painel ou alternador?

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Avatar do usuário
samukanj
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 262
Registrado em: 02 Jul 2011, 18:32
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

painel ou alternador?

Mensagem não lida por samukanj »

boa noite pessoal!

to com o seguinte problema, quando o carro esquenta, com o ponteiro chegando no meio e armando a ventoinha, o ponteiro da temperatura fica louco junto com o voltimetro, o voltimetro desce para o meio e a temperatura vai ate quase 3/4, e abaixa rapidamente, sensores novos, aterramento que fica no cabeçote foi limpo, estou com duvida se o alternador nao esta ruim, om farol ligado e ventoinha funcionando ele marca 14,7 na lenta, eu acho que e bem alto ja que a ventuinha esta ligada ainda mais o farol, isso pode ser regulador de voltagem, ele deixa o painel louco? ou so olhando o aterramento do painel mesmo?
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17758
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: painel ou alternador?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Aterramento se mede tensão e não faz apenas inspeção visual. Cabos podem apresentar defeito. O aterramento principal é o que vai da bateria à carroceria, em cima do farol esquerdo.

Tensão do alternador acima de 14,5v indica problema. Mas antes verifique se o aterramento entre motor carroceria não está deficiente. Além desses aterramentos, tem o do painel.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: painel ou alternador?

Mensagem não lida por vrsilva »

Carlos, onde é o aterramento do painel???
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17758
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: painel ou alternador?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Quando tirar o painel fora, vai ver vários fios marrons fixado na coluna de direção. O próprio conector que entra no painel é passível de mau contato. Há aterramentos espalhados por todo o carro, mas o mais problemático é entre motor e carroceria, principalmente nos modelos tubarão e Kadett.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: painel ou alternador?

Mensagem não lida por vrsilva »

É válido retirar o parafuso para uma limpeza, Carlos?

Ontem fiz um teste com o farol, deixei eles ligados e conectei um cabo direto do positivo da bateria e teve uma variação mínima na iluminação do farol, acho que vou colocar relé nos faróis, pois hoje pode estar bom, mas daqui um tempo pode ficar ruim e dar problemas na chave, nos fios.
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17758
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: painel ou alternador?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Vinicius, se reparar eu não indico apenas inspeção visual para aterramentos, eu indico a medição elétrica para confirmação de problemas ou não.

Um teste simples para saber se o chicote do farol está causando perdas e a colocação de relê seria interessante é encostar o carro a uma parede, ligar o farol baixo e com fio ligue do positivo da bateria ao fio correspondente do farol baixo, no conector da lâmpada. Se o brilho de iluminação aumentar, coloque o relê, se não fizer diferença, deixe como está.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: painel ou alternador?

Mensagem não lida por vrsilva »

Carlos A. Freire escreveu:Vinicius, se reparar eu não indico apenas inspeção visual para aterramentos, eu indico a medição elétrica para confirmação de problemas ou não.

Um teste simples para saber se o chicote do farol está causando perdas e a colocação de relê seria interessante é encostar o carro a uma parede, ligar o farol baixo e com fio ligue do positivo da bateria ao fio correspondente do farol baixo, no conector da lâmpada. Se o brilho de iluminação aumentar, coloque o relê, se não fizer diferença, deixe como está.

Abs,

Carlos Freire
Carlos foi exatamente isso que fiz ontem... O brilho aumentou coisa mínima, quase nem percebia o aumento. O que está ruim mesmo são as lampadas... a do lado esquerdo nem corte tem direito, ela só tem uma luz forte no centro, a do lado direito até que está boa, ela ilumina bem e tem o corte legal, faz aquele angulo certinho...

E meu painel deve estar com falha no aterramento ou no conector atrás, pois eu havia desmontado para ligar o sinal da boia no computador de bordo, e depois de remontado o ponteiro de temperatura sobe ao ligar o farol, e o voltímetro está caindo abaixo da metade, os dois eventos acontecem juntos. Aí dou umas batidinhas no painel e ele volta ao normal... kkk!!! :smt021
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17758
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: painel ou alternador?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Pode ser que o conector do painel não esteja bem encaixado. Já aconteceu comigo, como também aconteceu o mesmo sintoma e o problema era no aterramento entre motor e carroceria. Ou seja, o cabo negativo que sai da bateria, vai ao câmbio/motor e outra ponta na carroceria em cima do farol esquerdo. O defeito era do cabo.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder