Está todo louco, parte elétrica

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
gabrielsilva
Mensagens: 6
Registrado em: 09 Out 2013, 15:59
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Está todo louco, parte elétrica

Mensagem não lida por gabrielsilva »

Olá pessoal, desculpe se já tem algum tópico com esse assunto mais dei uma procurada e não achei...
Meu monza sl/e 2.0 e.f.i ano 93 está louco, primeiro a seta do lado esquerdo só funcionava com a mão repousada em cima da chave caso contrario ela n piscava, quando peguei o carro a umas 2 semanas ele sempre ligava rápido e confortável, agora no frio ele demora pra ligar, estava com o cabo do alternador solto arrio a bateria 2 vezes mais ja foi sanado esse problema agora tenho dificuldade ao ligar pela 1º vez no dia, hj pela manhã apos a luta de ligar o meu vidro elétrico lado do motorista não queria funcionar apertava o botão e o motor n fazia nenhum barulho pois bem fui dar seta pro lado q só funcionava com a mão repousada, simplesmente voltou a funcionar sozinho, estacionei o carro, ao voltar e ligar o carro o vidro simplesmente voltou a funcionar tbm como um passe de magica porem ao chegar ao posto o ponteiro do tanque ficou louco e foi lá em cima até eu parar o carro ai ele volto ao normal.... estacionei o carro em casa, qnd volto para ir trabalhar ao virar a chave n escuto o barulho da injeção e o carro n pega.... depois de uma luga de desliga e ligar o carro o barulhinho voltou mais msm bombeando o pedal do acelerador ele n mantei ligado n chega o giro nem a 10mil e se para de bombear morre... Alguém tem ideia do que pode ser ?? :|
Mimoso
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 581
Registrado em: 12 Fev 2011, 15:09
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Está todo louco, parte elétrica

Mensagem não lida por Mimoso »

Olá Gabriel Silva, esse sintoma me parece ser mau contato na fiação, em alguma conexão com os módulos do vidro e talvez das setas, mas também veja o ateeramento dessas conexões, isso pode causar pane no sistema se não houver aterramento. Já ocorreu esse caso comigo e era aterramento dos faróis que interferiu nas setas, na luz do freio de mão, na partida, daí vc tira. :smt023
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Está todo louco, parte elétrica

Mensagem não lida por DÉCO »

gabrielsilva escreveu:Olá pessoal, desculpe se já tem algum tópico com esse assunto mais dei uma procurada e não achei...
Meu monza sl/e 2.0 e.f.i ano 93 está louco, primeiro a seta do lado esquerdo só funcionava com a mão repousada em cima da chave caso contrario ela n piscava, quando peguei o carro a umas 2 semanas ele sempre ligava rápido e confortável, agora no frio ele demora pra ligar, estava com o cabo do alternador solto arrio a bateria 2 vezes mais ja foi sanado esse problema agora tenho dificuldade ao ligar pela 1º vez no dia, hj pela manhã apos a luta de ligar o meu vidro elétrico lado do motorista não queria funcionar apertava o botão e o motor n fazia nenhum barulho pois bem fui dar seta pro lado q só funcionava com a mão repousada, simplesmente voltou a funcionar sozinho, estacionei o carro, ao voltar e ligar o carro o vidro simplesmente voltou a funcionar tbm como um passe de magica porem ao chegar ao posto o ponteiro do tanque ficou louco e foi lá em cima até eu parar o carro ai ele volto ao normal.... estacionei o carro em casa, qnd volto para ir trabalhar ao virar a chave n escuto o barulho da injeção e o carro n pega.... depois de uma luga de desliga e ligar o carro o barulhinho voltou mais msm bombeando o pedal do acelerador ele n mantei ligado n chega o giro nem a 10mil e se para de bombear morre... Alguém tem ideia do que pode ser ?? :|
C precisa benzer seu carro que deve ter fantasma :lol:

Tô brincando Gabriel, e seja bem vindo :smt023
Vamo com calma, vamo tentar resolver uma coisa de cada vez (sendo que varias delas podem ser causadas pelo mesmo motivo :aterramento)
Tambem parece que c ta com problema no sensor de temperatura que vai acima da valvula termostatica (tem 2 fios ligados nele) nem pensa em trocar sem ter 100 % de certeza de tar com defeito (logo abaixo falo mais sobre ele)
Segue o que o Mimoso falou e olha atentamente todos os aterramentos principalmente no motor, logo embaixo da tampa do filtro da injeçao eletronica, tem uns terminais ligados no bloco do motor, olha bem o estado deles c tiverem ruim, troca que é baratinho e vc consegue fazer sozinho.
Aí vai olhando um por um, os outros aterramentos do cofre do do motor.
To mexendo num monza de uma amiga 2.0 efi alcool e posso te ajudar um pouco, vamo la:
-Partida com o motor frio: muito comum a mangueira que "injeta" gasolina de manha estar quebrada no lugar que ela é conectada na TBI, e só acompanhar ela e ver c ta ok, depois com o motor frio, de manha quando for ligar , abre o cofre do motor e pede pra alguem ligar e fica ouvindo c aciona o motorzinho do injetor de gasolina, c nao acionar,* mais um motivo pra vc verificar o sensor de temperatura citado acima que é responsavel por mandar informaçao para injetar gasolina, e tambem pode ser responsavel por vc precisar de "bombar" pra manter o carro ligado. tem tópico aqui ensinando a testar este sensor com multimetro, e repito, só troca c tiver com problema .
1-Como testar sensor de temperatura.


