Relê do limpador de para-brisa

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Avatar do usuário
mspagiari
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 729
Registrado em: 03 Abr 2015, 00:22
Cidade: Itanhaem
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Relê do limpador de para-brisa

Mensagem não lida por mspagiari »

Pessoal, o módulo chegou, funcionou até o desembaçador (Já comprei o carro sem funcionar).

Seta, tudo ok.

Porem, o defeito continua. Com o motor ligado o limpador não desliga, dispara... Aí tenho q desligar o carro e esperar um pouco para q o bendito desligue.

Com o motor desligado funciona normal o limpador, tanto no temporizador, como na velocidade 1 e 2, aí qdo ligo motor o limpador fica doido...

Já tirei a capa metálica do motor do limpador, limpei os contatos. Nada.

Parece q algo na ignição com o motor ligado está deixando o limpador maluco.

Alguém dá uma luz aí?

Obrigado.
monza club 1994 azul
ex-monza 1989 sle preto
Avatar do usuário
mspagiari
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 729
Registrado em: 03 Abr 2015, 00:22
Cidade: Itanhaem
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Relê do limpador de para-brisa

Mensagem não lida por mspagiari »

Hj deu o bendito defeito de novo não desliga o limpador com o motor ligado, as vezes depois de um bom tempo (aleatório) desliga sozinho do nada...

Abri a caixa do módulo temporizador (usada, comprada no ML) e verifiquei q havia dois jumpers já...

Peguei o ferro de solda e ressoldei, montei de novo...

Com o motor desligado funciona q é uma beleza, liga, desliga, etc...

Mas qdo ligo o motor do carro fica funcionando sem parar, não adianta...

Fiquei doido, peguei o multímetro, desconectei o plug do motor do limpador, coloquei o negativo na tampa de válvulas e o positivo nos terminais...

- O segundo contato recebe tensão com a chave do limpador desligada qdo ligo a ignição.
- Com a chave do limpador na posição 1 o penúltimo pino recebe tensão
- Com a posição 2 na chave o pino 1 recebe tensão

Isto com a ignição ligada ou com o motor funcionando, tanto faz, se desligar a ignição fica td sem tensão (algum pequeno retorno 0, alguma coisa)... como é descrito mais ou menos no teste abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=BaVQ66cn7rw&t=164s

Tirei a capa do motor onde vai o plug, tem três contatos, limpei e nada...

Curioso: Se retirar o módulo temporizador o comportamento do limpador é normal com o motor ligado ou não, apenas não funciona o temporizador e a haste pára no lugar q desligo a chave tanto no temporizador q tinha como neste q comprei...

Defeito chato, pois se chover não desliga nem a pau, tem q parar o carro, desligar e esperar um pouco, aí desliga...

Alguém teria mais alguma ideia?
monza club 1994 azul
ex-monza 1989 sle preto
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17760
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Relê do limpador de para-brisa

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Não desliga porque o motor do limpador está recebendo tensão mesmo com a chave/alavanca desligada.
Pode ser defeito no módulo temporizado, curto no chicote ou algum acessório não original instalado nessa linha, causando o problema.

Tem que avaliar.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
mspagiari
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 729
Registrado em: 03 Abr 2015, 00:22
Cidade: Itanhaem
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Relê do limpador de para-brisa

Mensagem não lida por mspagiari »

Carlos, com a alavanca do limpador na posição desligada eu medi com multímetro e somente recebe tensão em um pino (o segundo), o mesmo q recebe tensão qdo ligo a ignição (motor ligado ou não), os demais não, somente se acionar a chave... Isto q estranho.

Se desligar a ignição não há tensão em nenhum pino, como no vídeo do carro postado.

