Vectra CD 1995 2.0 8v - Malagoli

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Malagoli
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Re: Vectra CD 1995 2.0 8v - Malagoli

Mensagem não lida por Malagoli »

Senta que lá vem post longo.... rs

Bom, vamos lá..... últimas novidades acerca da reforma de interior que estou fazendo no Vectra;

No final de semana passado eu 'ataquei' o carro com o intuito de finalizar de uma vez por todas, os acabamentos do painel e das colunas dianteiras.

A régua do difusor de ar do painel tinha uns riscos e marcas de chave de fenda, que sempre me incomodou. Pequenos detalhes, mas que ficam na cara do motorista. Também tinha que re-fixar as telinhas dos tweeters, que haviam sido coladas com cola contato, em algum ponto da vida do carro .. (Amiguinho Robson Lott, foi você? hahaha) .. estavam bem fixas no lugar, porém a cola amarelada saltando das bordas delas sempre me deixaram com a pulga atrás da orelha. E pra completar o "pacote", os acabamentos da coluna A tinham sido recobertos com um tecido que mais parecia com as minhas velhas meias de escola... éeeeee Robson! kkk

Me desculpem a falta de imagens desse dia. Eu normalmente saio fotografando estes pequenos processos, mas eu acho que estava tão preocupado em não quebrar estas peças, que deixei as fotos de lado. Todos os itens que encostei neste dia são verdadeiras relíquias entre os proprietários de Vectra A. Mas aí vão umas 'gerais' daquele dia:

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E este tecido 'saltando' as bordas da régua? Não dava pra aturar também né, rs ..

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Tudo isso foi refeito no maior capricho possível, usando um tecido mais fino e mais apropriado, tanto para as colunas quanto esta borda da régua (Funciona como um anti-ruído, então era importante encapar novamente). Também fiz um reforço nas presilhas dos acabamentos da coluna A com uma fina camada de fibra de vidro, pois alguns encaixes estavam se esfarelando, literalmente.


Finalizando essa etapa envolvendo o painel ali .. o próximo processo é um tanto mais trabalhoso, e ainda está em andamento.


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Na Segunda Feira, um amigo do Clube do Vectra aqui de BH me passou os bancos do Vectra CD 1997 que ele está desmanchando. Eu vinha projetando isto já a alguns meses, mas esse conjunto de bancos é outra coisa que simplesmente 'caiu do nada' neste momento. Veio em boa hora, pois como estou reformando os forros de porta, já posso aproveitar para igualar a forração. Porém...... colocar bancos de Vectra B em Vectra A não é tarefa das mais fáceis, saga que pode ser acompanhada abaixo.

Os bancos estavam em boas condições, mas precisam de cuidados.. tanto em limpeza, quando reparos em acabamentos, tecido e espuma. Essa parte cosmética será a última etapa, já que antes eu tenho que desenvolver uma solução para colocar a estrutura dos bancos no Vectra. Já os desmontei e estou preparando tudo para uma bela geral, em quanto trabalho na estrutura dos bancos:

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O traseiro vai ficar esperando sua hora.. primeiro é solucionar a montagem dos dianteiros, rs:

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Bom... como não posso parar o carro durante a semana, eu aproveitei minhas brechas para ir mexendo no banco dianteiro do lado do passageiro. Ele é diferente do lado do motorista, devido ao mecanismo de regulagem de altura, então boa parte do processo deste lado não será igual, no outro... o que pode atrasar mais um pouco todo o processo, rs...

Pra entenderem, vamos colocar por partes: Bancos de carros são separados em 2 partes estruturais: "Sub Frame", onde ficam os trilhos e cinto de segurança, e Base do Assento, onde ficam assento, encosto e ajustes ergonômicos.

No Vectra A e similares (Monza, Kadett, Corsa B..) .. Os bancos são montados em peças separadas. O trilho é fixado por 4 parafusos angulares no assoalho, e a base do assento é fixado ao trilho por 4 parafusos horizontais, um em cada extremidade do assento.

Diferente do Vectra A, no Vectra B, todo o mecanismo faz parte de um único conjunto, onde a base do assento é fixada por rebites nas guias do trilho. Pra 'piorar', o sistema usa cintos de segurança com pré-tensionadores, logo, o conjunto é muito mais robusto que o padrão antigo. São pelo menos 10 rebites enormes em cada assento, contra 4 simples parafusos do sistema antigo. Que evolução em segurança separa uma geração de Vectra pra outra... perceberam?

A primeira parte então... foi "limpar" todo este sistema mega-parrudo das bases de assento do Vectra B. Não é apropriado adaptá-los no Vectra A, uma vez que tal modificação demandaria mudanças drásticas no assoalho do carro. "Sem chances!".

Primeira parte sai facinho. São a porção inferior dos trilhos do Vectra B, quais são fixados no assoalho por 4 parafusos verticais:

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Trilhos removidos, eles revelam a quantidade de rebites que fixam a estrutura inferior na base do assento:

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Aí começa a árdua tarefa de desbastá-los e separá-los da base:

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Sofridos minutos, muito barulho e limalhas depois... os "sub frames" do Vectra A, ao lado do Vectra B:

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Nesta foto eu já havia removido o sistema de pré-tensionador da trava do cinto. Na verdade foi o primeiro componente que separei da estrutura, não queria passar pelo risco de detoná-lo no processo! ..

Próxima parte, é "limpar" a base do assento para abrir espaço para o sistema de trilhos do Vectra A. Parte de cima na foto já cortada, e finalizando o corte da parte inferior:

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Tudo limpo:

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Lembrar que uma coisa é disco de desbaste, outra coisa é disco de corte. Baita sistema de abrasivos, no fim das contas foi moleza cortar tanto aço.. esse montinho ali atrás é limalha tirada só deste lado do banco, rs

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Depois de muito medir e planejar, cheguei na melhor solução para a montagem dos trilhos. Essa hora é crucial para o resultado do projeto, deve-se calcular altura e inclinação do assento, além de conseguir posicionar tudo num espaço que permita o uso dos ajustes e fixação adequada tanto do assento, quando do cinto. Com segurança não se brinca!

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E aqui o resultado depois de dois dias de luta pra conseguir montar o banco do passageiro no carro:

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Lembrando que eu não estou realizando nem o mínimo furinho no meu carro para colocá-los. É prioridade número 1 manter a estrutura deste carro sempre original, não furo, não corto... só encaro processos que possam ser revertidos. No caso dos bancos, eu praticamente estou fabricando um novo sub-frame para os bancos dianteiros, limitando a alteração somente aos bancos em si.


Bom, neste dia eu tinha ido dormir com uma missão terminada, a de colocar o banco dianteiro direito... isso significou pra mim uma coisa bem importante: A capacidade de fazer acontecer, rs .. pois bem, eu não sabia que o pior ainda vinha pela frente.

Eu sempre tive a consciência de que o banco do motorista seria o mais problemático. Eis os motivos:

1 - Estrutura e Trilhos completamente diferentes, como no banco do carona..
2 - Mecanismo da regulagem de altura do banco, completamente diferente do Vectra A
3 - Necessidade de manter o mecanismo de regulagem do Vectra B, por causa de acabamento externo do banco
4 - Necessidade de "Mesclar" os mecanismos de regulagem de altura do Vectra B e regulagem de profundidade do Vectra A .. algo nunca imaginado pela montadora né?

Bom, com isso tudo em mente... eu comecei o dia tirando o banco original do motorista de dentro do carro, virando-o de cabeça para baixo, e colocando-o ao lado do banco do motorista de Vectra B, que também já estava de cabeça pra baixo. Fiquei analisando minuciosamente cada milímetro do problema a ser enfrentado, papel na mão, caneta na mão, e fita métrica para medir e anotar qualquer observação importante. Quando tudo estava esquematizado, ataquei o banco do Vectra B:

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O plano foi o seguinte: Soltar todo o sistema de trilho e cinto de segurança do assento, mantendo somente o mecanismo de regulagem de altura inalterado.

Pra fazer isso, o processo foi bem semelhante ao banco do passageiro... diferente do Vectra A, onde toda a estrutura dos bancos é fixada por parafusos, no Vectra B os bancos tem a estrutura fixada por rebites mais largos que parafusos.... logo, segue o processo de livrá-los das partes que eu precisava reaproveitar. 4 pontos, um em cada canto, separava o trilho do mecanismo de regulagem de altura. Felizmente o mecanismo do cinto estava travado em um destes pontos, então foi tirar um pra soltar os dois, o cinto e o trilho, rs

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Nota que estes pontos de fixação serão reutilizados... logo, não tirei material das peças para não correr o risco de fragilizá-las... somente desbastei o necessário para efetuar a remoção dos rebites. Os 4 pontos, em detalhe:

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Feito isso.. foi só dar uma alavancada em cada ponto, que a estrutura se desprendeu completamente do regulador de altura:

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Do outro lado da brincadeira.. no banco de Vectra A, o processo, como mencionei.. é muito mais simples. Somente 4 parafusos fixam a estrutura inferior do assento:

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Mas o problema aqui era outro... isolar o sistema de regulagem de altura, deixando somente a regulagem de profundidade (E consequentemente, trilhos).

Comecei desmembrando as partes... e trombei com uma grata surpresa! .. A empresa por trás da regulagem de altura dos bancos de Vectra A, é nada menos que a nossa digníssima Recaro! ..

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Bom, feito isso... eu tive que isolar o sistema de regulagem de altura do trilho. No caso deste mecanismo da Recaro, ele é um mero 'parasita' no trilho, mais ou menos como a base do cinto de segurança. Ele fica preso no trilho através de 3 pontos de solda (Tack weld), que com uma breve esmerilhada, bem em cima destes pontos, tornou possível a remoção do conjunto, preservando as peças originais, tanto o regulador de altura, quanto o trilho.


Passado todo o processo de 'limpeza' das peças ... minha régua, caneta, trena e pedaços de chapa entrou em ação novamente, para bolar os adaptadores necessários. Algumas (muitas) horas de trabalho depois.... finalmente consegui instalá-los no carro, com todos os sistemas de regulagem de profundidade (Vectra A) e regulagem de altura (Vectra B) em pleno funcionamento!

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> Sobre os adaptadores que eu fiz, assim que levar pra soldá-los e fazer o acabamento final, eu tiro fotos e explico mais detalhadamente;


... feito essa parte de estrutura dos bancos dianteiro .. eu tinha que partir pra lavagem dos tecidos né? Isso é um processo que deve levar em torno de 2 a 3 dias até estarem secos, então já era hora de terminar de separá-los das espumas e deixar de molho na água com sabão em pó.. e amaciante, haha

Singela imagem exatamente da hora que terminei de soltar o tecido do banco traseiro... e destas malditas argolinhas. É um parto tirar isso!

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Só de colocar as capas de molho.. dá pra ver a sujeira na cor da água. E olha que nem comecei a esfregar ainda, vão ficar de molho assim até amanhã:

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Bom no dia seguinte, comecei o dia olhando para o céu... felizmente fez um sol bem forte o dia todo... ou seja, luz verde e oportunidade ideal pra lavar todos os tecidos.

Lembram das peças que havia botado de molho ontem né ... olha a cor da água:

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Eu nunca passei por um processo de lavagem de bancos sem ficar surpreso com tamanha sujeira que saem deles... sempre é a mesma história.

Virar a noite deixando eles de molho ajuda a soltar bastante a sujeira. Depois é questão de drenar essa água imunda, fazer uns 4 enxágues por peça (Haja água!), e só quando a água começar a clarear, passar para a lavagem com escova e sabão em pó:

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Depois de lavar bem cada peça, foi só deixar secando durante o dia.. ainda bem que as lavei bem cedo, agora a noite já estava quase todas as peças secas. Somente os encostos do banco traseiro, que lavei na parte da tarde, ainda não secaram completamente..

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Aliás, hoje eu tive que sair pra buscar material para um trabalho do jeito que o carro estava.. somente montei o sistema do cinto de segurança no banco do motorista e os encostos de cabeça (Para ficar "dentro da lei"), fixei bem o assento, e rodei por quase 55 km... foi um ótimo test drive, e uma ótima experiência. Mesmo sem as capas no banco, que ajudam a dar 'firmeza' nas espumas, a ergonomia e posição em dirigir está perfeita!.. se fechar os olhos, dá pra dizer que está em um Vectra B de verdade, hahaha

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Bom, daí já agora a noite.. peguei todas as capas que já estavam completamente secas para fazer a montagem.

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Resumidamente, deu pra encapar todos os assentos. Segue o processo:

Minhas já velhas companheiras e conhecidas ferramentas para este tipo de trabalho: Abraçadeiras de nylon, alicate de bico fino e alicate de corte;

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A maneira que faço é assim:

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Passo as abraçadeiras por todas as hastes de fixação, usando abraçadeiras de 3,6mm nos pontos mais críticos (Onde existiam as argolinhas da fixação original), e 2,5mm nos pontos de apoio 'secundários' (Que coloco a mais, só por segurança). O resultado é perfeito, e muito durável..

Abraçadeira passada nos assentos, eu simplesmente faço uns furinhos na aba de fixação das capas, passo elas, prendo, estico, e depois corto os excessos:

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E pronto, fica do jeitinho que era antes...:

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Só resta detalhar a instalação dos bancos traseiros agora... mas a história ali está sendo um tanto longa e ainda não terminei. No feriado desta semana vamos ver se eu consigo finalizá-lo.. assim como começar a fazer as novas forrações de porta.

Mais engraçado é que eu deixei o banco traseiro por último, achando que seria o mais 'plug n' play' de todos eles..... Leve engano, foram simplesmente os que deram mais trabalho pra montar, e ainda faltou fabricar alguns suportes. Fazendo essa modificação drástica no interior do carro, sem cortar ou furar nada na carroceria original, está gerando a necessidade de fabricar muitos destes adaptadores.. posiciona num canto da peça, e estende até o ponto necessário para fixação nos pontos originais da carroceria.. tomando cuidado no alinhamento, altura.. e por aí vai.

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Uma vez que todo este trabalho estiver finalizado, eu posto minhas considerações finais sobre o assunto e conselhos para quem queira fazer o mesmo... afinal, o assoalho de Monza e Vectra A são iguais, logo, o procedimento é o mesmo.

:ok:
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Re: Vectra CD 1995 2.0 8v - Malagoli

Mensagem não lida por RicardoDS »

Caramba, belo trabalho Rafael!
Interior vai ficar muito confortável, tenho um Vectra B aqui, os bancos são sensacionais.
Mecânica 16v também vai muito bem.
Não sou muito fã de cambio automático, mas bateu uma pena em saber que esse aí não resistiu a idade.
Fiquei um tempo fora, quero ver se volto a acompanhar o trabalho do pessoal.
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Re: Vectra CD 1995 2.0 8v - Malagoli

Mensagem não lida por Leocastro »

Cara, as "enforca gato", são melhores de usar que as argolas metalicas? Vou lavar os bancos do meu Monza na próxima semana. Gostei das fitas.
Já vi, senão me engano o vrsilva usando elas em um banco.
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Re: Vectra CD 1995 2.0 8v - Malagoli

Mensagem não lida por 500EF »

Fiquei cansado só de ler... kkkkkk

Que trabalheira danada...

E que coragem de encarar um trampo desses.

Parabéns!
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Re: Vectra CD 1995 2.0 8v - Malagoli

Mensagem não lida por José Leal »

Aí tem força de vontade para fazer, viu?!

