Motor do Limpador do Pára-Brisa

Assuntos de mecânica e manutenção não abordados nos fóruns abaixo.
vinicius cabral

Motor do Limpador do Pára-Brisa

Mensagem não lida por vinicius cabral »

Amigos, o Motor do Limpador do Pára-Brisas do meu carro está fazendo um barulho estranho quando eu ligo...Tipo Nhec Nhec....Bom, algum de voces sabem me dizer como faço para tirar ele do lugar ?? O meu Monza é tubarão GL 1994
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Motor do Limpador do Pára-Brisa

Mensagem não lida por waldir »

vinicius cabral escreveu:Amigos, o Motor do Limpador do Pára-Brisas do meu carro está fazendo um barulho estranho quando eu ligo...Tipo Nhec Nhec....Bom, algum de voces sabem me dizer como faço para tirar ele do lugar ?? O meu Monza é tubarão GL 1994
Vinícius, nhec nhec todo limpador faz :lol:
Agora se é nheeeeec... nheeeeeeeeeeeec bem pesado, pode ser alem de falta de lubrificação nas junções das hastes alguma coisa mais séria com o motor.

No pé das paletas levante a capinha de plastico que protege o encaixe dos eixos e da porca. A desmontagem começa por aí. Se for espirrar WD40 proteja a churrasqueira, o borrachão do vidro e o vidro com jornal para evitar uma melequeira que só sai depois de muito detergente e água.
Soltando as porcas, abra o capuz do motor, solte as mangueiras de água e desfaça a conexão do chicote com o motor LP. Preste atenção como estão colocados os coxin de borracha, puxe o sistema deslocando-o para baixo e depois leve todo o sistema para a esquerda e ache uma posição que ele saia... um jogo de cintura, se me entende :lol:
Procure lubrificar com graxa de litio da bardhal em bisnaga com ponta fina para aplicação sem ter que sujar o dedo ( nos gdes supermercados tem e é baratinho)
Desmontar o motor não é dificil... motores mal vedados costuma enferrujar por dentro o rotor, os imãs, rolamento. Se tiver habilidade é possivel substituir o rolamento se achá-lo... se não tiver habilidade, pule essa parte :lol: à base de troca deve estar por umas $100 moedas. Se o motor for antigo, veja o estado das escovas de carvão e do coletor.
Acho que se o seu nhec nhec for rápido, é só problema de lubrificação. Evite lubrificar com WD pq ajunta pó e evapora relativamente rápido e daqui uns meses o nhec nhec volta.

Boa Sorte

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
twistercbr
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 62
Registrado em: 03 Jan 2009, 20:18
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Motor do Limpador do Pára-Brisa

Mensagem não lida por twistercbr »

se for o motor eu tenho e vendo por 100 reais com tomadas e o mecanismo todo (mecanico - exceto hastes do limpador)
De técnico, mecânico, médico e louco, todos nós temos um pouco!
________________________________________________________
Se até a garrafa pet é 2 litros, pq meu carro vai ser 1.0?
Ex-monzeiro - Agora Versalleiro - Royale 2.0i Ghia Automatic - Teto e ABS. 4portas
vinicius cabral

Re: Motor do Limpador do Pára-Brisa

Mensagem não lida por vinicius cabral »

Bom, eu abri o Motor no lugar mesmo...Ou melhor, retirei a capa preta que é aparafusada nele e vi que as escovas, o rolamento e aquela linha metálica que nao sei nome estão novos...Acho que o motor é novo.... De qualquer maneira eu joguei WHITE LUB e não resolveu....Vou levar amanha de manha em um eletricista que conheço aqui no bairro para ele ver o que está acontecendo....É um barulho incomodo que ouve-se de dentro do Monza.... Ah, TWISTERCBR, desculpe mas tive um probleminha aqui de família e não pude ir até sua residencia para pegar as peças...Vou ligar pra vc durante essa semana....

Abraços....
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Motor do Limpador do Pára-Brisa

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Pela descrição do defeito e do componente, parece ser o motor da marca Dyna ou Delco ambos importado. Nestes motores, é comum apresentar problemas no rolamento, deixando um ruído muito alto ao acionar o limpador de parabrisas. Um reparador deve trocar esses rolamentos, e não deve custar muito caro as peças com mão de obra.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
vinicius cabral

Re: Motor do Limpador do Pára-Brisa

Mensagem não lida por vinicius cabral »

Carlos, levei ele cedo para o eletricista aqui da área que dizem ser o melhor do bairro..Ele desmontou a capa preta e constatou inclusive que o motor é novo....As escovas estão novinhas inclusive o induzido...Mas ele me recomendou ficar com ele assim até enquanto durar pois se ele tentar trocar o rolamento, pode ser que estrague pois ele me disse que é blindado e vai acabar dando zebra se tentar desmontar ele por completo...Será que é verdade isso ou eu procuro outro eletricista ??
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Motor do Limpador do Pára-Brisa

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

vinicius cabral escreveu:Carlos, levei ele cedo para o eletricista aqui da área que dizem ser o melhor do bairro..Ele desmontou a capa preta e constatou inclusive que o motor é novo....As escovas estão novinhas inclusive o induzido...Mas ele me recomendou ficar com ele assim até enquanto durar pois se ele tentar trocar o rolamento, pode ser que estrague pois ele me disse que é blindado e vai acabar dando zebra se tentar desmontar ele por completo...Será que é verdade isso ou eu procuro outro eletricista ??
Troque de profissional. Eu tem uma máquina do limpador completa com motor Dyna (meu back-up, o original do meu Monza GLS 96 é Bosch), e já foi trocado os rolamentos por 2 vezes. Meu tio de Pres. Prudente (a 570km da capital paulista) quando tinha um Monza GLS 94, trocou esses rolamento do motor também Dyna importado. Tem que soltar o porta escovas, que é rebitado, depois furar para fixa-lo com parafusos. Isso dá um pouco de trabalho, é possível que esse profissional está com medo de mexer, ou pensa que vai dar muito trabalho.
Na época gastei R$25,00 para trocar esses rolamentos.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder