Amigos, URGENTE! "Tunada no Motor"

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4091
Registrado em: 07 Mai 2007, 09:41
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Amigos, URGENTE! "Tunada no Motor"

Mensagem não lida por Marcell 500 EF »

1- Tem como regular o Turbo pra "ligar" só acima de 3.000 RPM? Senão vai beber horrores andando na cidade, e eu quero o Turbão só para brincar em Estradas mais desertas, e na calada da noite, claroooo :mrgreen:

2 - O Turbo pode danificar meu Motor? Tendo em tese que eu ando 200 Km por mês.. meu motor duraria muito??
1 - O turbo é acionado de acordo com a sua especifiação de constução. A turbina que vai determinar. Existem turbinas que entram bem cedo e outras mais tarde. A do eduardo entra com 2500 RPM. Acho que quanto menor a turbina mais cedo ela entra pois enche mais rápido e quanto maior, mais tarde mas gera mais pressão tb.

2 - O turbo só irá danificar o seu motor se tu passar dos limites do motor. Se tu respeitar a potência, temperaturas, giro, pressão, do motor, mantendo uma faixa de 30% do limite do motor tu não vai ter nenhum problema. O miolo do motor original do monza 2.0 aguenta até 300cv, ou sejá, se tu colocar até uns 250cv, tu não vai prejudicar em nada o seu motor. Tu nunca pode exeder o limite do seu motor, respeitando isso, é tranquilo.

Quanto as peças, tinha alguem vendendo um kit turbo pro monza, deja na seção de vendas do fórum talvez não tenha vendido ainda.
TheRipper
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 942
Registrado em: 27 Jan 2008, 00:00
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Amigos, URGENTE! "Tunada no Motor"

Mensagem não lida por TheRipper »

Marcell 500 EF escreveu:O miolo do motor original do monza 2.0 aguenta até 300cv...
Agüenta 300cv sim... por alguns segundos :lol:

300cv é CERTEZA de quebra num motor 2.0 original do Monza. Existem muitos dynos viciados por aí, mostrando potências absurdas em preparações "mágicas". Tem que ficar de olho. Pense bem, é quase o triplo da potência original! Nossos motores giram pouco de fábrica, pra gerar 300cv, o torque teria que ser cavalar, e isso elevaria a PME (pressão média efetiva) a valores absurdos.
Com uma preparação bem equilibrada, até uns 250cv dá pra ir na boa, mas sendo um motor antigo, carburado, e ainda 1.8, eu diria que 200cv é uma boa marca :smt023
Avatar do usuário
Cleber Brogni
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1755
Registrado em: 08 Nov 2007, 14:51
Cidade: Porto Algre
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SLE
Motor: Outro
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Outra

Re: Amigos, URGENTE! "Tunada no Motor"

Mensagem não lida por Cleber Brogni »

TheRipper escreveu:
Marcell 500 EF escreveu:O miolo do motor original do monza 2.0 aguenta até 300cv...
Agüenta 300cv sim... por alguns segundos :lol:

300cv é CERTEZA de quebra num motor 2.0 original do Monza. Existem muitos dynos viciados por aí, mostrando potências absurdas em preparações "mágicas". Tem que ficar de olho. Pense bem, é quase o triplo da potência original! Nossos motores giram pouco de fábrica, pra gerar 300cv, o torque teria que ser cavalar, e isso elevaria a PME (pressão média efetiva) a valores absurdos.
Com uma preparação bem equilibrada, até uns 250cv dá pra ir na boa, mas sendo um motor antigo, carburado, e ainda 1.8, eu diria que 200cv é uma boa marca :smt023
:smt023
Hacth 86/87 2.1 SL/Turbo
Marcell 500 EF
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4091
Registrado em: 07 Mai 2007, 09:41
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Amigos, URGENTE! "Tunada no Motor"

Mensagem não lida por Marcell 500 EF »

TheRipper escreveu:
Marcell 500 EF escreveu:O miolo do motor original do monza 2.0 aguenta até 300cv...
Agüenta 300cv sim... por alguns segundos :lol:

300cv é CERTEZA de quebra num motor 2.0 original do Monza. Existem muitos dynos viciados por aí, mostrando potências absurdas em preparações "mágicas". Tem que ficar de olho. Pense bem, é quase o triplo da potência original! Nossos motores giram pouco de fábrica, pra gerar 300cv, o torque teria que ser cavalar, e isso elevaria a PME (pressão média efetiva) a valores absurdos.
Com uma preparação bem equilibrada, até uns 250cv dá pra ir na boa, mas sendo um motor antigo, carburado, e ainda 1.8, eu diria que 200cv é uma boa marca :smt023
TheRipper, honestamente, tu leu o que foi escrito por inteiro no meu post?
se tu colocar até uns 250cv, tu não vai prejudicar em nada o seu motor. Tu nunca pode exeder o limite do seu motor, respeitando isso, é tranquilo.
Em nenhum momento eu falei para manter 300cv. Se aguentar por 10seg. significa que aguenta. Não me referi a deixar com 300cv e sim com 250 no caso do 2.0 e uns 200 no 1.8 como tu falou.
TheRipper
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 942
Registrado em: 27 Jan 2008, 00:00
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Amigos, URGENTE! "Tunada no Motor"

