Pistão a álcool no EFI 2.0 gasolina

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: pistão à alcool no EFI 2.0 gasolina

Mensagem não lida por 500EF »

Fariaswolf escreveu:de fato... 700 paus assim pra desembolsar é ... Rafaelo!

mas uma hora eu vou ter que fazer, concordam??

e se fizermos assim: bem taxado (não sei qual é a segura), com o cabeçote original, e mais pra frente por o roletado também rebaixado, como um segundo upgrade, e aí?? o que me dizem?
E abrir o motor duas vezes?
o meu cabeçote eu fiz as sedes aqui em casa mesmo, só vou precisar trocar os retentores. eu consegui equalizar os dutos (todos) usando gabarito, lima rotativa e uma dremel. ficou top o serviço, sem me gabar.

amigos, e a junta do cabeçote??

por exemplo, 14:1 de taxa é o limite maximo? não vai mais que isso por nada?
Com tempo e dinheiro, o céu é o limite. rsrsrs

Mas tem que ver até onde compensa levar a taxa, os riscos que correrá, etc.

Acho que ainda não reservou um tempinho para ver os meus tópicos, né? Muitas dúvidas que está tendo estão respondidas lá.

Dá uma olhada nas fotos para ver o que sobra de material com -2mm...
mas estamos falando desses numeros, calculando com a junta no lugar, ou cabeçote e bloco sem a junta?
Com tudo no lugar e torqueado.
sobre bater a vela no pistão, não tinha pensado nisso.
Com pistão flex e -2mm já pega.
como vc faz pra posicionar o eletrodo pra cima, risca a vela com alguma caneta?
Sim. Marco com caneta permanente no sextavado.
os cuidados especiais, estamos falando do que, lubrificante BOM, aditivo bom, troca de óleo preventiva, esperar o motor aquecer antes, etc etc?
Esperar aquecer é besteira. O resto é fundamental em qualquer motor.

Terá que ter cuidado até com o ponto de ignição. Dependendo da taxa, pode ser preciso atrasá-lo em alta.
e sobre potencia amigos, quanto eu vou faturar com isso, uns 10hp?
O original à álcool tem 116cv, com 12:1 de taxa.
eu vou precisar trocar a termostatica também, não é?
Acho que não.
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: pistão à alcool no EFI 2.0 gasolina

Mensagem não lida por Rafaelo »

500EF escreveu:Com pistão flex e -2mm já pega.
e com domo tambem. o pistao alcool é um flex com domo.
so informei caso ele estipule pistao alcool e queira passar dos 14:1, acho que pistao alcool da pra pegar 14:1 sem colidir vela, ja que o domo acrescenta mais por menos(altura reb)


andar com carro alcool frio em injeçao nao é problema algum, ele foi projetado pra trabalhar nessas situações. mais nao é recomendavel devido o alto gasto de combustivel nessa faixa de operaçao, quanto mais frio motor mais combustivel ele pede, e se for alcool pior ainda. o motor de 0 a 25° é jogado litros de alcool nessa faixa, a aceleração rapida é um lava jato de tanto que é comprido o pulso, faixa carga entao nem se fala, ele ta na faixa de enriquecimento(aquecimento) e ainda por cima leva mais comb de outros lugares como a rapida, ou carga. dae ja viu, faz redemoinho no tanque.

problema nao tem, o unico problema é o bolso rsrsrsr, esperar 2 min ele ja sai da faixa critica.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: pistão à alcool no EFI 2.0 gasolina

Mensagem não lida por 500EF »

É possível. Mas só medindo para ter certeza.

Até -1,5mm sabemos que não pega, porque é a margem de fábrica. Qualquer coisa acima disso é preciso ter cuidado.

E desde a época dos carburados que não espero esquentar. É só não querer sair pisando forte nos primeiros minutos que vai numa boa.

Se a termostática estiver funcionando bem, em poucos metros o ponteiro já se mexe. ;)

Para quem tem original à álcool, tinha alguma recomendação neste sentido no manual do carro?
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Fariaswolf
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 770
Registrado em: 24 Jan 2013, 23:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: pistão à alcool no EFI 2.0 gasolina

Mensagem não lida por Fariaswolf »

fala meus amigos!

como vamos saber a quantia exata então que deve ser rebaixado, na sorte ou buretando?

vc disse que tirou 2mm do cabeçote do seu astra, mas ele tinha 11,3:1, e o meu à alcool original, 12:1.

nesse calculo então, chutando alto, eu deveria retirar o que, uns 1.6/1.7mm para alcançar os 14,5:1?

a minha termostática é nova, mas como citei, é pra gasolina.

o que vcs acham de calçar a bomba de óleo para aumentar a pressão? aumentar a pressão, e não a vazão.

abs!
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: pistão à alcool no EFI 2.0 gasolina

Mensagem não lida por 500EF »

Insisto. Muitas das suas dúvidas estão respondidas nos tópicos dos meus carros.

Esta parte dos cálculos foi demonstrada a partir deste post: ;)

viewtopic.php?f=23&t=24395&start=75#p334296
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Fariaswolf
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 770
Registrado em: 24 Jan 2013, 23:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: pistão à alcool no EFI 2.0 gasolina

Mensagem não lida por Fariaswolf »

foi mal, não tinha chego nessa parte do tópico ainda!

vou olhar tudo
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: pistão à alcool no EFI 2.0 gasolina

Mensagem não lida por Rafaelo »

500EF escreveu:E desde a época dos carburados que não espero esquentar. É só não querer sair pisando forte nos primeiros minutos que vai numa boa.
no carburador tem o afogador se for falar de frio forte como <10°C ele pipoca e nao alisa a lenta, mais é totalmente inviável economicamente sair com ele assim, ate na gasolina é desperdício. ae é de cada pessoa eu prefiro ganhar 3 min rsrsrs, eu já prefiro deixar aquecer e sair com ele economizando do que torrando combustível atoa. e fora que motor frio é duro
500EF escreveu:Se a termostática estiver funcionando bem, em poucos metros o ponteiro já se mexe.
as programadas que fiz aqui no fim do inverno foi o seguinte, que se o motor estiver sem inércia termica ou seja temperatura ambiente e se ela estiver a 13° ate os 35° parado demoram +-3 min. isso no meu sistema que otimiza isso devido os escape inox,centelha dupla, maior avanço medido pelo ar frio da admissao, fase aquecimento rpm alta.
500EF escreveu:Para quem tem original à álcool, tinha alguma recomendação neste sentido no manual do carro?
no monza tem tb e nao é so pra alcool tem uma descriçao la que é pra todos. ja desde carburado. falando dos mesmo ponto que falei, economia, potencia, durabilidade.

alias, nem precisa dizer isso, é logico. quem ja tentou afundar o pe com ele frio sabe que o motor nao desenvolve e fica sem rendimento com ele ainda frio. e motor pegando carga dessa forma acho muito brutal.

nosso gol 03 1.0 AT 8V tem quase 250k originais e nao bate nem fuma, e tem força rsrsrs. eu e meu pai sabemos usar o motor, aqui ele fica pelo menos 3 min aquecendo, e as manhas aqui é gelada 0 a 5°C de media. dae o motor dura bastante assim. manutençao antes do recomendável tb.

nao sei se ja viram alguma mapa de injeçao, vo postar as minhas dae so olha a rampinha generosa quando o motor ta frio no alcool :smt023

FASE ARRANQUE
Imagem

FASE AQUECIMENTO, 100% é quando termina o aquecimento, embaixo é a temp motor. ate os 40C° ele pede muito comb, isso que a queima fica em Lambda 0.95 no aquecimento, nem é tao rico assim. +35% a mais de combustivel em relaçao a ele aquecido 87°C. pra ilustrar pra voces, se estou a 3000 rpm a 100kpa alta carga sao o valor do mapa comb + 35% enrq, em resumo quanto mais carga mais gasta nessa situaçao fria.
Imagem
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Fariaswolf
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 770
Registrado em: 24 Jan 2013, 23:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: pistão à alcool no EFI 2.0 gasolina

Mensagem não lida por Fariaswolf »

poxa, tinha a maioria das respostas ali no tópico, inclusive dos parafusos do cabeçote que eu iria comprar, graças à aula do Rafaelo não vou mais. foi mal mesmo!

vcs já ouviram falar em rebaixamento angular do cabeçote?
Responder