Eu to tentando acessar o Clube do Vectra pra tirar de lá o meu último post atualizando algumas coisas acerca do VCD.. mas aquilo tá fora do ar a alguns dias, sei lá quando volta, e as coisas só tão empilhando aqui... então aqui vai uma atualizada rápida, depois detalho mais! rs
Primeiro,
A anos eu vinha correndo atrás de um kit de carroceria dos Vectra GSi e Turbo europeus... coisa que não anda fácil achar no 'mundo velho', e que fica mais caro e raro a cada ano que passa.
Depois de muito procurar, finalmente encontrei, com a ajuda de um amigo, um kit completo disponível na Alemanha. Mesmo estando impossibilitado de arcar com tamanho compromisso, arrisquei, e comprei as peças.... Se chegar tudo certo aqui no Brasil, será um grande passo para a comunidade dos VA's brasileiros, uma vez que estes kits nunca existiram no continente americano!
O "euro Vectra" doador:
E o bendito kit:
Estas peças só devem chegar no Brasil em Março... e considerando todos os possíveis atrasos aduaneiros e tal, eu só devo colocar a mão nisso em Abril. Paciência (muita) até lá!
Segundo....
lembram do interior?
Pois é... havia ficado a muito tempo pela "metade", pois eu mudei de planos com relação aos bancos e mais um monte de coisa... vamos resumir:
Primeiro eu tinha tido a "louca" ideia de colocar os bancos do Vectra B no carro.. o que foi um "meio" erro. O banco traseiro de Vectra B CD é realmente uma coisa linda... mas os dianteiros não apresentam vantagem alguma acima dos bancos dos Vectra A CD, e de quebra são um parto pra adaptar. Assim sendo... eu mantive os bancos dianteiros originais do carro, por serem de fato muito superiores aos do VB.... mas deixei o traseiro, pois além de muito mais bonito, moderno e mais bem equipado, também é muito mais confortável e ergonômico (Sorte dos passageiros!) ..
Pra acertar a dianteira do carro, no mesmo "estilo" visual em termos de modernidade, mantendo bom nível de conforto e ergonomia, com facilidade de instalação, só havia uma única opção: Os bancos dianteiros de Corsa GSi.
Eu que já tive um Corsa Wagon, sabia que conseguir os bancos de Corsa GSi seria uma tarefa quase impossível e muito cara... eu havia tentado isso em 2013 pro Corsa! .. Então comecei a voltar minhas buscas para os Kadett Sport, que usavam os mesmos bancos dianteiros, porém com uma forração diferente. A partir daí eu comecei a encontrar os benditos bancos sim.... o único problema era o estado deles, sendo que em 100% dos casos, ou haviam sido vendidos por estarem inteiros, ou eram sucata e peso para papel.
Isso foi durante mais de seis meses de procura... até que meu nível de exigência começou a baixar. Daí fui à busca de um jogo que ainda seria passível de recuperação... então que encontrei, por um preço bem convidativo, este par dianteiro em São Paulo:
Julgando tudo que havia passado até trombar com estes... foi questão de no mesmo dia tentar negociar mais ainda o valor e acertar o frete. Pimba! .. Consegui um bom negócio e fiz a compra.
Isso foi a umas duas semanas... daí que hoje eles chegaram aqui em casa, e finalmente pude ver melhor a encrenca na qual estou me metendo,
Eu tirei bastante fotos deles em detalhe... mas resumindo, a primeira coisa que eu fiz foi desmontar por completo os dois bancos, encostos e assentos. O resultado:
Lado Motorista:
Estrutura quebrada no assento, em uma parte (No suporte da aba lateral esquerda) e no encosto, quebrada em 4 locais: Nas duas abas laterais, na base do encosto, próximo à regulagem de inclinação do banco, e na parte de cima do encosto, próximo de onde passa o sinto de segurança.
Espuma do assento inesperadamente em bom estado. Espuma do encosto rasgou do lado esquerdo, mas dá pra recuperar tranquilamente.
Lado Passageiro:
Estrutura tanto de assento quanto encosto em perfeito estado.
Espuma do assento precisa de reparos do lado direito, mas dá pra recuperar.. Espuma do encosto em perfeito estado.
Estrutura dos assentos:
Espumas dos assentos:
Estruturas dos encostos:
Espumas dos encostos:
Estou separando a recuperação destes bancos nas seguintes etapas:
Primeiro, as estruturas:
- Limpar, alinhar, soldar e repintar toda a estrutura do banco do motorista.
- Limpar, reforçar e repintar a estrutura do lado do passageiro.
Segundo, recuperar as espumas..
Terceiro, levar tudo pra um tapeceiro, para refazer as capas partindo do zero.
Quanto a forração... um detalhe: Pretendo usar as capas dos bancos dianteiros de Vectra B que tenho sobrando aqui. Todo o tecido navalhado cinza, eu tenho novo aqui, original GM... então só iria aproveitar o grafismo da parte central dos bancos. Assim ele ficaria todo novo, com um visual bem no padrão GM, igual ao banco traseiro:
E pra completar o interior... os forros de porta né!
Em 2015 eu havia comprado um jogo de forros "cobaia"... dai estou refazendo eles com a forração central no padrão cinza navalhado dos Vectra B.. estão ficando bons, e irão complementar legal o novo interior:
É muito trabalho em conjunto... mas estou fazendo tudo com calma, sem pressa.. tentando manter a ordem pra ficar legal mesmo.
Os forros de porta estão dando bastante trabalho, pois envolve restauração das estruturas que estão bem ruins, de todos os pontos de fixação, forração, etc...
Os bancos, eu consigo resolver os reparos na estrutura e nas espumas em casa (Levando pra soldar com um amigo), mas a questão de forração, prefiro deixar para um profissional.
Como não envolve desmontar nada no carro, pois são peças sobressalentes... isso só será montado quando estiver tudo 100%. Até lá, tem muita água pra rolar ainda... vou atualizando conforme tiver novidades.
Abraço pessoal!