Módulo HEI

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
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PedroCTR
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Re: Módulo HEI

Mensagem não lida por PedroCTR »

josadac escreveu:Olá Pessoal,

Muito obrigado pelas dicas.

Qdo troquei o hei, o cabo que sai do meio do distribuidor estava com folga, saia e ficava pulando faisca, já foi corrigido.

Gostaria de orientação, os cabos de velas tem vida útil com relação a kilometragem ?

O carro é 95, comprei ele em 2005, em 2011 troquei o jogo, coloquei NGK, já tem 5 anos, rodo pouco, numa média de 12000km por ano, vcs acham que devo trocar ?
Cabo tbem pode comprometer a vida útil do hei ?
Até onde sei, cabos de vela têm sim durabilidade datada, ou seja, "prazo de validade". Muita gente fixa em 2 anos ou 20000km, há quem diga que a troca deve ser anual, outros que independente do tempo, mas á cada 40000km.
Eu troco á cada 2 anos, rodo pouco e quando rodo 90% do tempo é em rodovia. Acredito que carros com uso mais "urbano", em congestionamentos onde o motor esquenta mais e dissipa menos calor, a vida útil dos cabos se reduza por conta da maior agressão ao material isolante deles.
Creio não haver relação entre cabos de vela ruins e queima do módulo HEi. Normalmente cabos de vela ruins são constatados por falhas no funcionamento do motor, perda de potência, dificuldade na partida...
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Luiz Carlos (Rio)
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Re: Módulo HEI

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Pedro

Vc diz que roda 12 mil km por ano. Em 5 anos terá rodado 60 mil km.
Muito provavelmente seus cabos já não estão cem por cento.
Eu nem perderia tempo medindo resistência dos cabos ou checando fugas de centelha. Trocaria logo.

Sobre ter prazo de validade ou previsão de troca por KM rodado, eu nunca vi nada escrito à respeito.
Eu já tive problemas com cabos, mais de uma vez, e o sintoma é que o carro falha e amarra quando se pisa fundo.

Claro que para chegar a apresentar falhas como deu no meu Monza é preciso que um ou mais de um dos cabos estejam ruins pra valer
No meu caso , sempre que o motor falhou por causa de cabo, a medição indicou alta resistência ou resistência infinita.

Eu agora estou usando os cabos da Magneti Marelli, pois os da NGK estavam apresentando problemas com pouca rodagem.

Abs
Luiz Carlos
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PedroCTR
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Re: Módulo HEI

Mensagem não lida por PedroCTR »

Pois é Luiz Carlos, também optei pelos Magnetti Marelli na última troca de velas e cabos(jan/2016) e comparando a qualidade deles com os bosch que usava antes, é sensivelmente melhor. Aqui onde moro, também são mais baratos, ficando abaixo apenas de um tal de "olimpic"(que achei demasiado ordinário).
Eu tenho trocado á cada período de 1 ano, desde 2014 por conta de tê-los "aposentado" e usado só em finais de semana e viagens não muito longas.
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abiliomjr
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Re: Módulo HEI

Mensagem não lida por abiliomjr »

Gostaria de relatar o que aprendi e vivi nesses 10 anos que tenho o monzão, modulo hey muitas vzs é o pesadelo de muitos proprietarios de monza/ kadett o primeiro aprendizado que tive foi com o alternador carregando uma tensao maior do que o padrao, se a tensao estiver alta nao tem modulo hey que aguenta, segundo velas cabos tampa e rotor sempre em ordem que vc nao vai ter surpresas, muitos mecanicos trocam de cara modulo hey e bobina impulsora e muitas vzs é so a bobina o problema, mas uma boa dica é antes de troca bobina impulsora ou modulo hei verifiquem o terminal da bobina impulsora que entra no modulo hey ele cria um zinabre quase imperceptivel e isola o contato ai o mecanico troca o hey e acha que era o defeito do carro experimente tirar o conector da bobina impulsora que entra no hey dar uma lixadinha apertar um pouco o conector pra ficar justo e montar e dar partida, meu carro aconteceu algumas vzs de nao pegar e o defeito era esse mal contato
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