter velocidade médias altas.

agradeço desde já. :(
RBMartins
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1736
Registrado em: 06 Jun 2013, 16:42
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: falhando frio, consumo alto, retifica de cabeçote?

Mensagem não lida por RBMartins »

tive problema semelhante e no meu caso era o sensor map (controla a pressão no coletor) e o sensor de temperatura da injeção (regula o quanto injetar de combustivel levando em conta a temperatura do motor, injeção maior no frio e menor com o motor quente).
o que o mecanico falou de vávulas, acontece no caso de válvula presa, deixando o desempenho mais amarrado, mas antes de abrir o motor esgote todas as possibilidades passando scanner na injeção (detecta os problemas nos sensores), vendo o ponto da correia dentada (sincronismo das polias do motor), estado das velas e cabos, tampa do distribuidor, o rotor dele, etc...
ex-Monza GLS 1995 Azul Cezanne Perolizado: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=27249
dattilio
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 27
Registrado em: 03 Nov 2013, 17:48
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: falhando frio, consumo alto, retifica de cabeçote?

Mensagem não lida por dattilio »

Entendi, então nesse caso eu levarei em outro mecânico para fazer todas essas verificações. desde quando comprei o Monza sempre levei no mesmo e ele já mexeu na injeção duas vezes.

A primeira vez foi para passar no controlar, o nível de CO estava muito alto e ele me disse que era necessário trocar o bico, recordo que ele me falou que havia posto o do 1.6, fui até lá e passei no controlar, quando retornei ele colocou meu bico novamente. e fez a regulagem da injeção falando que o sensor MAP estava bom.

A segunda foi quando o carro ficou afogado, ele passou no Scanner e disse que estava tudo bem, só havia uma alteração na bomba de combustível que estava com uma vazão maior que a indicada, ele regulou, deu uma pequena melhora, mas o principal problema continua.


Amigão, o consumo que informei ai está muito alto mesmo né?

depois que vc conseguiu consertar o problema qual está sendo sua média de consumo ?
dattilio
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 27
Registrado em: 03 Nov 2013, 17:48
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: falhando frio, consumo alto, retifica de cabeçote?

Mensagem não lida por dattilio »

ah recordei tbm que este mecânico já trocou uma vez a correia dentada

amarrado o carro só fica frio, depois que esquenta é uma beleza, esses dias peguei a ayrton senna havia 6 pessoas no monza e fui na faixa da esquerda e consegui pegar sem pisar muito 160 km/h.

por isso fico com essa cisma. E as válvulas lembro que ele me falou que o carro melhora depois de quente. porque há uma dilatação das válvulas devido ao imenso calor do motor que veda e o problema acaba, porém após esfriar novamente os problemas retornam, inclusive, se eu por exemplo usar o carro desligá-lo e ligá-lo novamente sem que ele esteja totalmente frio, ele não falha e os pipocos no escapamento tipo v8 não acontecem.
RBMartins
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1736
Registrado em: 06 Jun 2013, 16:42
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: falhando frio, consumo alto, retifica de cabeçote?

Mensagem não lida por RBMartins »

dattilio escreveu:Entendi, então nesse caso eu levarei em outro mecânico para fazer todas essas verificações. desde quando comprei o Monza sempre levei no mesmo e ele já mexeu na injeção duas vezes.

A primeira vez foi para passar no controlar, o nível de CO estava muito alto e ele me disse que era necessário trocar o bico, recordo que ele me falou que havia posto o do 1.6, fui até lá e passei no controlar, quando retornei ele colocou meu bico novamente. e fez a regulagem da injeção falando que o sensor MAP estava bom.

A segunda foi quando o carro ficou afogado, ele passou no Scanner e disse que estava tudo bem, só havia uma alteração na bomba de combustível que estava com uma vazão maior que a indicada, ele regulou, deu uma pequena melhora, mas o principal problema continua.


Amigão, o consumo que informei ai está muito alto mesmo né?

depois que vc conseguiu consertar o problema qual está sendo sua média de consumo ?
o que ele falou que colocou em 1.6 foi o indice do regulador de CO (1,6 V = 1600 mV) ou foi bico de Monza 1.6?
agora falar sobre consumo é meio complicado, varios fatores influem mas o que eu acho normal serai um Monza EFI 2.0 gasolina gastar por volta de 7-8 km/l....
ex-Monza GLS 1995 Azul Cezanne Perolizado: http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=27249
dattilio
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 27
Registrado em: 03 Nov 2013, 17:48
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: falhando frio, consumo alto, retifica de cabeçote?

Mensagem não lida por dattilio »

então ele disse que colocou o bico 1.6, mas eu não me recordo se foi de monza.
Responder