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Re: COMO REGULAR O CARBURADOR DO MONZA 82 1.6?

Enviado: 11 Fev 2010, 10:47
por PCPRJ
rapaziada, vo meter a mao, fazer por conta e risco, dai vou anotar tudo q fizer e posto o resultado aqui, nao deve ser muinto diferente d outros carburadores, depois digo o q consequi, no ruim d tudo vou ter q levar numa oficina pra regular. c eu conseguir vou por fotos dos parafussos q mexi, pq no geral é o seguinte, o parafuso de mistura ar/gasolina fica com uma volta e meia, partindo desse ponto q é original em todo carbura vou batalha pra por ele no ponto certo.

Re: COMO REGULAR O CARBURADOR DO MONZA 82 1.6?

Enviado: 11 Fev 2010, 11:12
por Carlos A. Freire
Os carburadores de corpo simples Solex e Weber usados no Monza, são iguais aos usados nos Fiat 147, com diferença em valores dos gicleus.
No fórum do 147 Fiat Clube tem os links para baixar os manuais desses carburadores: http://www.147fiatclube.com.br/viewtopic.php?t=211

Solex: http://rapidshare.com/files/10434498/Ca ... Brosol.pdf

Weber: http://rapidshare.com/files/10536032/Cat_logo_Weber.pdf

Talvez possa ajudar na manutenção.

Quanto a forma de ajustar, essa é igual a todos os carburadores. Basta encontrar o parafuso de ajuste de ar, que fica sempre na base do carburador, o parafuso que ajusta a rotação, que normalmente está junto a boboleta e apertando o parafuso ele acelera e soltando ele desacelera a rotação do motor.

No parafuso de controle do ar, com a marcha lenta estabilizada, aperte até que o motor fique instável ou tremendo, depois solte devagar, até o motor ficar instável eu tremendo e, encontre entre entre esses dois espaço entre apertar e soltar o parafuso, um ponto que o motor fique mais acelerado (livre) e sem vibrações. Se necessário, ajuste o parafuso de rotação até encontrar o ponto ideal, exemplo:

Coloquei o motor com1.000rpm, apertei o parafuso e a rotação caiu, voltei o parafuso de ar e o motor ficou acelerado, 1200rpm, desacelere no parafuso de rotação até 1.000rpm, depois refaça o ajuste no parafuso de ar novamente, até encontrar um equilibrio entre rotação em rpm e motor mais estável possível. Se tiver um analisador de gases, melhor ainda.

Abs,

Carlos Freire

Re: COMO REGULAR O CARBURADOR DO MONZA 82 1.6?

Enviado: 12 Fev 2010, 15:04
por PCPRJ
po consequi regular, exatamente como o carlos disse, so q reparei uma coisa, quando piso no freio o carro acelera um pouco, isso é normal, tipo na lenta ele deve estar entre 900 a 1000 rpm (no painel do 82 nao tem conta giros) quando pisso no freio com o carro parado e na lenta, noto q o giro sobe pra 1500 a 2000 rpm isso é normal ou tem algum defeito no meu hidro-vacuo?

Re: COMO REGULAR O CARBURADOR DO MONZA 82 1.6?

Enviado: 12 Fev 2010, 17:47
por Carlos A. Freire
Só deve alterar a marcha lenta se pisar no freio várias vezes seguidas. Se pisar apenas uma vez não deve alterar nada. Se acontecer, o hidrovácuo deve ser verificado.

Abs,

Carlos Freire

Re: COMO REGULAR O CARBURADOR DO MONZA 82 1.6?

Enviado: 25 Out 2010, 20:55
por david crozeta
Carlos A. Freire escreveu:Só deve alterar a marcha lenta se pisar no freio várias vezes seguidas. Se pisar apenas uma vez não deve alterar nada. Se acontecer, o hidrovácuo deve ser verificado.

Abs,

Carlos Freire
to com essa dúvida...o meu ao pisar várias vezes no freio alterava a lenta, dei uma geral no freio, troquei os reparos das pinças,patilhas, cilindro mestre e servo freio, tudo da marca varga. pensei que iria parar de alterar a lenta ao ''bombar'' o pedal de freio, mas continua. pelo jeito isso é um sintoma normal ?

um abraço...

Re: COMO REGULAR O CARBURADOR DO MONZA 82 1.6?

Enviado: 25 Out 2010, 22:15
por luiz sle
david crozeta escreveu:
Carlos A. Freire escreveu:Só deve alterar a marcha lenta se pisar no freio várias vezes seguidas. Se pisar apenas uma vez não deve alterar nada. Se acontecer, o hidrovácuo deve ser verificado.

Abs,

Carlos Freire
to com essa dúvida...o meu ao pisar várias vezes no freio alterava a lenta, dei uma geral no freio, troquei os reparos das pinças,patilhas, cilindro mestre e servo freio, tudo da marca varga. pensei que iria parar de alterar a lenta ao ''bombar'' o pedal de freio, mas continua. pelo jeito isso é um sintoma normal ?

um abraço...
É normal até um certo ponto. Ao bombar o freio varias vezes a lenta oscila bem pouco mas é perseptivel. Só não é normal o carro tremer todo.