Pistão a álcool no EFI 2.0 gasolina

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: pistão à alcool no EFI 2.0 gasolina

Mensagem não lida por Rafaelo »

500EF escreveu:Claro que vai ter que rodar no álcool e para isso precisará trocar o bico pelo branco.
memoria ECU tambem pra fazer a coisa certa. senao vira aquela coisa.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Fariaswolf
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 770
Registrado em: 24 Jan 2013, 23:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: pistão à alcool no EFI 2.0 gasolina

Mensagem não lida por Fariaswolf »

fala amigos, tudo certo???

puxa vida como é bom postar aqui antes.

vamos por partes: ainda não fiz nada no motor. quando eu tinha o opala, fiz a besteira de desmontar o motor antes de ter um jogo de chaves sequer. isso me obrigou a praticamente montar uma oficina... hoje tenho até máquina de solda dentro do apartamento. eu tenho uma vasta coleção de ferramentas aqui, pra abrir e fechar o carro todo em questão de dias. então, espaço, mão de obra, e ferramentas não é o problema do monza.

dinheiro: é e não é um problema; não tenho dinheiro pra montar um motor forjado turbo com cabeçote roletado, 100% retificado, intercooler, passar pra injeção moderna, etc.

tenho pra fazer o carro rodar "em ordem", sem preparar ou o meu ego mandar o carro ter mais de 200cv.

eu ainda não fiz nada no carro, eu pretendo ter quase tudo em mãos, pra aí sim partir pra abrir ele todo e fazer em poucos dias, senão fico sem carro até conseguir tudo.

os "pobremas!":

- o que poderia ser feito pra melhorar a entrada de ar no EFI?? uma mufla, um cano de borracha indo até a frente do carro e um filtro de ar esportivo? mas o filtro de ar esportivo não é igual a nada?

- Rafaelo, vc disse que as ECU saem de fábrica bem mal programadas, e que o EFI poderia ficar bem mais economico que isso. o que dá pra se fazer nesse caso, existe a possibilidade de reprogramar ela com algum "pic"?


500EF,

quando eu peguei o carro ele já estava "convertido" no alcool. o problema é que com alcool o consumo irá subir, correto?

aqui é extremamente quente (londrina) no verão, mas no inverno, é o oposto, é muito frio e úmido.

a minha garagem é de sub-solo, então o motor praticamente fica igual uma pedra de gelo no inverno.


o que eu queria é mais ou menos um milagre: ganhar um pouquinho de potência (aproveitando o ensejo), ter economia e não gastar muito (ainda).

eu lembro que com essa conversão à alcool "caseira" do antigo dono, eu só soltava o pé da embreagem e o carro andava normalmente. depois que voltei pra gasolina não, de soltar a embreagem lentamente o carro treme muito. parece que perdeu mta potencia e torque na alcoolina.

a memória do ECU é aquele chip? se for, o antigo dono havia trocado, mas deixou o original no porta luvas.

vou ver o seu tópico,

obrigado a todos!
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: pistão à alcool no EFI 2.0 gasolina

Mensagem não lida por 500EF »

Fariaswolf escreveu: 500EF,

quando eu peguei o carro ele já estava "convertido" no alcool. o problema é que com alcool o consumo irá subir, correto?
Em km/l sim. Mas em R$ / km, não necessariamente.

Depende muito do preço cobrado aí na sua região e do consumo que o carro vai ficar, depois de subir a taxa de compressão.

Exemplo, minha blazer 2.4 original mal fazia 7 km/l na gasolina em trecho urbano. Hoje, com taxa, álcool e ignição, faz 6 km/l no álcool. O preço do km rodado ficou muito menor.
aqui é extremamente quente (londrina) no verão, mas no inverno, é o oposto, é muito frio e úmido.

a minha garagem é de sub-solo, então o motor praticamente fica igual uma pedra de gelo no inverno.
Oops... Eu olhei rápido e vi espírito santo. Devo ter visto de outro usuário... rsrsrs

Mas então acho que o tanquinho e o coletor aquecido seriam boa idéia para o inverno.
o que eu queria é mais ou menos um milagre: ganhar um pouquinho de potência (aproveitando o ensejo), ter economia e não gastar muito (ainda).
Não é milagre. Se aumentar a taxa de compressão terá as duas coisas. Qual o limite? O do combustível que quiser usar.

Eu já rodei com taxa de 11,8:1 na gasolina, mas era um carro com sensor de detonação.

EU rodaria no álcool com a maior taxa possível, sem pensar duas vezes.

Aí pode mandar para 13 ou 14:1 sem medo.
eu lembro que com essa conversão à alcool "caseira" do antigo dono, eu só soltava o pé da embreagem e o carro andava normalmente. depois que voltei pra gasolina não, de soltar a embreagem lentamente o carro treme muito. parece que perdeu mta potencia e torque na alcoolina.
a memória do ECU é aquele chip? se for, o antigo dono havia trocado, mas deixou o original no porta luvas.
Sim. Mas vai saber o que está gravado lá, já que ele trocou...

Eu usaria um com a programação original do à álcool, com pistões do à álcool e cabeçote rebaixado em pelo menos 1mm e rodaria no álcool.

Vai ser o melhor equilíbrio entre desempenho e consumo que vai conseguir ter com baixo custo. Principalmente porque já vai mesmo estar com o motor aberto para revisar. Então, não vai mudar muito em relação ao que gastaria para deixar como estava.

Já fiz isso em vectra 2.2 16v, blazer 2.4 e por último o astra 2.0 flex (agora não é mais flex, só pode rodar no álcool).

Em todos eles, tanto o desempenho como o consumo viraram outros. Tem fotos e vídeos mostrando aceleração e consumo nos tópicos de todos os 3 carros lá na seção do fórum que indiquei. ;)
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Fariaswolf
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 770
Registrado em: 24 Jan 2013, 23:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: pistão à alcool no EFI 2.0 gasolina

Mensagem não lida por Fariaswolf »

500EF, adorei!

não tinha pensado nisso!

realmente é uma boa idéia, de fato!

eu apenas tenho umas dúvidas, pode me auxiliar nisso?

- quantos MM devem ser rebaixados no cabeçote, para alcançar uma taxa boa pro alcool?

- e quanto ao tanque de combustivel e bomba, não irão oxidar?

- esse coletor aquecido, por acaso é um "elétrico" com resistencia, ou é aquecimento à agua? se for à agua, o meu já tem isso.

- sensores de temperatura, precisa mudar algo?

- corre a lenda de que um motor a alcool super taxado, pode furar os pistões. é fato?

o que precisaria ser alterado para rodar 100% no alcool;

- pistões com dome
- bico injetor branco
- chip reprogramado (?) ou original?
- rebaixar cabeçote em XX milímetros

é essa lista?

o jogo de anéis aqui na cidade custa em média 150/200R$, e o jogo de pistões com dome, no mercadolivre, sai por 250R$ já com anéis.

é pouca diferença, de fato.

preciso me atentar em algo a mais para rodar no alcool?

eu creio que um injetor de gasolina para partidas a frio não será preciso, bem.. eu creio, pois quando eu rodava no alcool, o carro pegava de primeira, sem injeção de gasolina.

obrigado!
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: pistão à alcool no EFI 2.0 gasolina

Mensagem não lida por Rafaelo »

Fariaswolf escreveu:- Rafaelo, vc disse que as ECU saem de fábrica bem mal programadas, e que o EFI poderia ficar bem mais economico que isso. o que dá pra se fazer nesse caso, existe a possibilidade de reprogramar ela com algum "pic"?
correto, mais tem que pensar que nao é todas ECU que saiem mal programa, boa parte sim. boa parte é limitaçao do hardware, ou politica, ou falta de estudo do cara que ta fazendo. nao é pq vem de fabrica é a melhor coisa que existe. se isso fosse uma verdade nao existira RECALL. alias RECALL é erro de engenharia.

vamos la, quando falei que a multec 700 que voces tem ficar mais economico que refiro a usar o hardware EFI. o ECU sai, e entra outra ECU programavel mais moderna no caso uma programavel, em especial MS 2 extra. a qual eu tenho, e a qual ja tive EFI nela.

nao sei se tu me entendeu. oque quis dizer é usar o hardware existente e so trocar a central, e acrescentar uma sonda wideband no escape, assim o EFI teria pelo menos 15% a mais de economia operando em malha fechada, se faria uma engenharia total do zero de programaçao no motor. tudo do zero iqual um eng faria no laboratorio na montadora. EFI malha fechada por wideband o consumo despenca, tenho alguns exemplos que confirmam isso, eu sou um, e tenho outros amigos que ja nao estam mais aqui no forum e todos trocaram de sistema pra um melhor MPFI,SFI.

