Bom dia amigos! Tudo bem?
Que saudades desse forum... rs Vendi meu Monza há muitos anos atrás mas confesso que tenho vontade de ter outro.
Mas, o assunto aqui é outro. Recentemente coloquei injeção eletrônica no meu Opala e usei uma TBI do Monza/S10 EFI, entretanto estou tendo um problema, a regulagem da marcha lenta "original" é meio elevada para o Opala, principalmente depois de fazer uns ajustes na central, aí ao reduzir a aceleração em lenta tenho notado que algumas vezes a borboleta não fecha totalmente, deixando o carro levemente acelerado. Dando alguns toques no acelerador ela volta, mas queria saber como eu poderia estar solucionando isso.
Alguém já teve algum problema semelhante?
Abraços!
Mola de retorno da borboleta da TBI
-
- Membro Classic (Nível 7)
- Mensagens: 857
- Registrado em: 12 Dez 2006, 16:20
- Cidade: Cuiaba
- Estado: Mato Grosso-MT
- Modelo: Não tenho Monza :(
- Motor: Outro
- Ano: 1983
- Combustível:: Etanol
- Injeção: EFi
Mola de retorno da borboleta da TBI
Isaque&Rebeca:
'83 Chevy Opala Comodoro Cupê 2500 EFI álcool [DailyUse]
'84 Chevy Caravan Comodoro 2500 gasolina ( 4100 detected! :O )
EX-** '95 Chevy Monza GL 2.0 alcool segundo dono, saudades!
EX-** '79 Ford Galaxie Landau 302 V8 saudades!
'83 Chevy Opala Comodoro Cupê 2500 EFI álcool [DailyUse]
'84 Chevy Caravan Comodoro 2500 gasolina ( 4100 detected! :O )
EX-** '95 Chevy Monza GL 2.0 alcool segundo dono, saudades!
EX-** '79 Ford Galaxie Landau 302 V8 saudades!
- Carlos A. Freire
- MODERADOR
- Mensagens: 17765
- Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
- Cidade: SAO PAULO
- Estado: São Paulo-SP
- Modelo: Monza GLS
- Motor: 2.0
- Ano: 1996
- Combustível:: Gasolina
- Injeção: EFi
Re: Mola de retorno da borboleta da TBI
Olá Fastback. Andou sumido por muito tempo, hein?
No Monza EFI o ajuste da marcha lenta é feito através de programação da IE. No batente da borboleta no TBI tem um parafuso lacrado, mas se mexer nele, pelo menos no Monza vai arrumar para cabeça.
O mesmo ocorre se alterar o ajuste que tem no cabo, lá no pedal do acelerador. Por que? A programação da IE tem seu valor determinado, algo próximo de 930rpm por exemplo. Se alterar a borboleta ou o pedal, não vai acelerar, pois a IE vai tentar compensar para o valor que ele recebeu de programação. Não sei exatamente qual IE colocou nesse Opala, mas se for digital, o ajuste é na programação.
Se a borboleta estiver enroscando, pode estar com folga lateral, como ocorre em carburadores e necessitando alguma intervenção ou reparo. Tem que identificar se é o cabo enroscando ou a borboleta.
Aplique um desengripante no eixo da borboleta e veja se resolve pelo menos por algum tempo.
Abs,
Carlos Freire
No Monza EFI o ajuste da marcha lenta é feito através de programação da IE. No batente da borboleta no TBI tem um parafuso lacrado, mas se mexer nele, pelo menos no Monza vai arrumar para cabeça.
O mesmo ocorre se alterar o ajuste que tem no cabo, lá no pedal do acelerador. Por que? A programação da IE tem seu valor determinado, algo próximo de 930rpm por exemplo. Se alterar a borboleta ou o pedal, não vai acelerar, pois a IE vai tentar compensar para o valor que ele recebeu de programação. Não sei exatamente qual IE colocou nesse Opala, mas se for digital, o ajuste é na programação.
Se a borboleta estiver enroscando, pode estar com folga lateral, como ocorre em carburadores e necessitando alguma intervenção ou reparo. Tem que identificar se é o cabo enroscando ou a borboleta.
Aplique um desengripante no eixo da borboleta e veja se resolve pelo menos por algum tempo.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
São Paulo-SP
-
- MODERADOR
- Mensagens: 7320
- Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
- Cidade: Goiânia
- Estado: Goiás-GO
- Modelo: Não tenho Monza :(
Re: Mola de retorno da borboleta da TBI
Olha aí quem apareceu! Bem vindo novamente, Fast!
Sobre sua dúvida, o professor já respondeu. Mas pelo que vc disse, parece que nem é problema de mapeamento mesmo e sim da borboleta enroscando. Como vc está conseguindo mexer no mapa da central?
Só uma dúvida: que bico que vc está usando? Se não me engano, não existe S10 EFI álcool. O bico tá arrombado ou tá rodando com mistura pobre?
Sobre sua dúvida, o professor já respondeu. Mas pelo que vc disse, parece que nem é problema de mapeamento mesmo e sim da borboleta enroscando. Como vc está conseguindo mexer no mapa da central?
Só uma dúvida: que bico que vc está usando? Se não me engano, não existe S10 EFI álcool. O bico tá arrombado ou tá rodando com mistura pobre?
