Dúvida injeções EFI e MPFI

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
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Gilmar Martins
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Re: Dúvida injeções EFI e MPFI

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Pois é meu caro Rafaelo:

Como eu havia dito, cada um tem seus motivos para se ter um Monza, não é mesmo? Achei muito interessante sua colocação sobre os melhoramentos do seu Monza. Acho que estivesse em seu lugar faria o mesmo. É claro que não tenho conhecimentos nem recursos para isso. Gostaria de dizer para ti também que são parcos meus conhecimentos sobre mecânica e eletrônica e tenho aprendido muito, mas muito mesmo com o pessoal do fórum; Para tu teres uma ideia, tive apenas 3 anos de mecânica industrial, isso na década de 70 quando os cálculos eram feitos na ponta do lápis, tipo trocar engrenagens dos tornos e fresas. depois disso, tudo que aprendi foi apenas teoria em apostilas e revistas. O restante foi colocando a mão na massa em meus carros contando com a prestimosa colaboração de amigos mecânicos e nos últimos meses com o pessoal do fórum. Portanto sou muito grato a todos, inclusive a ti.

Parabéns por teres conseguido atingir seu grau de instrução e experiência e meus votos é que aprendas ainda mais, pois, plagiando certo ensaísta "tudo que a humanidade já aprendeu em comparação com o que temos a aprender, é semelhante ao homem que desejando conhecer melhor a Lua, sobe ao telhado de sua casa",

Abraços

Gilmar
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Rafaelo
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Re:Dúvida injeções EFI e MPFI

Mensagem não lida por Rafaelo »

Gilmar Martins escreveu:Pois é meu caro Rafaelo:

Como eu havia dito, cada um tem seus motivos para se ter um Monza, não é mesmo? Achei muito interessante sua colocação sobre os melhoramentos do seu Monza. Acho que estivesse em seu lugar faria o mesmo. É claro que não tenho conhecimentos nem recursos para isso. Gostaria de dizer para ti também que são parcos meus conhecimentos sobre mecânica e eletrônica e tenho aprendido muito, mas muito mesmo com o pessoal do fórum; Para tu teres uma ideia, tive apenas 3 anos de mecânica industrial, isso na década de 70 quando os cálculos eram feitos na ponta do lápis, tipo trocar engrenagens dos tornos e fresas. depois disso, tudo que aprendi foi apenas teoria em apostilas e revistas.
Bacana saber que tu tem um conhecimento da minha área, sabe que eu tb aprendi olhando os outros. O meu avô e meu pai eram eng mecânicos na área plástica (máquina, química,e etc.. ) pena que agente só se da conta quando velho, quando muleque so quer farrear para o ae. Hoje faz falta meus dois ídolos.

Sim, antigamente era tudo feito no papel croquis, lapiseira, mesa de desenho industrial, lembra dela? Hoje é tudo feito no micro, eu faço no PC meus projetos pq facilitaram a vida. Mas eu acho que o pessoal veria começar por baixo como foi teu caso. Por baixo o que eu digo é a base de aprendizado, só para deixar claro. O meu pai e avô não se davam bem com a área moderna, o que é natural, não é?
Vi que tu já é um Sr, legal. Tenho vários amigos dessa idade, para falar a verdade, melhor que esses muleque da minha idade.

Aqui tem um pessoal que ajuda bastante, eu já nem tanto pq como pode ver são 10.000 postagem, então a gente se enjoa com o tempo. Só mesmo coloco informações novas que o pessoal não esta acostumado a achar por aí. Como esses dias um cara pediu como funciona o avanço em injeçao eletrônica, conteúdo muito legal e que nunca foi pedido.

Ah, mas é normal Gilmar, essas semanas estou correndo atrás para ver como é a confecção de circuito impresso para fazer as minhas prototipagens, antes de mandar uma empresa fazer as PCI difinitivas. Coisa nova para mim! Adoro aprender, sou meio nerd nem esquenta :mrgreen:

Gilmar Martins escreveu: O restante foi colocando a mão na massa em meus carros contando com a prestimosa colaboração de amigos mecânicos e nos últimos meses com o pessoal do fórum. Portanto sou muito grato a todos, inclusive a ti.
Fico agradecido Gilmar de ler isso, pq é chato agente escrever, ajudar as pessoas e não receber um simples DEU CERTO! O agradecimento é até o bonus... Por isso que eu já nem posto mais em tópicos corriqueiros, repetitivos, usuários novos, e de conteúdo chato. Diminiui bastante a minha participaçao nisso, por esses motivos... Falta a outra parte, né?

Posso te dizer uma coisa? Eu fiz isso como aprendizado na minha vida profissional, nunca dependa dos outros, faça você mesmo!
Claro, tu vai precisar dos outros para estudar, isso é normal, mas se tu pode fazer, faça, leia e abra a mente, que isso pode ser até uma prevenção para o futuro.

Gilmar Martins escreveu: Parabéns por teres conseguido atingir seu grau de instrução e experiência e meus votos é que aprendas ainda mais, pois, plagiando certo ensaísta "tudo que a humanidade já aprendeu em comparação com o que temos a aprender, é semelhante ao homem que desejando conhecer melhor a Lua, sobe ao telhado de sua casa",
Obrigado Gilmar, todos nos evoluímos a cada dia, ainda sou um estudante da área e tenho vontade de expandir mais, 5 anos parece muito, mas nesse meio é até pouco. Acho que todos aqui aprendem a cada dia uma coisa nova, ou desaprendem dependendo quem for e o dever dos que "sabem mais" é alertar mesmo que a pessoa do outro lado não goste do que a gente tem a dizer.

Eu mesmo, já li e já me falaram inclusive na minha frente que eu não era capaz, claro que com outras palavras, muita das vezes a gente se da conta que é inveja, nunca dei bola para isso, até pq meu papel é estudar e ensinar, uma pena!
Existe uma coisa dentro da gente que é mais forte. É a vontade de aprender e melhorar cada dia.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
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Gilmar Martins
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Re: Dúvida injeções EFI e MPFI

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Olá pessoal, tudo bem com vocês?
Estou na fase final de montagem do motor do meu Monza e estou com uma dúvida sobre as mangueiras, que derivam do cavalete e vão para o tubo distribuidor. As derivações vão para a TBI que tem duas conexões. Não me atentei na hora da desmontagem e agora não sei a posição corretas, Não consegui localizar no Fórum um esquema que poderia me ajudar. Será que algum colega tem um esquema para fazer essas ligações? Lembrando que a injeção é MPFI.
Aguardo.
Gilmar
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paulo henrique lemos
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Re: Dúvida injeções EFI e MPFI

Mensagem não lida por paulo henrique lemos »

Boa tarde a todos.
Estou adaptando o meu Monza carburado para o EFI. Parte do chicote, depois de muita pesquisa estou quase terminando, mas ainda persiste alguma dúvida. Vi que o módulo controla a ventoinha em 2 velocidades, como meu radiador e do modelo carburado ano 1988, sera que é necessário trocar o sistema de ventilação do radiador pelo do Monza tubarão?
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Carlos A. Freire
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Re: Dúvida injeções EFI e MPFI

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

paulo henrique lemos escreveu: 20 Mai 2024, 16:29 Boa tarde a todos.
Estou adaptando o meu Monza carburado para o EFI. Parte do chicote, depois de muita pesquisa estou quase terminando, mas ainda persiste alguma dúvida. Vi que o módulo controla a ventoinha em 2 velocidades, como meu radiador e do modelo carburado ano 1988, será que é necessário trocar o sistema de ventilação do radiador pelo do Monza tubarão?
Não gosto muito de adaptações e raramente entro em conversa sobre adaptações.
Posso dizer que tanto o carburado como o EFI tem uma velocidade na ventoinha para modelos sem ar condicionado e duas velocidades para modelos com ar condicionado.
No caso do sistema Multec 700 (Monza e Kadett EFI), o controle das velocidades da ventoinha é feito pela UCE ativando ou não os relês de primeira e ou segunda velocidade. A primeira velocidade se faz por uma resistência em série provocando queda de corrente.

Abs,

Carlos Freire
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Re: Dúvida injeções EFI e MPFI

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Estou adaptando o meu Monza carburado para o EFI. Parte do chicote, depois de muita pesquisa estou quase terminando, mas ainda persiste alguma dúvida. Vi que o módulo controla a ventoinha em 2 velocidades, como meu radiador e do modelo carburado ano 1988, sera que é necessário trocar o sistema de ventilação do radiador pelo do Monza tubarão?
Paulo Henrique

Você não informou se o seu Monza tem ar condicionado.
A velocidade alta dos eletroventiladores nos Monzas se destina a melhorar o fluxo de ar no radiador do motor, devido a existir na frente dele o condensador do ar condicionado.
Se o seu carro não tem ar, não há porque você trocar o eletroventilador original. O cebolão vai acionar o eletroventilador sempre que a temperatura da água no fundo do radiador atingir certo valor. Como é nos Monzas carburados. Se, depois da adaptação para EFI o motor estiver aquecendo mais do que o previsto, aí sim você pode pensar em mexer nessa parte.

Se seu carro tem ar original, aí ele já terá ventoinha de acordo com a necessidade.

Abs
Luiz Carlos
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Re: Dúvida injeções EFI e MPFI

Mensagem não lida por paulo henrique lemos »

Bom dia.
Sim, o meu carro um Monza SL/E, ano 85 e tem ar condicionado, radiador e ventoinha original.
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Carlos A. Freire
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Re: Dúvida injeções EFI e MPFI

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

paulo henrique lemos escreveu: 21 Mai 2024, 12:21 Bom dia.
Sim, o meu carro um Monza SL/E, ano 85 e tem ar condicionado, radiador e ventoinha original.
No caso dos modelos fase I, não tenho informações precisas se a ventoinha trabalha em 2 velocidades para modelos com A/C. Acredito que esses modelos mais antigos só tem uma velocidade.

Abs,

Carlos Freire
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