Relé da ventuinha...
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Relé da ventuinha...
Pow pessoal na verdade não sei se é certo ou não, mas toda vez que eu dou uma arrancada mais forte com o monza fico escutando um tec, tec, tec, tec vindo da caixa de fusiveis. E as vezes depois que ele está aquecido, a aceleração do carro fica variando e coincide com o armar ou desarmar do fusível da ventuinha. Outro dia tirei a capa e coloquei o dedo sobre os reles e justamente o da ventuinha é que desarmava e armava. Dei uma medida na corrente e quando ele arma cai pra 12, uns quebrados e ele desarmado fica nos 13, o engraçado é que a ventuinha está funcionando normalmente, pensei que fosse alguma coisa como que o rele desarmasse o ar condicionado quando se da uma acelerada mais forte, mas isso acontece independentemente do ar estar ligado ou não.
Se alguém tiver uma idéia do que pode ser isso.
Abraço
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Monza 95 GL 2.0 2portas cinza bartok, GAS/GNV. Rodas Barcelona.
Me diga com qual carro tu andas e eu te direi quem es
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- Luiz Carlos (Rio)
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Re: Relé da ventuinha...
Davi, se seu Monza tem ar original de fábrica, ele possui 2 relés de eletroventilador do motor (ventoinha) na caixa de fusíveis, um para baixa e outro para alta velocidade.
Qdo se liga o ar condicionado em 'frio normal' ou 'frio máximo' o de baixa deve fazer um tec e permanecer colado até que o ar seja desligado. Esse relé de baixa cola também ao se colocar a alavanca do ar condicionado na posição 'desembaçar', pois nessa posição o compressor também é acionado.
Já o outro relé deve fazer um tec qdo a temperatura do motor atingir o meio da escala, o eletroventilador deverá entrar em funcionamento na alta velocidade e o ponteiro do voltímetro deverá dar uma baixadinha, juntamente com a rotação do motor, se estiver na marcha lenta, mas a rotação logo será corrigida. Já a voltagem permanecerá um pouco mais baixa até que a ventoinha passe novamente para a baixa velocidade, isso qdo o ponteiro da temperatura atingir em torno de 1/4 da escala.
Abraços
Qdo se liga o ar condicionado em 'frio normal' ou 'frio máximo' o de baixa deve fazer um tec e permanecer colado até que o ar seja desligado. Esse relé de baixa cola também ao se colocar a alavanca do ar condicionado na posição 'desembaçar', pois nessa posição o compressor também é acionado.
Já o outro relé deve fazer um tec qdo a temperatura do motor atingir o meio da escala, o eletroventilador deverá entrar em funcionamento na alta velocidade e o ponteiro do voltímetro deverá dar uma baixadinha, juntamente com a rotação do motor, se estiver na marcha lenta, mas a rotação logo será corrigida. Já a voltagem permanecerá um pouco mais baixa até que a ventoinha passe novamente para a baixa velocidade, isso qdo o ponteiro da temperatura atingir em torno de 1/4 da escala.
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Luiz Carlos
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Re: Relé da ventuinha...
Sim isso realmente é o que deveria acontecer. O que acontece é que o relé da ventuinha desarma e arma com ela parada. Em alguns carros tem um sistema que desarma o relé do ar condicionado pra quando é exigida uma aceleração muito maior do motor. Não sei se esse é o caso do monza?. O que acontece é que quando acelero o carro devido a essa oscilação, no armar e desarmar do relé o carro fica inconstante, dá aquela falhada e justamente quando o relé arma. Já olhei todos os fusíveis, troquei todos os relé, mas continuou a mesma coisa. Na marcha lenta quando o relé arma oscila muito chega quase a morrer. Não sei se tem relação com isso, mas ultimamente o rele da ventuinha tem armado e desarmado muito e isso nunca aconteceu. E o engraçado é que isso acontece com a ventuinha parada.
Vlw
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Re: Relé da ventuinha...
Caros Colegas,
tenho um monza 95 e estou com o mesmo problema, esses barulhos de 'tec tec tec tec', vindo da caixa de reles são constantes, não param nunca, seja apenas o carro parado na lenta, andando ou com farol/ ar ligado. Ja troquei os reles i mesmo assim continua, pesso a ajuda de vcs pois não sei oq fazer...
abraço
tenho um monza 95 e estou com o mesmo problema, esses barulhos de 'tec tec tec tec', vindo da caixa de reles são constantes, não param nunca, seja apenas o carro parado na lenta, andando ou com farol/ ar ligado. Ja troquei os reles i mesmo assim continua, pesso a ajuda de vcs pois não sei oq fazer...
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Re: Relé da ventuinha...
galera, descobri o problema, era um mal contato no chicote do pressostato....
vlw!!
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Re: Relé da ventuinha...
Pow como é que se faz isso? onde é esse pressostato?Rodrigo Santana escreveu:galera, descobri o problema, era um mal contato no chicote do pressostato....
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Abraço
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Relê ar condicionado monza 95 gls
Qdo ligo o ar fica fazendo "tec tec" na cx de fusíveis, o segundo de baixo pra cima !
- Carlos A. Freire
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Re: Relé da ventuinha...
Temos muitos tópicos sobre esse sintoma.
Em geral acontece por pouco gás no sistema de A/C.
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