Eider
Eu desisti do projeto. Fiquei, por motivo de doença, com o Monza parado até esse mês de agosto.
O motivo dele ter ficado parado foi que surgiu um ruído desagradável na área da correia dentada, substituí correia e tensor e o ruído continuou, e foi piorando cada vez mais.
Parecia ser a bomba dágua, mas estava difícil ter certeza. Só substituindo a mesma para comprovar.
Devido à tal doença, que exigiu um tratamento demorado, o Monzão ficou parado por uns 8 meses, só funcionando o motor de vez em quando para não estragar mais.
Hoje está tudo normal, bomba dágua nova, correia e tensionador novos, e o projeto foi abandonado.
Mas vamos ao seu projeto.
Sua bomba de óleo já possui, segundo você diz, o local para instalar o tensionador do Monza 96.
A capa traseira do Kadett, que suponho ser igual ao do Monza 96, você também já tem. Essa capa é necessária pois acompanha o percurso das novas correias HNBR do 96, percurso esse que é diferente do percurso dos Monzas de 89 a 95.
Ai vem um problema. Sendo o percurso diferente, a comprimento da correia dentada tem de ser diferente, como é no Monza 96.
Mas você não poderia usar a correia do 96, pois os dentes são diferentes.
Para usar essa correia você teria de substituir as 3 polias que trabalham com ela: a da bomba dágua, a do comando de válvulas e a do virabrequim.
Se fosse possível encontrar uma correia de outro carro com o mesmo comprimento, aí sim poder-se-ia fazer a conversão que você quer (e eu queria) sem trocar muitas peças.
Mas, cada motor tem os dentes da correia dentada diferentes. Seria muito difícil encontrar uma correia com o comprimento e o formato dos dentes que servisse perfeitamente. Qualquer pequena diferença nos dentes e a correia seria destruída em pouco tempo de uso. Bem como a largura, 20 mm.
Então, na minha opinião, só é possível mudar o tensionador em um Monza 94 substituindo bomba d'água, polia do comando, polia do virabrequim, capas da correia dentada...e a bomba de óleo, caso ela não tenha suporte (furo para o parafuso de fixação do novo tensionador e ressalto para travar o tensionador) para o novo tipo de tensionador.
Talvez não compense. Eu desisti. Como consegui regular a tensão da correia nova do jeito que queria (com muita dificuldade, por causa do suporte do alternador e bomba da direção, que atrapalham o uso da ferramenta para girar a bomba d'água), acho que, no futuro, se eu substituir a correia dentada ela entrará já com a tensão correta.
Por falar nisso, descobri dois detalhes para encaixar com muito mais facilidade a correia nova, sem mexer na bomba:
1: Introduzir um pino fino no tensionador, mantendo ele no
batente. Pode-se fazer isso pressionando o tensionador com uma chave de fenda grande, mas aí uma das mãos ficará ocupada fazendo isso. Com o pino fino indroduzido no tensionador (não é aquele pino mais grosso que trava o tensionador, mas trava o mesmo na posição de trabalho, o que não facilita muito a colocação da correia nova) você fica com as duas mãos livres para manusear a correia e forçar ela para encaixar nas polias sem danificar nada. É um pino fino (um arame) e é introduzido na parte superior do pequeno ressalto do tensionador. Comprimindo totalmente o tensionador, dá para ver um furo onde se introduz o arame.
2- Girar um tiquinho para a esquerda a polia do comando de válvulas. A marca na polia ficará 2 a 3 mm
atrasada. O motor não vai sair de sincronismo, pois você manterá o mesmo número de dentes da correia entre essa polia e a polia do virabrequim. Fazendo isso, estica-se a correia do lado da frente do motor, e ela vai ficar mais frouxa do lado esquerdo, justamente o lado onde você vai precisar de folga para encaixar a mesma na polia do comando. Esse pequeno detalhe facilita demais encaixar a correia nova.
Depois de encaixada a correia nova e tirado o arame do tensionador, dê aquelas duas voltas de praxe no virabrequim e verá que as marcas de sincronismo estão perfeitamente alinhadas.
Abs