Distribuidor Monza EFI 94
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Distribuidor Monza EFI 94
Pessoal tive problemas recentemente do carro esquentar e morrer e depois demorava a pegar novamente, em algumas vezes escutava uns estouros pequenos na saída do escape parecendo combustível queimado em atraso... troquei cabos de vela (Bosh) e velas (NGK BPR07ES), trocado também a bobina impulssora e módulo HEI (Magnety Marelli), e o causador do problema acredito ser a bobina impulssora, mas na troca já aproveitei e troquei o módulo HEI para não restar dúvidas, e na hora de montar percebemos que no rotor onde fica aquele pino branco logo abaixo tem os imãs e um deles tem um pequeno rachado, mas não chega a ser de ponta a ponta... somente um pequeno trincado... o que aconteceu após a troca é que quando se pisa fundo e mantém o pé no fundo cria um intervalo e o carro não puxa... e quando ele retoma a aceleração é lentamente... e algumas vezes até morre... Mas se andar sem pisar fundo ele anda normal... quando se precisa por exemplo uma ultrapassagem onde precisa reduzir marcha e precisa pisar ele começa acelerando e depois parece que engasga... o que estou querendo agora é a opinião de vcs... Eu gostaria de saber onde encontro um distribuidor original.. pq não botei muita fé do jeito que esse ficou.... obg
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Re: Distribuidor Monza EFI 94
Testou com outra Bobina de Ignição? Ali vc comenta que já trocou módulo HEI e a bobina impulsora, porém não cita nada da Bobina de Ignição...
Eu tb estou com problemas de ignição no carro, mas após identificar que o Alternador usava um regulador de tensão paralelo GAUSS, alguns aterramentos meio oxidados e a troca do distribuidor completo por um paralelo da marca EURO, não tive, nos últimos 3 meses, problemas de ignição (me dá até medo de falar.. rs rs)
Boa Sorte !
Eu tb estou com problemas de ignição no carro, mas após identificar que o Alternador usava um regulador de tensão paralelo GAUSS, alguns aterramentos meio oxidados e a troca do distribuidor completo por um paralelo da marca EURO, não tive, nos últimos 3 meses, problemas de ignição (me dá até medo de falar.. rs rs)
Boa Sorte !
Que carro vc tem?
Eu não tenho um carro!
Como assim?
EU TENHO UM MONZA!
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Re: Distribuidor Monza EFI 94
Shel, distribuidor original é difícil de se encontrar. Eu também comprei um paralelo. Você tem que verificar também se o carro está corretamente no ponto. Para isso teriar que usar a pistola de ponto.
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Re: Distribuidor Monza EFI 94
Brodher já tentou trocar o conjunto, pois troquei do meu monzão e ele ficou canhão. O que fiz: troquei bobina, bobina impulsora, módulo HEI e cabo de vela, não deixando de trocar o cachimbo de dentro, um abraço.
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Re: Distribuidor Monza EFI 94
De certeza de que o motor está com o sincronismo em dia...
De certeza que o distribuidor está no ponto aferido com pistola estroboscópica...
Parte do distribuidor... É comum dar problemas na bobina impulsora, a mesma com o passar dos anos resseca o isolamento e com a oxidação ela perde a isolação elétrica até que se danifica... Ao notar que o isolamento externo já está ruim, troque-a antes que ela deixe na mão...
O rotor do distribuidor que é a parte central branca, é comum com o passar dos anos desgastar a ponta do contato, basta trocar...
A tampa do distribuidor também é comum corroer os pinos com o passar dos anos, o rotor vai comendo lentamente... basta trocar ao notar que está muito desgastado...
Módulo HEI, se este está queimando é porque está com problemas no alternador e/ou então nos aterramentos, fazer a limpeza periódica dos aterramentos ajuda bastante no funcionamento dos sensores e atuadores. Mas no geral módulo HEI não é para queimar, o meu é ORIGINAL DE FÁBRICA GM.
Bobina de ignição, não faço ideia, nunca tive problemas com ela.
Cabos de vela, teste a impedância dos cabos e teste os valores, se estiverem dentro do padrão não troque... Faça uma inspeção visual afim de, detectar alguma rachadura ou ressecamento que deixe vazar corrente elétrica.
Velas de ignição, retire-as e faça uma inspeção visual, se estiverem úmidas e pretas é porque tem vazamento de óleo pra dentro da câmara de combustão, se estiverem opacas e brancas, é porque está com excesso de combustível, se estiverem enferrujadas é porque tem vazamentos de água pra dentro da câmara de combustão. Se as velas estiverem limpas e com boa aparência faça a calibração dos eletrodos com ferramenta específica, se não a tiver mande num mecânico para que o faça. Se estiverem ruins troque-as.
Lembrando que, vazamento de água pra dentro das câmaras de combustão deixa o motor com desempenho baixo a depender da quantidade do vazamento.
TBI - Entradas falsa de ar, deste juntas do TBI até hidrovácuo do servo-freio e até mesmo a válvula THERMAC podem dar vazamento de ar falso, causando instabilidade na Lenta e prejudicando o rendimento do carro em retomadas e acelerações, fazendo o carro "murchar" ao pisar fundo no acelerador... Sempre trocar o kit de vedação toda vez que tirar o TBI fora... E sempre fazer isso com o motor fria...
