Velas do Prisma 1.0 no 1.4 Econoflex.

Assuntos específicos relacionados a outras marcas e veículos.
Roberto Marinho
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 111
Registrado em: 31 Mar 2008, 23:38
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Velas do Prisma 1.0 no 1.4 Econoflex.

Mensagem não lida por Roberto Marinho »

Boa noite, amigos monzeiros.
Tudo bom?

Eu venho aqui apelar a vossa sabedoria ancestral para sanar uma dúvida atroz.

Meu avô tem um Prisma 1.4 Econoflex 2008 com GNV. O combustível liquido que usamos é a gasolina (Só usamos o GNV quando estamos na pindaíba, euheuhee!).

Ele está passando por um extenso processo de manutenção e uma das coisas que fizemos recentemente foi dar "um tapa" na injeção e na ignição.
Limpamos bicos, trocamos filtros, tivemos que mandar refazer o chicote da bomba de combustível, trocamos a própria bomba, a tampa da bomba de combustível que estava com um vazamento grave, corpo de borboleta foi limpo e etc...

Antes de tudo isso, ele estava bebendo muito. Coisa de quase 5km/h. Depois de feito tudo isso, a média de consumo melhorou bastante, mas ta muito longe do ideal ainda. Ele está fazendo uma média de 7km/h.

Por enquanto, a única coisa "bisonha" que reparei é que quando fomos trocar as velas, o mecânico disse que o carro estava com as velas do 1.0 e, como ele não sabia o motivo de o mecânico anterior ter feito isso, para mantermos as velas do 1.0 ao invés de usar as velas corretas do 1.4.

Essa questão da vela seria o suficiente para justificar o consumo tão alto?
Que outras consequências o uso da vela do 1.0 no 1.4 poderiam acarretar?
Estou sentindo uma certa dificuldade na primeira partida da manhã. Seriam as velas o motivo disso?

Muito obrigado pela atenção de todos!
Roberto Marinho
Meu garooouto Balthazar:
Classic SE 89/90 2.0 Gasolina e GNV
Vermelho
Em dia e rodando!!!

"O que difere nós, Monzeiros, dos outros? Nós pensamos e amamos... eles não!"

Visitem meu blog!!!!
http://betosouzaleao.blogspot.com
Restauração do Balthazar
viewtopic.php?f=43&t=9250
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17758
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Velas do Prisma 1.0 no 1.4 Econoflex.

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Bom dia.

Não foi informado qual os códigos das velas.

Veja abaixo a tabela:


Prisma - 1.0 / VHCE ( 78 cv eta. / 77 cv gas ) Bicombustível / GNV Desde 2009 BR8ES-D / BR8ES - 0,8 - SC-G73
Prisma - 1.0 8v / SPE ( 78cv gas. / 80cv eta. ) Bicombustível / GNV Desde 02/2013 BR8ES-D - 0,8 - SC-G101
Prisma - 1.4 8v / Econo Flex ( 89 cv gas. / 97 cv eta. ) Bicombustível / GNV Desde 2006 BPR7E-D / BPR7E - 0,8 - SC-G73
Prisma - 1.4 8v / SPE ( 98 cv gas. / 106 cv eta. ) Bicombustível / GNV Desde 02/2013 BPR7E-D - 0,9 - SC-G101


Motores 1.0 Corsa e Celta:
Gasolina - BPR6EY-D / BPR6EY
Álcool - -BR7ES-D / BR7ES

Significado do código NGK:
Significado código velas NGK.jpg
Significado código velas NGK B.jpg
Significado código velas NGK C.jpg
Abs,

Carlos Freire
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Velas do Prisma 1.0 no 1.4 Econoflex.

Mensagem não lida por 500EF »

A diferença das BPR para as BR é que na BPR o isolador cerâmico é projetado (com isso o eletrodo também).

E isso leva a centelha (e o início da explosão) mais para dentro da câmara de combustão.

Nas BR o eletrodo fica "recolhido" e a explosão começa muito próxima às paredes. Ela normalmente é usada (e apenas se for indicado pelo fabricante) quando o formato do pistão (motores VHC, por exemplo) faz com que ele colida com o eletrodo da vela, se ele for projetado.

Usar vela BR em motor que deveria usar BPR prejudica o desempenho (e consequentemente, a economia).

Mas não sei dizer se tem mais alguma coisa errada ou não no carro, já que comparar consumo é complicado, porque depende muito do tipo de trajeto, jeito de dirigir, qualidade do combustível (tem muito posto que praticamente vende álcool como se fosse gasolina, de tanto que colocam na mistura).

EU começaria pela sugestão do Carlos Freire. Tente ver o código que está escrito na cerâmica das velas antes de qualquer coisa (pode tirar os cabos - de preferência um de cada vez para não ter risco de recolocar na posição errada).
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Responder