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Re: CARBONIZAÇÃO DO MOTOR - LIMPAR E REMOVER!

Enviado: 21 Mar 2013, 23:15
por Vizzy
Se a cor do óleo está normal e não some água pode ser aneis, isso aconteceu em dois monzas aqui em casa e tenta reparar se não é apenas quando vc liga e sim quando vc anda, pra poder vizualizar melhor peça pra alguem dirigir seu carro e vc vai em outro atraz e vai olhando se continua essa fumaça!

Re: CARBONIZAÇÃO DO MOTOR - LIMPAR E REMOVER!

Enviado: 08 Out 2013, 16:42
por Mimoso
Bom esse tópico, esse é um cuidado mais minucioso que deveríamos nos atentar mais. O motor do meu agora tá com uma meladeira na bandeja, o filtro tava horrivel, uma melequeira danada. Falei com uns mecânicos e palpiteiros me disseram que é folga entre os pisõtes e as camisas, que o motor tá queimando olho por isso manda pra cima da bandeja. Pra mim não faz sentido, mas trenho que investigar pra ver o que pode ser feito ou se só resolve com retífica do bloco. Nesse motor nunca mexi na parte de baixo, pois nunca apresentou problemas ou falhas. Só sei que preciso tentar resolver essa melequeira pra não piorar. :smt023

Re: CARBONIZAÇÃO DO MOTOR - LIMPAR E REMOVER!

Enviado: 08 Out 2013, 16:51
por Carlos A. Freire
Mimoso escreveu:Bom esse tópico, esse é um cuidado mais minucioso que deveríamos nos atentar mais. O motor do meu agora tá com uma meladeira na bandeja, o filtro tava horrivel, uma melequeira danada. Falei com uns mecânicos e palpiteiros me disseram que é folga entre os pisõtes e as camisas, que o motor tá queimando olho por isso manda pra cima da bandeja. Pra mim não faz sentido, mas trenho que investigar pra ver o que pode ser feito ou se só resolve com retífica do bloco. Nesse motor nunca mexi na parte de baixo, pois nunca apresentou problemas ou falhas. Só sei que preciso tentar resolver essa melequeira pra não piorar. :smt023

Que bandeja se refere? A de suspensão?
Se o compartimento do filtro de ar estiver com muito óleo, antes de qualquer intervenção no motor, verifique o sistema de respiro, como já mencionado em muitos tópicos sobre o tema, onde tem sintoma, procedimentos e soluções.

Abs,

Carlos Freire

Re: CARBONIZAÇÃO DO MOTOR - LIMPAR E REMOVER!

Enviado: 08 Out 2013, 17:38
por Mimoso
Olá Carlos.

Essa bandeja é a que suporta o filtro de ar e TBI, a parte de cima dela está muito suja de óleo, pois esta recebe os vapores do motor através da mangueira do respiro. Esses dutos de respiro já verifiquei e estão todos desobstruídos e as conexões estão corretas. Ah, uma observação, quando estou rodando acima de 60 quando desacelero, usando o freio motor, sinto um cheiro de óleo queimado, coisa assim, mas lembrando que não há sinal de fumaça no escape, nem frio nem quente, só essa sujeira toda na bandeja.

Re: CARBONIZAÇÃO DO MOTOR - LIMPAR E REMOVER!

Enviado: 08 Out 2013, 17:49
por Carlos A. Freire
Então, já verificou a conexão que fica no coletor de admissão, onde entra a ramificação mais fina da mangueira do respiro? É lá no coletor de admissão que fica obstruído e causa esse sintoma, como mencionado em vários tópicos sobre o tema.
Se confirmado a obstrução na conexão do coletor de admissão, acesse os tópicos para saber como cada um fez a desobstrução. Digo que não é fácil e precisa de muita paciência.

Abs,

Carlos Freire

Re: CARBONIZAÇÃO DO MOTOR - LIMPAR E REMOVER!

Enviado: 08 Out 2013, 18:00
por Mimoso
Sim, já havia visto essa matéria antes nesses tópicos, essa conexão na época nem existia, então refiz e está correta e desobstruida, verifiquei isso hoje. Por isso me espantei tanto quando abri a bandeja. E quanto ao cheiro? Há relação com essa folga que pode haver nos cilindros?

Re: CARBONIZAÇÃO DO MOTOR - LIMPAR E REMOVER!

Enviado: 08 Out 2013, 18:55
por Carlos A. Freire
Se não for obstruções no sistema de respiro a causa provável é de problemas com anéis dos pistões, deixando o cárter com excesso de pressão.

Abs,

Carlos Freire

Re: CARBONIZAÇÃO DO MOTOR - LIMPAR E REMOVER!

Enviado: 08 Out 2013, 22:13
por Mimoso
Pois é rapaz, tenho medo que seja isso mesmo, vou investigar mais um pouco. Ah, me diga, caso sejam esses anéis, o que deve ser feito, nesse caso há realmente necessidade de retífica ou apenas a troca dos anéis?