Espelho retrovisor eletrocrômico. Ajuda!

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4217
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Espelho retrovisor eletrocrômico. Ajuda!

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Olá turma!
Não sei se já fiz essa pergunta aqui no fórum, ou se foi em outro.
De qualquer forma, como não obtive retorno positivo, vou repetir a mesma:
Alguém que tenha aquele espelho retrovisor interno crômico (que escurece automaticamente qdo recebe um farol alto) poderia medir para mim, no plugue de 3 polos que entra no espelho, qual deles é do positivo, negativo e luz de ré?
Se conseguirem determinar qual é o negativo já me ajuda, pois se eu confundir o positivo com o da luz de ré não vai acontecer nada, mas saber qual é o negativo é primordial para mim.

Para medir isso pode ser usada uma lampadinha de 12 volts ligada a dois fios ou um multímetro, na posição VOLTAGEM.
Desconecta-se o pluguinho do espelho, liga-se o multimetro ou a lâmpada entre a massa do carro e um dos pinos do plugue. Isso com a chave de ignição ligada.
Um dos pinos vai acusar voltagem ou a lampada de teste vai acender (é o positivo) e os outros dois não. Coloca-se então a alavanca de marchas na ré, e repete-se a operação nos dois onde no primeiro teste não indicou voltagem. O que agora indicar voltagem ou a lampada de teste acender é o da ré, o que não indicar voltagem é o negativo (esse não indicará nada em nenhum dos dois testes).
No caso de ser usada uma lâmpada de 12 volts, há necessidade de colocá-la num soquete com dois fios, ou simplesmente soldar dois fios nos polos da lâmpada e isolar com fita isolante ou fita crepe.

Antecipadamente agradeço, pois com essa minha vista cansada não estou mais conseguindo dirigir à noite sem aquele espelho :smt010 .
Qdo uso o espelho com comando manual, esqueço de voltar para a posição normal e aqui tem muito ..., principamente motoqueiros, que andam de noite sem luz nenhuma, e ainda usam roupas escuras. Eu já peguei uma moto numa situação dessas, fui fazer uma conversão à esquerda, com o espelho comandado, sinalizei direitinho, e qdo iniciei a curva só ouvi um estrondo. O ... afundou minha porta, amassou o paralamas esq, e felizmente não morreu ali, o que seria muitissimo pior. Nessa hora já juntou um monte de gente defendendo o irresponsável, que, além de estar numa moto preta, todo apagada, ainda não tinha carteira de motorista ou moto. Me cercaram, e eu precisei sair do lugar imediatamente e ficar no prejuízo :smt011
Meu Monza anterior tinha esse espelho, e qdo ele teve perda total o espelho foi arrancado e eu guardei. Só que no sufoco depois do acidente nem pensei em fazer essa medição. Aliás, deixei tudo no carro.

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Espelho retrovisor eletrocrômico. Ajuda!

Mensagem não lida por Rafaelo »

o alquini tem um no dele. e ele ja instalo e deve sabe qual fio é fica a dica
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Espelho retrovisor eletrocrômico. Ajuda!

Mensagem não lida por Diego Paiva »

O fio do meio é o negativo. Quanto ao das extremidades, o que fica do lado de uma "travinha" que prende o pulg à tomadinha, é o positivo 12V. O do outro lado é o que recebe um sinal quando a ré é engatada.

Abraço! :smt023

PS.: Sou doido, louco por um retrovisor desses :smt010 :cry:, certa vez quase comprei um por 30 reais... mas chegaram na minha frente :smt011
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4217
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Espelho retrovisor eletrocrômico. Ajuda!

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Diego, obrigado pela informação.
Pelo menos o negativo eu já sei qual é :D !
O positivo e o outro não deu para entender, já que eu só tenho o espelho (não tenho o plugue) e nele não existe a tal trava que vc mencionou.
Qto a adquirir um espelho desses, já vi um ou dois em felhos-velhos, mas podem estar estragados.
No mercado livre também já vi.
Além do Monza, outros carros, como Omega, Tempra, usaram esse tipo de espelho.
Um de Tempra, novo, na Jocar, custa uns 350 paus. É muito dinheiro, mas realizar um sonho não tem preço, não é? :smt005

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Espelho retrovisor eletrocrômico. Ajuda!

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Caraca, 350 reais?
Prefiro esperar aparecer outro de 30 reais em algum ferro velho aqui :lol:
Uma vez liguei na autorizada pra saber o preço desse espelho... custava mais de 1000 notas :shock:

Quanto aos fios, positivo e sinal da ré... vc poderá saber testando, pois ambos recebem 12V. Ao colocar tensão 12V no fio referente ao sinal da marcha ré, o espelho deverá ficar claro (isso com o fio positivo do espelho já ligado).
Ao ligar o positivo do espelho(12V), o painelzinho que existe no espelho, com 3 símbolos deverá acender. :smt023
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Responder