Ventilação sem compressor A/c

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
teste
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1560
Registrado em: 13 Fev 2011, 16:07
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Ventilação sem compressor A/c

Mensagem não lida por teste »

Eai galera blz.
Queria tirar uma duvida com vcs.
Meu monza como o de alguns colegas esta com o ar quente isolado pq furo o radiador do ar. o meu tem A/C e todo mundo sabe que o danado gela de mais. porem quando chove(ta chovendo muito aqui) pra desenbasa. eu ligo desenbasador e junto liga o A/C e como não tenho o ar quente pra da uma quebrada do gelo a coisa complica. fica muito frio dentro do carro. Eu vi uma galera ai que faz uma adptação(gambiarra) que coloca um botão pra so ligar o compresor quando mesmo estiver ligado, eu gostaria de saber se eu colocar esse botão quando o ventilador ligar e o compressor não. se a ventuinha liga tb? e se tem o risco de estragar alguma coisa? vlw galera....
FALTA SÓ MAIS 1 IPVA :)
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17758
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ventilação sem compressor A/c

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Não entendi o que quer... Na própria alavanca de mudança tem posição de A/C ligado ( compressor e ventoinha) e posição de ventilação sem o compressor.
Se o A/C for ativado, a ventoinha deve ligar sempre, mesmo com motor frio.
Quando ligamos o A/C para desembaçar, não precisa ligar também o desembaçador traseiro, o próprio A/C dá conta e desembaça muito rápido. Porém, quando se desativa, embaça os vidros tão rápido quanto foi desembaçado.
Quando frio, deixo o A/C e ar quente acionados para que fique uma temperatura agradável dentro do carro e, para não embaçar os vidros. Se ficar só com A/C, o frio é cruel, rsrsrsrs!!!

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
teste
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1560
Registrado em: 13 Fev 2011, 16:07
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Ventilação sem compressor A/c

Mensagem não lida por teste »

Carlos A. Freire escreveu:Não entendi o que quer... Na própria alavanca de mudança tem posição de A/C ligado ( compressor e ventoinha) e posição de ventilação sem o compressor.
Se o A/C for ativado, a ventoinha deve ligar sempre, mesmo com motor frio.
Quando ligamos o A/C para desembaçar, não precisa ligar também o desembaçador traseiro, o próprio A/C dá conta e desembaça muito rápido. Porém, quando se desativa, embaça os vidros tão rápido quanto foi desembaçado.
Quando frio, deixo o A/C e ar quente acionados para que fique uma temperatura agradável dentro do carro e, para não embaçar os vidros. Se ficar só com A/C, o frio é cruel, rsrsrsrs!!!

Abs,

Carlos Freire
E o que eu estou dizendo. vc quando frio deixa tb o ar quente ligado. eu como não tenho ar quente. gostaria de deixar a chave na posição desembaçador, mas sem que o compressor ligue. sendo assim não saira um ar tao gelado. Eu queria saber se eu desligar o compressor igual a galera faz ai com um interruptor, se quando eu ligar o ar a ventuinha vai achar que o a/c ta ligado e vai aciona mesmo sem precisa. e se fazer funionar sem o compressor pode dar algum problema?
FALTA SÓ MAIS 1 IPVA :)
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17758
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ventilação sem compressor A/c

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Se colocar a alavanca em ventilação, o A/C é desativado, e o ventilador interno funciona normalmente. Mas, fica gelado por algum tempo, pois a caixa de ventilação e evaporador estão gelados, e logo em seguida os vidros voltam a embaçar muito rapidamente, mais ainda se não tivesse acionado o A/C.

Então, não é preciso fazer modificações, ele já tem as funções. Olhe no manual do proprietário do seu Monza que vai entender o funcionamento de cada posição da alavanca de acionamento do A/C, a não ser que esse A/C do seu Monza não seja original e fábrica.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
mk_pontes
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 176
Registrado em: 30 Jun 2010, 18:57
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Ventilação sem compressor A/c

Mensagem não lida por mk_pontes »

Carlos A. Freire escreveu:Não entendi o que quer... Na própria alavanca de mudança tem posição de A/C ligado ( compressor e ventoinha) e posição de ventilação sem o compressor.
Se o A/C for ativado, a ventoinha deve ligar sempre, mesmo com motor frio.
Quando ligamos o A/C para desembaçar, não precisa ligar também o desembaçador traseiro, o próprio A/C dá conta e desembaça muito rápido. Porém, quando se desativa, embaça os vidros tão rápido quanto foi desembaçado.
Quando frio, deixo o A/C e ar quente acionados para que fique uma temperatura agradável dentro do carro e, para não embaçar os vidros. Se ficar só com A/C, o frio é cruel, rsrsrsrs!!!

Abs,

Carlos Freire
Carlos, boa noite !
gostaria de perguntar a vc se a troca do filtro secador do A/C influencia do desempenho do ar, ou seja, gostaria de saber se o ar passa a gelar melhor, porq o meu foi trocado o gás, tirado todos os vazamentos, compressor bom, porém, não está gelando bem.
Avatar do usuário
tyo
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3531
Registrado em: 24 Set 2010, 17:28
Cidade: CAMPINAS
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Ventilação sem compressor A/c

Mensagem não lida por tyo »

Carlos A. Freire escreveu:Se colocar a alavanca em ventilação, o A/C é desativado, e o ventilador interno funciona normalmente. Mas, fica gelado por algum tempo, pois a caixa de ventilação e evaporador estão gelados, e logo em seguida os vidros voltam a embaçar muito rapidamente, mais ainda se não tivesse acionado o A/C.

Então, não é preciso fazer modificações, ele já tem as funções. Olhe no manual do proprietário do seu Monza que vai entender o funcionamento de cada posição da alavanca de acionamento do A/C, a não ser que esse A/C do seu Monza não seja original e fábrica.

Abs,

Carlos Freire
nao professor ele quer colocar a alavanca no desembaçador e o a/c ficar desligado o q nao e possivel sem modificaçoes :smt023
monza classic se 1989 a/c, direção hidráulica, vidros,travas,espelhos elétricos,computador de bordo e uma beleza Incomparável.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17758
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ventilação sem compressor A/c

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

nao professor ele quer colocar a alavanca no desembaçador e o a/c ficar desligado o q nao e possivel sem modificaçoes
Dessa forma somente com adaptações. Mas na posição desembaçador, grande parte do ar é dirigida para o para brisas e um pequena parte para os pés. Se deixar em frio normal todos os vidros vão desembaçar rapidamente. Eu mesmo não uso a função desembaçador na alavanca de acionamento por vir ar para os pés.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17758
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Ventilação sem compressor A/c

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Carlos, boa noite !
gostaria de perguntar a vc se a troca do filtro secador do A/C influencia do desempenho do ar, ou seja, gostaria de saber se o ar passa a gelar melhor, porq o meu foi trocado o gás, tirado todos os vazamentos, compressor bom, porém, não está gelando bem.
Se estiver chamando a garrafa perto da bateria como filtro secador, ele na verdade é um acumulador.

Para o sintoma pode ter várias causas e todo sistema deve ser verificado, pressão de alta e baixa no sistema, sujeira na entrada do evaporador no próprio evaporador, sujeira na válvula equalizadora, deficiência no compressor...

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder