Problemas com ar condicionado e ventilador do radiador

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
Claudionor Gomes
Mensagens: 8
Registrado em: 23 Mai 2011, 22:29
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Problemas com ar condicionado e ventilador do radiador

Mensagem não lida por Claudionor Gomes »

E aew pessoal, blz?

Galera, tem acontecido o seguinte com o meu carro: O ventilador do radiador só está funcionando em uma velocidade (velocidade lenta), mesmo quando o motor atinge altas temperaturas ou quando eu aciono o ar condicionado. O resultado disso é que se eu rodar na cidade cerca de 30 a 40 minutos o motor aquece. Esse é um dos problemas... A outra questão é a seguinte: a fiação do fusível do ar condicionado ta aquecendo muito, chegando até a derreter o local na caixa de fusíveis. Troquei o fusível tipo mini lâmina por um tipo lâmina médio, e o instalei fora da caixa de fusíveis. O fusível médio derreteu também. Hoje, pra poder usar o ar condicionado, eu improvisei um fusível tipo lâmina grande, mas a instalação continua aquecendo, e muito. Notei que o relé do ventilador interno fica armando e desarmando, quase como um relé de pisca, e sempre muito, muito quente. Gostaria de saber se alguem pode me ajudar quanto a essa situação, quais seriam as possíveis causas e quais as soluções pra esses problemas, que tanto me pertubam ultimamente. Ah! Queria saber se eu posso usar o esquema elétrico do Monza 1990 (disponibilizado no site) como parâmetro para reparos no meu MOnza GL ano 95. A parte do ar condicionado e ventilador do radiador é igual?

Só pra título de conhecimento, o ventilador do radiador foi substituído, assim como o relé de 5 saídas do ventilador.

Aguardo respostas, pra tentar arrumar minha maquina.... Valeu pessoal..............
Claudionor Gomes
Mensagens: 8
Registrado em: 23 Mai 2011, 22:29
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Problemas com ar condicionado e ventilador do radiador

Mensagem não lida por Claudionor Gomes »

Ajuda aew galera, por favor...
htmotos
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 11
Registrado em: 18 Abr 2011, 11:59
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Problemas com ar condicionado e ventilador do radiador

Mensagem não lida por htmotos »

Putz...eu iria primeiro no que voce tem certeza que esta ruim, ou seja, no ventilador. Talvez ele seja toda a causa do problema, esteja "pesado" para funcionar(no sentido eletrico e não no mecanico), exigindo muita corrente do sistema eletrico(aquecendo a fiação) e arrefecendo pouco, fazendo a pressão da linha do ar condicionado subir muito, e quando isto acontece o pressostato desliga o ar...aí a pressão desce e liga novamente, aí não arrefece, sobe a pressão, desliga...e por aí vai...

Boa Sorte, mas verifique a ventoinha!!!
Claudionor Gomes
Mensagens: 8
Registrado em: 23 Mai 2011, 22:29
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Problemas com ar condicionado e ventilador do radiador

Mensagem não lida por Claudionor Gomes »

htmotos escreveu:Putz...eu iria primeiro no que voce tem certeza que esta ruim, ou seja, no ventilador. Talvez ele seja toda a causa do problema, esteja "pesado" para funcionar(no sentido eletrico e não no mecanico), exigindo muita corrente do sistema eletrico(aquecendo a fiação) e arrefecendo pouco, fazendo a pressão da linha do ar condicionado subir muito, e quando isto acontece o pressostato desliga o ar...aí a pressão desce e liga novamente, aí não arrefece, sobe a pressão, desliga...e por aí vai...

Boa Sorte, mas verifique a ventoinha!!!

Valeu pela força, véio... Eu havia suspeitado da ventoinha, que inclusive estava fazendo um barulho esquisito. Por esses motivos eu comprei uma nova e instalei recentemente... Feito isso, meu problema ainda continua... Quando ligo o ar condicionado, percebo que isso pesa bastante no motor. O motor aquece bem mais rápido. Até que ponto isso é normal? É possível que o compressor esteja pesando demais no motor? Há algum motivo pra ele pesar tanto, e há alguma maneira de sanar esse problema? Gostaria de entender mais o funcionamento do sistema elétrico da ventoinha e do ar condicionado em si... Alguém pode me ajudar? E sobre a caixa de fusíveis e diagrama elétrico do monza GL 95, alguém tem esses esquemas?
Desculpa pelo excesso de perguntas, pessoal... É que a situação aki tá bem complicada...
Valeu..............
Claudionor Gomes
Mensagens: 8
Registrado em: 23 Mai 2011, 22:29
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Problemas com ar condicionado e ventilador do radiador

Mensagem não lida por Claudionor Gomes »

Alguma idéia aew pessoal?
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17773
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Problemas com ar condicionado e ventilador do radiador

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Para o sintoma, deve verificar:

- A aplicação do motor da ventoinha
- A aplicação da hélice do motor da ventoinha
- Aterramento entre motor/câmbio e carroceria
- Mau contato no chicote. Para um fusível derreter sem abrir o seu fio de proteção, indica que há resistência no circuito a qual ele protege, causando o aquecimento. Esse problema pode ser causado por fiação com bitola abaixo da recomendação ou por mau contato em algum ponto desse circuito.

O esquema do Monza 90 na parte de A/C é muito semelhante ao do Monza EFI. Porém, o A/C do Monza EFI tem monitoramento da central de IE.
Temos aqui no fórum, um esquema elétrico do A/C do Monza EFI, disponibilizado pelo Luiz Carlos (Rio), se não estiver enganado. Use a ferramenta de busca para encontrar esse esquema.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder