Excesso de combustível
- Luiz Carlos (Rio)
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Re: Excesso de combustível
Marcell 500 EF.
1- Para instalar o cabeçote é previsto deixar o eixo de comando numa determinada posição (que não me lembro agora) para que as válvulas ofereçam o mínimo de resistência para ele baixar e encostar no bloco,
2- Todo Monza, com exceção do 96 (cujo o tensionador da correia dentada é regulável),em todos eles a regulagem é feita girando-se a bomba dágua. Nos mais antigos, que não têm tensionador, é só girar a bomba e checar a tensão da correia. Nos que tem tensionador fixo, é só girar a bomba dágua e conferir nos furos de referencia do tensionador se a tensão está correta. No meu Monza, fui verificar isso e vi que a correia está esticada demais. Mas...como já foi trocada há dois anos e está perfeita, deixei assim mesmo. Na próxima troca é que vou regular de acordo com o previsto.
3- Para remover os 4 parafusos da polia do vira, cuja rosca é direita, há de se engatar a primeira marcha, frear o carro, colocar a chave allen no parafuso, colocar uma boa alavanca e dar um tranco. Proceder assim nos outros 3. Existe uma ferramenta especial para isso (Celfer 1022, por ex., serve para esse trabalho), que possuo, mas já tirei com chave allen comum e um pedaço de cano de velocípede, o mesmo que uso para aumentar a força da chave de rodas. :smt023
Abraços
1- Para instalar o cabeçote é previsto deixar o eixo de comando numa determinada posição (que não me lembro agora) para que as válvulas ofereçam o mínimo de resistência para ele baixar e encostar no bloco,
2- Todo Monza, com exceção do 96 (cujo o tensionador da correia dentada é regulável),em todos eles a regulagem é feita girando-se a bomba dágua. Nos mais antigos, que não têm tensionador, é só girar a bomba e checar a tensão da correia. Nos que tem tensionador fixo, é só girar a bomba dágua e conferir nos furos de referencia do tensionador se a tensão está correta. No meu Monza, fui verificar isso e vi que a correia está esticada demais. Mas...como já foi trocada há dois anos e está perfeita, deixei assim mesmo. Na próxima troca é que vou regular de acordo com o previsto.
3- Para remover os 4 parafusos da polia do vira, cuja rosca é direita, há de se engatar a primeira marcha, frear o carro, colocar a chave allen no parafuso, colocar uma boa alavanca e dar um tranco. Proceder assim nos outros 3. Existe uma ferramenta especial para isso (Celfer 1022, por ex., serve para esse trabalho), que possuo, mas já tirei com chave allen comum e um pedaço de cano de velocípede, o mesmo que uso para aumentar a força da chave de rodas. :smt023
Abraços
Luiz Carlos
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Re: Excesso de combustível
esquece de te fala. na hora da montagem passa um filete de cola pra junta de motores a diesel na do face do cabeçote. nao é na junta do cabeçote e sim na torre de comando. so passa um filete e começa aperta os parafuso e nao use o torquimetro com chave. use a de sokete
ja vi alguns jegue faze isso depois perde a precição e metem a culpa na ferramenta
1º virabrequim: coloque em PMS antes e tudo, pra coloca engate a 4º e pede pra alguem ir empurrando o carro bem lentamente ate atingir a marca do PMS(ponto morto superior). coloque um pouco de oleo na parede dos cilindros pra ajuda.
2º comando: a posição da polia tem que ta com a marca apontada pra cima no meio. repara no corpo da torre que tem um risco no meio e na polia outro alinha essas duas marca, mesmo assim o cabeçote vai fica empinado, mas isso e como te expliquei e da natureza dos OHC comando sobre valvulas
ja vi alguns jegue faze isso depois perde a precição e metem a culpa na ferramenta
1º virabrequim: coloque em PMS antes e tudo, pra coloca engate a 4º e pede pra alguem ir empurrando o carro bem lentamente ate atingir a marca do PMS(ponto morto superior). coloque um pouco de oleo na parede dos cilindros pra ajuda.