Minha dúvida é se com a chave do limpador desligada e ignição ligada não deve haver tensão em nenhum pino deste plug?
monza club 1994 azul
ex-monza 1989 sle preto
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17760
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Relê do limpador de para-brisa

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

mspagiari escreveu: 07 Jun 2018, 17:35 Carlos, com a alavanca do limpador na posição desligada eu medi com multímetro e somente recebe tensão em um pino (o segundo), o mesmo q recebe tensão qdo ligo a ignição (motor ligado ou não), os demais não, somente se acionar a chave... Isto q estranho.

Se desligar a ignição não há tensão em nenhum pino, como no vídeo do carro postado.

Minha dúvida é se com a chave do limpador desligada e ignição ligada não deve haver tensão em nenhum pino deste plug?
Se a tensão aparece e não some mais, é isso que deve procurar. Pode ser o relê temporizador dentro no módulo ou algum equipamento fora que excita o circuito e não desliga. Só com carro presente para avaliar. Se dor o módulo, como já substituiu 1, seria bom investigar o porque está pifando. Na verdade essa investigação deve ser feita sempre que trocamos peças.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
mspagiari
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 729
Registrado em: 03 Abr 2015, 00:22
Cidade: Itanhaem
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Relê do limpador de para-brisa

Mensagem não lida por mspagiari »

Carlos o q mais me intriga é q fazendo o teste do vídeo q postei (td bem q a posição dos pinos no vídeo é diferente pois é um VW), td aparece normal com o motor do carro desligado ou ligado a voltagem é normal.

Porem se eu ligar o motor do carro com o plug conectado no limpador aí fica maluco, ou seja, só funciona a primeira e segunda velocidade, a função temporizadora some e só desliga o limpador se eu desligar o carro e aguardar um tempo.

Abri hj a caixinha do módulo e testei só com a placa conectada, o rele do limpador obedece os comandos da chave, arma e desarma com o motor do carro desligado ou ligado... Só q com o motor do carro ligado o limpador não obedece o tal rele, ou seja, tem algo q impede o desligamento...

É algo relacionado ao pós chave... Seta, desembaçador funcionam normal...

To quebrando a cabeça aqui, sei q se levar no único auto elétrico competente q tem aqui ele vai colocar um relê a parte para o limpador ou outra gambiarra... não vejo outra saída...
monza club 1994 azul
ex-monza 1989 sle preto
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17760
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

DK3125

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Para o defeito ocorrer com motor ligado, pode estar ocorrendo algum ruído que causa interferência no módulo. Os geradores de ruídos em geral são o alternador, velas e cabos de velas.
Pode ser que tenha algum aterramento deficiente e, como já disse, algum acessório não original instalado na linha de alimentação do limpador.

Comece desligando o alternador, funcione o motor e veja como se comporta.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4217
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Relê do limpador de para-brisa

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Quando eu tinha meu primeiro carro, um Renault Gordini 1965, o limpador de para brisas do carro apresentava o mesmo problema narrado pelo mspagiari.
Com o motor desligado, o limpador parava na posição de descanso. Com motor ligado, que é quando eu mais precisava que ele parasse, eu desligava o limpador e ele continuava funcionando.
Como eu andava duro na época e já gostava de futucar em eletricidade, tirei o massa (terra) do motor e conectei esse massa a um interruptor.
Com isso consegui ter um limpador de duas velocidades, pois o original do carro só tinha uma.
O problema era um contato interno no motorzinho, que, quando a palheta atingia a posição de descanso, desligava a energia de um circuito secundário do motor.
No caso do colega, pode ser que o que esteja fazendo a diferença seja a voltagem de alimentação do motor do limpado. Com o carro ligado, alternador gerando, a voltagem é mais alta.
Deve estar havendo um problema no sistema de interruptor que faz as palhetas pararem na posição de descanso. Com a voltagem da bateria, o motor para. Com o alternador, voltagem maior, resta um pouquinho de eletricidade que faz o motor continuar girando.
Isso é só uma hipótese, que poderá ser confirmada removendo a correia do alternador ou substituindo o conjunto motriz do limpador.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Responder