isso trocando de ECU. mais pra fazer isso so pessoas especializadas, no caso eu, e outros do grupo megasquirt aqui no br e alguns mais espertos tb. o custo é altissimo, demorado pq se precisa cadastrar um motor virgem do zero, fazer todas as funçoes nescessarias como cutoff,warmup,aceleraçao rapida,closed loop mistura, revlimit, closed loop rpm,mapa comb, mapa ign, map temp ar, monte de coisa que a maiora do pessoal nem sabe oque é. infelizmente isso limita pra voces usuario comum, nao é coisa pra mecanico. mais a possibilidade existe sim.

ja deixar a ECU e reprogramar é possivel, mais nao vai ter ganho ao meu ver, pode a ver ate perda. a multec de fabrica é limitada, agente tem que lembrar que é um projeto 1980 quando recém utilizam micro controladores. dae nao sobra nada pra fazer.

se tu quer economia aumente a eficiencia termica do motor, é justamente oque agente ta propondo pra ti, aumentar a taxa do motor ou gasolina ou passar pro alcool bruto. senao nao compensa pq vai gastar mais usando alcool 12:1 em relação a gasolina. alcool pra valer apena economicamente tem que ter pelo menos 13:1, ideal 14:1
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
500EF
MODERADOR
Mensagens: 6031
Registrado em: 24 Ago 2007, 17:13
Cidade: BH
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza 500 EF
Motor: 2.0
Ano: 1990
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: pistão à alcool no EFI 2.0 gasolina

Mensagem não lida por 500EF »

Fariaswolf escreveu:500EF, adorei!

não tinha pensado nisso!

realmente é uma boa idéia, de fato!

eu apenas tenho umas dúvidas, pode me auxiliar nisso?

- quantos MM devem ser rebaixados no cabeçote, para alcançar uma taxa boa pro alcool?
Tem que fazer contas. E antes disso precisamos saber com que medida vão ficar os cilindros.
- e quanto ao tanque de combustivel e bomba, não irão oxidar?
Meu 500EF está no álcool (e turbinado) desde 2007. Tanque original e a bomba foi trocada pela idade (a original rodou 190.000 km).

A blazer está no álcool já faz alguns anos. A bomba é original dela ainda (ano 2001).
- esse coletor aquecido, por acaso é um "elétrico" com resistencia, ou é aquecimento à agua? se for à agua, o meu já tem isso.
A galera dos EFI vai te ajudar melhor nessa. O meu é MPFI, então não sei dizer... rsrsrs
- sensores de temperatura, precisa mudar algo?
Nada.
- corre a lenda de que um motor a alcool super taxado, pode furar os pistões. é fato?
Lenda. Desde que bem feito, vai virar um original à álcool.
o que precisaria ser alterado para rodar 100% no alcool;

- pistões com dome
- bico injetor branco
Sim.
- chip reprogramado (?) ou original?
Tente conseguir um chip do original à álcool.
- rebaixar cabeçote em XX milímetros
Com os pistões sobremedida (caso tenha que retificar os cilindros) e cabeçote standard, já vai passar um pouco dos 12:1.

Se o objetivo é 13 a 14:1, é provável que tenha que tirar um pouco mais de 1mm. A tolerância de fábrica é 1,5mm. Mas eu já tirei 2mm de dois cabeçotes meus (astra e blazer).

Só que como você já sai de mais de 12:1, 2mm pode levar para 14,5 ou até mais de taxa... Tem que calcular direitinho antes...
é essa lista?

o jogo de anéis aqui na cidade custa em média 150/200R$, e o jogo de pistões com dome, no mercadolivre, sai por 250R$ já com anéis.

é pouca diferença, de fato.

preciso me atentar em algo a mais para rodar no alcool?

eu creio que um injetor de gasolina para partidas a frio não será preciso, bem.. eu creio, pois quando eu rodava no alcool, o carro pegava de primeira, sem injeção de gasolina.

obrigado!
O injetor você pode deixar para depois. Se precisar, compra um kit e instala. Coisa simples.