Pressurização e estanqueidade da linha de combustível, muito importante verificar este item para que evite perdas de combustível, e se não estiver com a pressão correta também influencia no desempenho do carro...
Filtro de combustível trocar a no máximo cada 10 mil Km, verificar o pré-filtro que fica na ponta do pescador do tanque de combustível, para isso é necessário o tanque estar vazio, já aproveitando e fazendo uma limpeza do mesmo e a troca do pré-filtro e filtro principal.
No mais acho que é isso que eu lembro... boa sorte e boas aventuras debaixo do capô...
De certeza que o distribuidor está no ponto aferido com pistola estroboscópica...
Parte do distribuidor... É comum dar problemas na bobina impulsora, a mesma com o passar dos anos resseca o isolamento e com a oxidação ela perde a isolação elétrica até que se danifica... Ao notar que o isolamento externo já está ruim, troque-a antes que ela deixe na mão...
O rotor do distribuidor que é a parte central branca, é comum com o passar dos anos desgastar a ponta do contato, basta trocar...
A tampa do distribuidor também é comum corroer os pinos com o passar dos anos, o rotor vai comendo lentamente... basta trocar ao notar que está muito desgastado...
Módulo HEI, se este está queimando é porque está com problemas no alternador e/ou então nos aterramentos, fazer a limpeza periódica dos aterramentos ajuda bastante no funcionamento dos sensores e atuadores. Mas no geral módulo HEI não é para queimar, o meu é ORIGINAL DE FÁBRICA GM.
Bobina de ignição, não faço ideia, nunca tive problemas com ela.
Cabos de vela, teste a impedância dos cabos e teste os valores, se estiverem dentro do padrão não troque... Faça uma inspeção visual afim de, detectar alguma rachadura ou ressecamento que deixe vazar corrente elétrica.
Velas de ignição, retire-as e faça uma inspeção visual, se estiverem úmidas e pretas é porque tem vazamento de óleo pra dentro da câmara de combustão, se estiverem opacas e brancas, é porque está com excesso de combustível, se estiverem enferrujadas é porque tem vazamentos de água pra dentro da câmara de combustão. Se as velas estiverem limpas e com boa aparência faça a calibração dos eletrodos com ferramenta específica, se não a tiver mande num mecânico para que o faça. Se estiverem ruins troque-as.
Lembrando que, vazamento de água pra dentro das câmaras de combustão deixa o motor com desempenho baixo a depender da quantidade do vazamento.
TBI - Entradas falsa de ar, deste juntas do TBI até hidrovácuo do servo-freio e até mesmo a válvula THERMAC podem dar vazamento de ar falso, causando instabilidade na Lenta e prejudicando o rendimento do carro em retomadas e acelerações, fazendo o carro "murchar" ao pisar fundo no acelerador... Sempre trocar o kit de vedação toda vez que tirar o TBI fora... E sempre fazer isso com o motor fria...
Pressurização e estanqueidade da linha de combustível, muito importante verificar este item para que evite perdas de combustível, e se não estiver com a pressão correta também influencia no desempenho do carro...
Filtro de combustível trocar a no máximo cada 10 mil Km, verificar o pré-filtro que fica na ponta do pescador do tanque de combustível, para isso é necessário o tanque estar vazio, já aproveitando e fazendo uma limpeza do mesmo e a troca do pré-filtro e filtro principal.
No mais acho que é isso que eu lembro... boa sorte e boas aventuras debaixo do capô...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
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Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
- rafamts
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Re: Distribuidor Monza EFI 94
Amigos, o meu distribuidor está com aquela mesa de apoio da bobina impulsora rachada! Ela tem quatro pontas. O que usar para colar? Super Bonder, Araldite, Tek Bond? Ou não tem jeito?
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Re: Distribuidor Monza EFI 94
Boa tarde, com triste pesar venho informar q sai monzao "morreu"... Meu distribuidor foi p espaço e depois de muito procurar encontrei um paralelo, que de duas peças na loja nenhuma funcionou. Já testei c um distribuidor tirado de um Monza funcionando e no meu TB funcionou, então acho q não foi meu carro e sim peças paralelas. Infelizmente não sei o que fazer, estou c a máquina parada e sem previsão de volta... Alguma sugestão? Já pensei até em vender peças dele caso não resolva esse problema...
- Luiz Carlos (Rio)
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Re: Distribuidor Monza EFI 94
Bugalú
Vc disse que das duas peças paralelas nenhuma funcionou.
Foram dois distribuidores novos essas peças paralelas?
Esse 'não funcionou' foi o que? O motor não pegou, ou pegou mas não funcionou legal?
Qual o problema com o distribuidor original?
Abs
Vc disse que das duas peças paralelas nenhuma funcionou.
Foram dois distribuidores novos essas peças paralelas?
Esse 'não funcionou' foi o que? O motor não pegou, ou pegou mas não funcionou legal?
Qual o problema com o distribuidor original?
Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
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