Mensagem não lida por TheRipper »

Marcell 500 EF, eu li, e entendi o que você disse. Você foi bem claro, você disse que o miolo original do Monza agüenta 300cv. E o fato é que NÃO agüenta 300cv, desculpe-me, mas você está errado. Se você vai quebrar o motor com 300cv, é uma coisa óbvia, pelo menos na minha cabeça, que o motor não suporta essa potência :roll:
E você ainda disse que 250cv é tranqüilo e que ele não teria problema nenhum com essa potência. Outro erro, pois 250cv já seria perto do limite para um 2.0 original, com preparação muito bem equilibrada, e ainda assim sofreria risco de uma eventual quebra. Num 1.8 carburado, 250cv está um pouco longe da realidade, pois já estaria correndo sérios riscos. Eu também adoro Monza, gosto muito dos motores GM, mas vamos colocar os pés no chão, o velho C20NE não faz milagre :smt023
Avatar do usuário
Malagoli
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3319
Registrado em: 26 Jan 2008, 15:26
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Amigos, URGENTE! "Tunada no Motor"

Mensagem não lida por Malagoli »

Manos, mais calma ae...

Uma turbina "simples", coisa mais pro lado de "Custo x Beneficio", geraria quanta potência no motor? Eu nõ pretendo passar a marca de 200 HP nem por reza, pra mim, 160 já é o extremo hehe

Agora...

Pra colocar o turbo, vocês sabem quais etapas devo seguir? Ou é só colocar o turbão no meu Motor Standard e pronto?

Alguem tem ideia de preço, e MODELO COMPATÍVEL (Sé é que tem que ser um determinado tipo de turbina pra esse motor)..

Lembrando, o meu já é a Alcool original :smt023
Vectra A CD 1994 / Astra SW GLS 1995

Meu Instagram: www.instagram.com/rafa_malagoli/
Project Vectra A: www.instagram.com/opelvectra2000/
Project Astra SW: www.instagram.com/astrafcaravan/
RicardoDS
MODERADOR
Mensagens: 6014
Registrado em: 14 Jan 2007, 13:52
Cidade: CWB
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Amigos, URGENTE! "Tunada no Motor"

Mensagem não lida por RicardoDS »

Vai ter que trocar os pistões pelos pistões do Monza a gasolina.
Monza SL/E 1.8 1988/1989
Astra 2.0 2009/2010
Uno Mille Economy 2009/2009 :oops:
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Amigos, URGENTE! "Tunada no Motor"

Mensagem não lida por 500EF »

Para esta potência que ele quer, não precisa destaxar. Assim ele fica com um carro bem econômico em baixa e canhão em médias e altas.

Partindo dos 95 cv originais, para chegar perto dos 170 ~ 180cv, no álcool, ele não deve precisar de mais que 0,6 bar de pressão. O que ainda seria bastante seguro (desde que bem acertado e tenha um controle de ponto).

Outra coisa, como o carro já é original à álcool, não vai precisar preocupar (nem gastar) com conversão.

O único cuidado que precisará ter é usar um módulo que acione um suplementar na pressurização e atrase o ponto quando entrar pressão positiva.

A turbina que uso no meu carro é a MasterPower .42 / .48, indicada pelo fabricante para carros 1.8/2.0 até 1 bar.

Mesmo no meu 2.0 ando normalmente a mais de 130 km/h sem entrar pressão, se eu quiser. Mas quando precisa, numa ultrapassagem por exemplo, é só "cutucar" que ele some... hehehe

Fabricantes de kit, você pode consultar alguns em São Paulo, como SPA turbos, Beep Turbo, Turbo Anhanguera, DNT Turbo (no google você encontra os contatos facilmente).

Você vai precisar:

- do kit em si, que deve estar custando uns 1.200 ~ 1.400 já com a turbina,
- escapamento de pelo menos 2,5" com abafador do mesmo diâmetro interno: deve custar uns R$ 400,00 ~ 500,00.
- bico suplementar: acho que pode ser um menor, mas só para base de preço um branco do monza à álcool custa 132,00 novo
- um gerenciador eletrônico para suplementar e atraso (uso o MEG da CM Racing, mas existem vários no mercado): deve custar uns 500,00 ~ 600,00.
- jogo de velas mais frias: uns 40,00 a 50,00
- Reserve também uma grana para os imprevistos e miudezas, como parafusos, abraçadeiras, etc..
- Mão-de-obra de instalação e acerto.

Obs: A maioria dos preparadores vai querer turbinar sem gerenciador externo, alimentando somente pelo carburador e limitando ou travando seu ponto de ignição. Pode até funcionar, mas além do risco bem mais alto de quebrar, o consumo e a dirigibilidade em baixa ficarão muito piores. :wink:
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Responder