O sensor de temperatura fica parafusado no bloco do motor em contato com a água. É um resistor que varia com a temperatura. A Centralina envia corrente a este sensor e mede a queda de voltagem que varia de acordo com a temperatura.

TESTANDO
1- Com a ignição ligada e o motor parado coloque a PONTA DE PROVA no terminal A do sensor fio (preto/amarelo)> Deverá ter massa (-) negativo .
2 - Com ignição ligada e o motor parado coloque o MULTITESTE DIGITAL no modo voltimetro no fio (amarelo) terminal B ou pino C10 da Centralina > Deverá estar de acordo com dados A .
Em temperatura normal de funcionamento motor quente deverá ter entre 1,0 a 2V (80oa 100o graus ).

DADOS A
Temperatura graus 100 90 80 70 60 50 40 30 20 10
Resistência  177 241 332 467 973 1188 1802 2796 4450 7280

C vc quiser todos os testes de todos sensores segue o link do shared pra vc baixar inteiro :
http://dc428.4shared.com/doc/ENV2l-tu/preview.html

- Sua chave de seta parece estar com mau contato, dentro dela, teria que tirar pra verificar (nao é facil mas é possivel, vai depender do nivel de conhecimento e do nivel da sua paciencia), mas vale a pena verificar pois a peça custa caro e as vezes só un ajuste resolve, e c for no auto elétrico com certeza vao quere te empurrar uma nova sem nem tentar arrumar a sua.
Agora o vidro eletrico pode ser varias coisas: desgaste no botao, terminal do botao desencaixado, ou mau encaixado (ja aconteceu isso comigo), ou problema até no temporizador, vai ter que ir verificando item por item.

* C o motorzino do injetor de gasolina de partida a frio nao tiver funcionando, voce pode imporvisar o acionamento dele(até descobrir de onde efetivamente vem o problema) fazendo ligaçao direta (Muuuito cuidado pra fazer isso, afinal é gasolina) c nao souber, nao faz, abre a tampa do filtro e "injeta" desingripante que ele pega e é mais seguro, ou usa gasolina jogando um pouco, mas é perigoso, toma cuidado.
UFA, cansei :lol:
Faz devagar, uma coisa de cada vez e sem pressa, ou c for pedir pra alguem fazer ja tem o caminho :smt023
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
gabrielsilva
Mensagens: 6
Registrado em: 09 Out 2013, 15:59
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Está todo louco, parte elétrica

Mensagem não lida por gabrielsilva »

Opa, obrigado pela ajuda pessoal.
Resumindo, apareceu tds os problemas de uma vez e me assusto hehe na verdade
1- chave de seta, realmente ta com mal contato nos pinos.
2- vidro elétrico o motor está fraco e parando(cansado) tem q retificar ou trocar.
3- injeção eletrônica e partida a frio, a mangueirinha que está ligando ela estava de um tamanho errado e mal colocada foi trocada e não volto o problema o carro pega de primeira.

Agora o problema com o ponteiro de combustível louco ainda n resolvi, hoje andando com o carro depois de subir e descer uma serrinha, ele resolveu mostrar o dobro de combustível q tinha no tanque e ficou assim até eu estacionar o carro. Assim q resolve posto o que era, mais uma vez obrigado pela ajuda. :D
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Está todo louco, parte elétrica

Mensagem não lida por DÉCO »

Agora o problema com o ponteiro de combustível louco ainda n resolvi, hoje andando com o carro depois de subir e descer uma serrinha, ele resolveu mostrar o dobro de combustível q tinha no tanque e ficou assim até eu estacionar o carro. Assim q resolve posto o que era, mais uma vez obrigado pela ajuda. :D[/quote]

Te falo que é 90 % de porblema de aterramento do tanque (do painel nao é senao todos instrumentos estariam "malucos") .
Seu painel nao é digital , ou é ?

Vai precisar que alguem que tem modelo tubarao para te falar onde fica o aterramento do tanque (ou da boia), nao sei :smt017
Nao vou dar palpite sobre isso pois nao sei c o seu é igual ao meu, porem vou ficar de olho na resposta pois o da minha amiga que tem PD e CB tem este problema.
Mas uma coisa te digo : o problema nao é grave :D logo alguem te passa a soluçao.
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
gabrielsilva
Mensagens: 6
Registrado em: 09 Out 2013, 15:59
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Está todo louco, parte elétrica

Mensagem não lida por gabrielsilva »

Déco, não o painel não é digital, e o meu carro não é o tubarão não...
vou procurar o aterramento q deve estar com oxidação, a cada dia que passa um problema diferente aparece aff..
Agora ele ta cortando a aceleração, vc pisa e embola demora pra responder, ta com um retardo da pesada até o carro andar mais não é sempre... testei os cabos de vela e estão funcionando passando corrente as velas são novas originais gm :smt021
Responder