TRABSCRIÇÃO AUTO ESPORTE: Os protótipos esquecidos que deram origem ao esportivo Chevrolet Monza S/R

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luiz sle
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TRABSCRIÇÃO AUTO ESPORTE: Os protótipos esquecidos que deram origem ao esportivo Chevrolet Monza S/R

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Olá, pessoal!

Segue abaixo transcrição da matéria dos protótipos do Monza S/R. Esses modelos são desconhecidos por muitos até hoje.

Estarei deixando o link para acesso direto à matéria e caso esse link suma com o passar do tempo, a transcrição direta ficará aqui no fórum.
https://autoesporte.globo.com/carros/co ... a-sr.ghtml

A coleção "Dodge no interior de São Paulo" referida no final dessa matéria, que abriga o protótipo Silver do Monza S/R pertence à A. G. Badolato.

MATÉRIA AUTO ESPORTE

Os protótipos esquecidos que deram origem ao esportivo Chevrolet Monza S/R

Por Marcos Rozen
03/06/2020 09h46 Atualizado há 3 anos
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Monza Silver, de 1982, foi um dos protótipos que deram origem ao Monza S/R de 1986 (Foto: IGM/MIAU) — Foto: Auto Esporte

O Monza S/R é um dos mais icônicos esportivos nacionais, até por seu curto período de produção: viveu apenas do ano-modelo 1986 até o 1988, portanto somente três anos. Apesar dessa vida curta ele deu bastante trabalho para a área de estilo e design da General Motors do Brasil definir sua versão final de produção.

Pelo menos três propostas do que seria o Monza hatch esportivo para o Brasil foram apresentadas e rejeitadas: a Silver Monza, a Black Monza e a Grand Prix. A versão final do S/R acabou por ter um pouquinho de cada uma.

As imagens dos modelos foram gentilmente cedidas ao MIAU, Museu da Imprensa Automotiva, com exclusividade pelo IGM, o Instituto General Motors, sediado em São José dos Campos, SP.
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: O Silver Monza tinha lavador e limpador de faróis (Foto: IGM/MIAU) — Foto: Auto Esporte

Falando primeiro do Silver Monza: essa proposta, como bem indica o nome, trazia o carro com praticamente todos os detalhes estéticos pintados em prateado, como para-choques, cobertura da coluna central, aerofólio traseiro, aletas da grade dianteira e até o contorno do emblema da gravatinha Chevrolet, com o fundo em preto em vez de azul.

Duas curiosidades do protótipo, além da explosão prateada: ele trazia lavador e limpador de faróis e um engate traseiro, item que possivelmente seria oferecido como acessório.

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Prata em praticamente todos os elementos externos, o Silver Monza não agradou à diretoria e foi vetado (Foto: IGM/MIAU) — Foto: Auto Esporte

O Black Monza era praticamente a mesma coisa do Silver mas com o preto substituindo o prata em todos os detalhes estéticos exteriores do carro. A curiosidade aqui é um grafismo Chevrolet na tampa, apesentado em verde e em uma tipologia que nunca foi utilizada para os modelos de linha – chegava inclusive a lembrar o estilo adotado na mesma época pela Ford para o Escort XR3.

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Assim como o Silver Monza era todo em prata, o Black Monza tinha todos os detalhes em preto (Foto: IGM/MIAU) — Foto: Auto Esporte

Tanto o Silver Monza quanto o Black Monza foram apresentados internamente em 1982, mesmo ano do lançamento do Monza hatch ‘normal’ no Brasil. E ambos traziam antena no teto com um pequeno compartimento para abriga-la quando recolhida, uma moda da época. Nos dois o aerofólio traseiro era menor do que o adotado para o modelo final de produção do S/R.

E além disso ambos traziam os espelhos retrovisores do modelo ‘Fase 2’ do Monza, lançado só em 1985.

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Grafismo na tampa traseira do Black Monza lembrava a tipologia usada no Escort XR3 (Foto: IGM/MIAU) — Foto: Auto Esporte

Enquanto continuavam as discussões para definição do estilo do Monza S/R a GM trabalhou em uma opção intermediária: o Monza Grand Prix, que possivelmente seria oferecido como uma série limitada com estilo mais esportivo. Mas ela também acabou nunca chegando às ruas.

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: O Monza Grand Prix foi uma nova tentativa para definir o estilo de uma versão esportiva do Monza hatch (Foto: IGM/MIAU) — Foto: Auto Esporte

O protótipo em vermelho tinha um estilo de pintura em saia-e-blusa, com a metade inferior em cinza claro mas sem um friso a delimitá-la. Esse efeito acabou servindo de inspiração para a versão final do S/R.

O protótipo trazia emblemas ‘Monza’ nas portas e nome ‘Grand Prix 83’ logo abaixo invadindo a faixa acinzentada na cor do carro, criando um efeito visual bastante interessante ainda que visualmente menos refinado.

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Protótipo do Monza Grand Prix chamava a atenção pela falta de friso lateral (Foto: IGM/MIAU) — Foto: Auto Esporte

Dos três protótipos, apenas um tem paradeiro conhecido: o Silver Monza, porém não mais da mesma forma das fotos. Ele foi repaginado para uma nova proposta do S/R, que acabou sendo finalmente aprovada, e por isso foi guardado para compor o acervo de um futuro museu que a GM construiria em São Caetano do Sul.

O museu acabou por nunca sair e o carro, junto com outros veículos da GM, foi emprestado para o museu da Ulbra, em Canoas, no Rio Grande do Sul. Quando o museu foi obrigado a fechar as portas por problemas financeiros os carros voltaram para a GM e foram leiloados pela montadora.

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Silver Monza foi repaginado para um novo estilo, finalmente aprovado e batizado de S/R (Foto: IGM/MIAU) — Foto: Auto Esporte

O ex-Silver Monza então passou por alguns donos e hoje está abrigado e seguro em uma bela coleção de carros antigos que fica no interior de São Paulo, conhecida principalmente por uma vasta quantidade de modelos Dodge.
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
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