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
-
- Membro Classic (Nível 7)
- Mensagens: 857
- Registrado em: 12 Dez 2006, 16:20
- Cidade: Cuiaba
- Estado: Mato Grosso-MT
- Modelo: Não tenho Monza :(
- Motor: Outro
- Ano: 1983
- Combustível:: Etanol
- Injeção: EFi
Re: Mola de retorno da borboleta da TBI
É meus amigos, de certa forma fico até feliz em "ter problemas" pra postar novamente aqui. rs
Então Carlos, a central utilizada é uma Pandoo Pulser Plus, versão de entrada das injeções eletrônicas, justamente voltada para projetos de baixo custo, como o meu que é monoponto. Ao contrário do Monza, ela não trabalha com um motor de passo na marcha lenta, controlando com mais exatidão a rotação à ser alcançada. Inclusive, removi todo o miolo do atuador de marcha lenta original dessa TBI para fazer dele um simples canal por onde passa o ar vindo de uma solenóide (da valvula canister do Omega/Kadett) controlada pela central que simplesmente abre ou fecha em determinadas situações.
Além da solenóide de marcha lenta o máximo que posso fazer para alterar a marcha lenta é engordar a mistura, mas aí é um prejuízo um tanto quanto desnecessário, considerando que o foco é não desperdiçar combustível. rs
Acredito que o problema seja a borboleta, pois ela ficou "a vida inteira" numa determinada posição e quando eu diminuí seu ponto de apoio pode ser que o "vício" da mola ou mesmo o desgaste do material da TBI tenham causado esse pequeno impasse. Não tinha pensado no desengripante! Vou tentar e posto os resultados.
Zé, o bico usado é o do Monza a alcool, o Delphi branco. Pela segunda vez tive que comprar um desses... Lembra da conversão do Monza? rs Pois é... E, pelo o que ví, fiz algo extremamente exagerado pois este bico (Branco) dá conta de alimentar o 6 cilindros à gasolina. No alcool já fica um pouco complicado! hehehe
Vou postar algumas fotos do projeto... Detesto quando colocam algo interessante, sem fotos. É como comer um doce e não sentir o gosto! rs
Abraços!
Então Carlos, a central utilizada é uma Pandoo Pulser Plus, versão de entrada das injeções eletrônicas, justamente voltada para projetos de baixo custo, como o meu que é monoponto. Ao contrário do Monza, ela não trabalha com um motor de passo na marcha lenta, controlando com mais exatidão a rotação à ser alcançada. Inclusive, removi todo o miolo do atuador de marcha lenta original dessa TBI para fazer dele um simples canal por onde passa o ar vindo de uma solenóide (da valvula canister do Omega/Kadett) controlada pela central que simplesmente abre ou fecha em determinadas situações.
Além da solenóide de marcha lenta o máximo que posso fazer para alterar a marcha lenta é engordar a mistura, mas aí é um prejuízo um tanto quanto desnecessário, considerando que o foco é não desperdiçar combustível. rs
Acredito que o problema seja a borboleta, pois ela ficou "a vida inteira" numa determinada posição e quando eu diminuí seu ponto de apoio pode ser que o "vício" da mola ou mesmo o desgaste do material da TBI tenham causado esse pequeno impasse. Não tinha pensado no desengripante! Vou tentar e posto os resultados.
Zé, o bico usado é o do Monza a alcool, o Delphi branco. Pela segunda vez tive que comprar um desses... Lembra da conversão do Monza? rs Pois é... E, pelo o que ví, fiz algo extremamente exagerado pois este bico (Branco) dá conta de alimentar o 6 cilindros à gasolina. No alcool já fica um pouco complicado! hehehe
Vou postar algumas fotos do projeto... Detesto quando colocam algo interessante, sem fotos. É como comer um doce e não sentir o gosto! rs
Abraços!
Isaque&Rebeca:
'83 Chevy Opala Comodoro Cupê 2500 EFI álcool [DailyUse]
'84 Chevy Caravan Comodoro 2500 gasolina ( 4100 detected! :O )
EX-** '95 Chevy Monza GL 2.0 alcool segundo dono, saudades!
EX-** '79 Ford Galaxie Landau 302 V8 saudades!
'83 Chevy Opala Comodoro Cupê 2500 EFI álcool [DailyUse]
'84 Chevy Caravan Comodoro 2500 gasolina ( 4100 detected! :O )
EX-** '95 Chevy Monza GL 2.0 alcool segundo dono, saudades!
EX-** '79 Ford Galaxie Landau 302 V8 saudades!
-
- MODERADOR
- Mensagens: 7320
- Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
- Cidade: Goiânia
- Estado: Goiás-GO
- Modelo: Não tenho Monza :(
Re: Mola de retorno da borboleta da TBI
Agora começamos a entender o que se passa. Achei que vc estava usando a central do Monza mesmo. Como está com a Pandoo, fica MUITO mais fácil regular tudo.
Fala com o Rafaelo, que ele tá mexendo com a programação da IE do Monza dele. Certamente ele te passará algumas dicas valiosas.
Fala com o Rafaelo, que ele tá mexendo com a programação da IE do Monza dele. Certamente ele te passará algumas dicas valiosas.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!