2º comando: a posição da polia tem que ta com a marca apontada pra cima no meio. repara no corpo da torre que tem um risco no meio e na polia outro alinha essas duas marca, mesmo assim o cabeçote vai fica empinado, mas isso e como te expliquei e da natureza dos OHC comando sobre valvulas
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Re: Excesso de combustível
Não posso colocar em PMS simplesmente virando o vira com a chave? Consigo movimentar eles sem problemas.Rafaelo escreveu:esquece de te fala. na hora da montagem passa um filete de cola pra junta de motores a diesel na do face do cabeçote. nao é na junta do cabeçote e sim na torre de comando. so passa um filete e começa aperta os parafuso e nao use o torquimetro com chave. use a de sokete
ja vi alguns jegue faze isso depois perde a precição e metem a culpa na ferramenta
1º virabrequim: coloque em PMS antes e tudo, pra coloca engate a 4º e pede pra alguem ir empurrando o carro bem lentamente ate atingir a marca do PMS(ponto morto superior). coloque um pouco de oleo na parede dos cilindros pra ajuda.
2º comando: a posição da polia tem que ta com a marca apontada pra cima no meio. repara no corpo da torre que tem um risco no meio e na polia outro alinha essas duas marca, mesmo assim o cabeçote vai fica empinado, mas isso e como te expliquei e da natureza dos OHC comando sobre valvulas
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Re: Excesso de combustível
tambem consegue é ate melhor coloque no ponto morto e gira a porca no sentido horario, ja que a mesma se desaparafusa no sentido anti-horario.Marcell 500 EF escreveu:Não posso colocar em PMS simplesmente virando o vira com a chave? Consigo movimentar eles sem problemas.Rafaelo escreveu:esquece de te fala. na hora da montagem passa um filete de cola pra junta de motores a diesel na do face do cabeçote. nao é na junta do cabeçote e sim na torre de comando. so passa um filete e começa aperta os parafuso e nao use o torquimetro com chave. use a de sokete
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1º virabrequim: coloque em PMS antes e tudo, pra coloca engate a 4º e pede pra alguem ir empurrando o carro bem lentamente ate atingir a marca do PMS(ponto morto superior). coloque um pouco de oleo na parede dos cilindros pra ajuda.
2º comando: a posição da polia tem que ta com a marca apontada pra cima no meio. repara no corpo da torre que tem um risco no meio e na polia outro alinha essas duas marca, mesmo assim o cabeçote vai fica empinado, mas isso e como te expliquei e da natureza dos OHC comando sobre valvulas
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Re: Excesso de combustível
Sim sim, e como sei quando é o PMS exatamente?
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Re: Excesso de combustível
olha a foto o teu deve ser parecido do meuMarcell 500 EF escreveu:Sim sim, e como sei quando é o PMS exatamente?
na polia do alternador ou a dupla no seu caso deve ter um rasco, e no bloco tem um "espeto" ambas tem que estar alinhadas
aqui e sem a polia auxiliar, repara que na polia dentada do vira tem uma marca e embaixo tem outra marca "cavada" ambas tem que estar alinhada
ambas as forma da pra ver
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Re: Excesso de combustível
Então vou tirar a polia e colocar em PMS por ela, e montar a do comando e alinhar com a capa, e dai colocar a correia
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Re: Excesso de combustível
Sem o cabeçote, é só observar o movimento do pistão do cilindro nº 1 para saber onde é o PMS.
Com o cabeçote instalado, pode-se ainda ver isso pelo buraco da vela do mesmo cilindro. Alguns motores modernos exigem que se coloque uma ferramenta (indicador de PMS), como os carros com motor Fire da Fiat, para um perfeito alinhamento.
A polia do vira do Monza as vezes desliza a parte externa, que possui uma borracha amortecedora, o que causa indicação errônea do pms, se o reparador se basear nas marcações.
Já olhando-se as marcações indicadas na polia dentada, aí não tem erro
Abraços
Com o cabeçote instalado, pode-se ainda ver isso pelo buraco da vela do mesmo cilindro. Alguns motores modernos exigem que se coloque uma ferramenta (indicador de PMS), como os carros com motor Fire da Fiat, para um perfeito alinhamento.
A polia do vira do Monza as vezes desliza a parte externa, que possui uma borracha amortecedora, o que causa indicação errônea do pms, se o reparador se basear nas marcações.
Já olhando-se as marcações indicadas na polia dentada, aí não tem erro
Abraços
Luiz Carlos
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