Certeza que vai ficar bem legal. Aguardando mais novidades.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
vitormenezes9
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Re: Vectra CD 1995 2.0 8v - Malagoli

Mensagem não lida por vitormenezes9 »

Parabens pela empreita..
Tambem tirei as capas para lavar,usei os "Tairapes"(Enforca gato) para fixar o tecido,bem mais facil e pratico!
Vitor Menezes

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Re: Vectra CD 1995 2.0 8v - Malagoli

Mensagem não lida por vrsilva »

E aew! Falaram meu nome apareci... Kkkkkk...

Realmente usei essas contas enforca gato, usei umas que o cara disse ser usada pelo pessoal que põem aqueles anúncios gigantes em lona esticados, que alem do peso do material suporta bons ventos.

Trampo fino aí na troca dos bancos em Malagoli, porém uma coisa fiquei decepcionado, a estrutura parece ser exatamente a mesma que a do vectra A e Monza pós 94, que no caso do Monza é muito ruim esses bancos pois a estrutura do banco tem nas extremidades uma barra bem avançada pra trás que é muito desconfortável pra quem anda atrás, pois pega bem no ponte onde os joelhos normalmente ficam... E o Monza não é tao generoso no espaço pros ocupantes traseiros.

Sobre a etiqueta recaro, não é só o sistema de regulagem não, todo o banco dos vectra A CD e gsi são fabricados pela recaro, no gsi os bancos sao de fibra inclusive, ao invez de esouma que esfarela e fica murcha com o passar dos anos...

Mas ta top, vou acompanhar...
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Malagoli
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Re: Vectra CD 1995 2.0 8v - Malagoli

Mensagem não lida por Malagoli »

Obrigado aí pessoal, pelos elogios, sugestões, críticas e comentários, rs

Sobre os enforca gatos no lugar de argolinhas: Sempre suportaram muito bem aqui.... a primeira vez que fiz assim foi no Uno 1.5R, depois no Corsa Wagon, e agora no Vectra. Antes eu usava apenas as de 2,5mm ... mas agora eu uso as mais largas de 3,6mm em diversos pontos e as 2,5mm só pra complementar, assim fica muito mais parrudo eu imagino.

Quanto aos bancos, os do A são de fato muito bons, mas aqui é mais questão de dar uma diferenciada no projeto. Aliás, todo o procedimento é perfeitamente reversível.. vai que um dia dou na louca aqui e queira voltar os originais, é um processo inclusive menos trabalhoso do que este acima aí, rs .. só não manteria a forração original mais, estou trabalhando em cima desse padrão de veludo do Vectra B e acho eles lindos de mais. Outra, o banco traseiro do B é uma obra prima perto do A.. aquele eu não pretendo tirar do carro nunca mais. Os dianteiros, se eu achasse algum capoteiro bom de serviço para refazer as capas, padronizando com o modelo 97 ... ahhh .. aí eu acho abriria mão da ergonomia extra dos bancos 97, pois o antigo é de fato mais 'macio'.

Bom, eu estou dando segmento nos trampos, mas nos últimos dias não me sobrou tempo.. nem mesmo no feriado, pois já havia combinado com meu pai de ir pintar a casa do meu avô.

Novidades mesmo, só quanto aos forros de porta... o tecido navalhado de Vectra 97 que comprei de São Paulo chegou na Terça, daí já comecei a trocar o tecido dos forros de porta, mantendo o máximo do acabamento original.. segue:


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Acabamento na costura do forro, fiz preservando a linha de acabamento original... mas cravando duas costuras, uma externa e um reforço interno, na fixação do tecido. Acabamento ficou legal, exatamente como planejava... agora é só encapar o restante do couro na porta.

Quaisquer novidades eu vou atualizando.. vamos ver se sobra tempo este final de semana.

:ok:
Editado pela última vez por Malagoli em 10 Set 2016, 21:14, em um total de 1 vez.
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