Chave do ventilador interno.

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
sossa
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 89
Registrado em: 18 Set 2008, 00:43
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Chave do ventilador interno.

Mensagem não lida por sossa »

Luiz Carlos (Rio) escreveu:José Leal, se no seu carro o sistema de ventilação for igual ao meu, no compartimento do motor, na carcaça do ventilador, existem 4 conectores coloridos.
Desconecte um dos conectores e veja qual velocidade deixou de funcionar. Faça isso com todos eles e vai saber qual conector é de que velocidade.
Inverta o da 4ª com o da 3ª e veja se a quarta velocidade funciona (com a chave na posição 3).
Ali atrás dos conectores existem resistores, só a posição 4 é direta, sem resistor algum.
Se a posição 4 da chave estiver ruim (mau contato, etc), e já que vc utiliza muito a 4ª posição, vc pode eliminar uma das outras velocidades, e não precisará substituir a chave.

Abraços
ai luiz otima explicação ta de parabens!!!!!!!!
monzão 87 classic 2 portas completo ta cansadinho mais to acabando a reforma vai fica ser o bicho!!!!! vai ficar bonito e agora um astra 96 gls belga completo tambem cansadinho!!!
sossa
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 89
Registrado em: 18 Set 2008, 00:43
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Chave do ventilador interno.

Mensagem não lida por sossa »

Rafaelo escreveu:
Luiz Carlos (Rio) escreveu:Gente, essa foto dos relés aí mostra mais relés do que os que tem no meu Monza GLS 94 com vidros elétricos.
Acredito que alguns Monzas mais recentes (95 pra cá) e talvez algum de outros anos, tenham mais de um temporizador de vidros.

No meu atual, qdo desligo a chave de ignição, tenho mais ou menos um minuto para subir ou descer os vidros. Para tornar isso possível, existe um relé temporizador, concordam?
No meu monza anterior, um 94/95, qdo eu acionava os vidros para abrir. se permanscesse com o dedo no botão por alguns segundos, podia então largar que o vidro continuava baixando até abrir totalmente. Aí teria de entrar outro relé temporizador...concordam?

Então, acredito que existem 2 relés que atuam nos vidros elétricos, cada um na sua função. Quem tiver informações mais confiáveis me corrija, por favor.

Abraços
Luiz na verdade so existe um rele temporizador para os monza 88/96(em 88 venho em todos os monza é claro os que tinha vidro eletrico) esta correto quando desliga a chave 15+ manda o rele interpreta isso e aciona a contagem de +- 60seg (depende do modelo do rele) neste tempo vc pode subir e descer os vidro, depois que passou os 60seg corta a corrente 30+ do rele entao na ose pode fazer mais nada, ate que se liga novamente 15+.

e sobre descer o vidro com um toque isso nao é um rele que gerencia isso e sim um modulo automatizador dos vidro nao sei que ano venho nos monza o Carlos.f sabe mas em 94*95*96 ja tinha é uma caixa que comanda os vidro

neste sistema do monza moderno existe todo o resto dijuntor termico + rele temp + modulo
rafael qual rele temporizador que fica 60 segundos armado pois eu queria colocar esse no meu qual e o modelo dele !!!!!! :smt023 :smt024 :smt017
monzão 87 classic 2 portas completo ta cansadinho mais to acabando a reforma vai fica ser o bicho!!!!! vai ficar bonito e agora um astra 96 gls belga completo tambem cansadinho!!!
José Leal
MODERADOR
Mensagens: 7320
Registrado em: 07 Fev 2008, 13:56
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Chave do ventilador interno.

Mensagem não lida por José Leal »

Sossa, esse relé é o temporizador dos vidros elétricos. O número de referência é 52280684. Compra um DNI 0303 que é o compatível.

Até mais.
Hoje ando de Escort SW e tenho um filho maravilhoso!
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4216
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Chave do ventilador interno.

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

No meu GLS 94 o relé responsável pela temporização dos comandos dos vidros é o 52 240 665, como pode ser visto no tópico:

viewtopic.php?f=6&t=5434&p=67734&hilit= ... A9s#p67734

Por falar nisso, poderiam unificar esses dois tópicos, pois tratam do mesmo assunto.

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
sossa
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 89
Registrado em: 18 Set 2008, 00:43
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Chave do ventilador interno.

Mensagem não lida por sossa »

ola amigos eu tenho um 87 classic 2 portas ele tem vidro eletrico original o meu carro tem esse rele temporizador se nao tiver eu posso colocar e onde fica ele!!!!!?????? :smt017 :mrgreen: :)
monzão 87 classic 2 portas completo ta cansadinho mais to acabando a reforma vai fica ser o bicho!!!!! vai ficar bonito e agora um astra 96 gls belga completo tambem cansadinho!!!
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4216
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Chave do ventilador interno.

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Sossa, segundo o catálogo de peças, o Classic 97 não possue esse temporizador.
Claro que um colega que tenha esse modelo/ano de Monza poderá lhe dar uma informação mais confiável, já que o catálogo nem sempre está correto.
Nos Monzas 88 até 94 o relé temporizador é o 522 80 684.
Nos 94 e acima existe o relé 52 240 665, que pode ser visto na foto:

viewtopic.php?f=6&t=5434&p=67734&hilit= ... A9s#p67734

Ele é o de cor laranja, o primeiro à esquerda da foto. (primeiro à direita, estando o espectador sentado no banco do motorista).

Se o seu carro não tiver esse relé, é possível que também não tenha o soquete preparado para ele (com os fios ligados ao soquete).
Nesse caso só um bom eletricista ou um Monzeiro muito do esperto poderá lhe dizer como instalar um temporizador desses.

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
angeloasmoreira

Re: Chave do ventilador interno.

Mensagem não lida por angeloasmoreira »

Bom pessoal, sou novo aqui no forum, dei uma lida nesse tópico e percebi que está diretamente relacionado com o meu problema por isso não criei um novo, dando continuidade as discurssões e os teste obtidos desde o inicio.
Tenho um MONZA GL 95 completo de fabrica, o que está ocorrendo é que em algumas velocidades o ventilador funciona mas não ativa o compressor do ar-condicionado, levei em um amigo que mexe com ar e é onde levo meus carros sempre e indico a todos, ele desmontou a chave mecheu em uns reles e conseguiu resolver, mas sem saber exatamente onde era o defeito. Voltou a apresentar o problema de novo, agora da seguinte forma, só ligava o compressor se o ventilador tivesse na 4ª velocidade, e da semana passada pra ca num liga mais o compressor em nenhuma velocidade. Acho que o problema está relacionado com o SELETOR DE POSIÇÃO Ar Cond (on/off).
Gostaria que voces me explicassem o funcionamento da chave que controla a ligação do compressor e quais os reles fazem parte do sistema para que eu posso de uma vez resolver esses problemas que já estão dando muita dor de cabeça.

Agradeço a atenção de todos e parabenizo o forum e seus membros pelo o auto grau de conhecimento e espero poder ajuda-los com o meus conhecimentos na parte eletrica automotiva. :oops:
Carlinho
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 155
Registrado em: 20 Dez 2007, 21:52
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Chave do ventilador interno.

Mensagem não lida por Carlinho »

Luiz Carlos (Rio) escreveu:José Leal, se no seu carro o sistema de ventilação for igual ao meu, no compartimento do motor, na carcaça do ventilador, existem 4 conectores coloridos.
Desconecte um dos conectores e veja qual velocidade deixou de funcionar. Faça isso com todos eles e vai saber qual conector é de que velocidade.
Inverta o da 4ª com o da 3ª e veja se a quarta velocidade funciona (com a chave na posição 3).
Ali atrás dos conectores existem resistores, só a posição 4 é direta, sem resistor algum.
Se a posição 4 da chave estiver ruim (mau contato, etc), e já que vc utiliza muito a 4ª posição, vc pode eliminar uma das outras velocidades, e não precisará substituir a chave.

Abraços
Luiz Carlos veja se pode me ajudar: O ventilador interno funciona nas quatro velocidades mas ao subir a alavanca até o desembaçador o ventilador para de funcionar.Só funciona nos tres primeiros pontos a partir de baixo quando ligo o A/C.O que pode ser? :smt024
Imagem

MONZA 93 - E.F.I. - SL/E - AZUL - 4 PORTAS -
AGORA COM A/C FUNCIONANDO.
Responder