Eu também não tenho injetor em nenhum carro. Aliás, o astra até tem porque era flex. Mas não injeta nada e eu nem ligo... hehehe

Ah! Meus carros têm módulo de ignição mais forte. Se quiser, pode montar sem ele primeiro e depois instala para ver a diferença que faz. Ainda mais num taxadinho... ;)


Edit:

Uma coisa importante que esqueci de comentar é que caso seja necessário retificar o seu bloco, abrindo os cilindros, não deixe de pesquisar o custo de pegar um parcial 0 km. O rafaelo foi pioneiro nisso e pode dar mais explicações, se você vier a precisar de trocar. ;)
Eduardo Rettore
Monza Classic 500 EF - 2.0i MPFi
Turbo@ 1 bar-Legalizado.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: pistão à alcool no EFI 2.0 gasolina

Mensagem não lida por Rafaelo »

Fariaswolf escreveu:preciso me atentar em algo a mais para rodar no alcool?
eu creio que um injetor de gasolina para partidas a frio não será preciso, bem.. eu creio, pois quando eu rodava no alcool, o carro pegava de primeira, sem injeção de gasolina.
vai precisar, se eu com todo o equipamento e modernidade na injeçao programavel como MPFI, centelha mais forte na partida, primer pulse(cuspe antes de girar a chave arranque),adiantamento ponto, e outros recursos pre partida, tenho dificuldades de partidas primarias a < 20°, imagina tu apenas no alcool em um EFI. pode ter certeza que a baixo de 20~18° ele nao pegar, so depois de muita insistência e muito tempo na chave.

onde tu mora faz o mesmo frio que onde eu moro, entorno de 0 a 13°C nos dias mais quentes, sem um ajudante nao tem como, vai precisar de uma partida frio. to falando de alcool puro E100 pra deixa claro.

nao custa nada comprar o kit original e instalar sem adaptar. o meu que é 82 ja tava tudo pronto, o teu por ser mais novo deve estar tb. a eletrica é so pegar o manual eletrico e fazer iqual, fica original sem adaptaçao. nao vai gastar muito.

o coletor aquecido é opcional, vai melhor ainda mais a partida frias. com injetor ja pega.

no meu ta programado pra qualquer coisa abaixo dos 20°C injetar, ja que é controlado mapeado o injetor frio pela ECU MS. a multec usa mesma funçao.

------------

é verdade mesmo, se tiver que bronir, e tiver coisa gasta que precisam ser trocadas, retificar vira, nem vale apena sair atras de uma retifica, e sim trocar por um bloco parcial por um novinho na caixa direto da gm, tem o modelo flex, dae é so fazer oque o eduardo fez no astra flex 14:1(com alguns cuidado) de 13:1(sem os cuidado) lembra eduardo qual era taxa segura pras velas? nao lembro.... digo as ponta das vela nao bater no pistao.

muito mais negocio, fora que ele ja tem algumas coisa que tu pode fazer no futuro como por mpfi sem adaptar. ja que esse bloco é original injetado.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Fariaswolf
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 770
Registrado em: 24 Jan 2013, 23:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: pistão à alcool no EFI 2.0 gasolina

Mensagem não lida por Fariaswolf »

fala galera,

deixa eu explicar melhor, senão ficam mtas duvidas no ar.

o carro tinha um injetor adaptado de gasolina, o cara simplesmente fez um furo na panela de ar, enfiou uma mangueira ali, furou a corta-fogo e botou o kit lá. isso não é problema, é coisa que eu faço de ultima hora.

o motor é todo STD, o antigo dono mal trocava o filtro de ar, inclusive quando eu fui trocar, o filtro tinha quase 1kg de terra (sim TERRA!). provavelmente nunca trocou o óleo também.

o carro ficou encostado uns bons anos, tem baixa km, mas mal cuidado. os anéis já eram, perdeu compressão e tá subindo óleo pro filtro de ar.

quando eu abri o cabeçote, há uns 6 meses, reparei que as camisas estão zero, sem riscos, sem crista, provavelmente quase 0% de ovalização (não disse que não tem) então o principio era:

- aplainar o cabeçote
- troca de anéis
- troca de bronzinas
- brunimento no local (sem remover o bloco, usando ferramenta + furadeira)

mas aí me veio a dúvida, de por pistões à alcool e ver o que acontecia, tanto que criei o tópico.

agora, já mudei bastante do que ia fazer antes, pro que vou fazer no futuro. comprar um bloco AGORA, é completamente fora de questão, mesmo se precisar de retifica de virabrequim.

aqui na cidade sai R$2200,00 só o bloco. pra retificar os 8 colos do virabrequim vou gastar 80 reais.

o que eu queria era ganhar potencia gastando pouco, mas não deixando de gastar.

vcs me deram a idéia de por pistões com dome, rebaixar o cabeçote e passar o carro à alcool, eu adorei a idéia e vou fazer isso.

os pistões são STD (no veículo) então os anéis serão STD também. as bronzinas não sei...

eu entendi muito bem o que vcs me ensinaram, perfeitamente.

agora por um momento pensei: vale a pena """""investir""""" nesse cabeçote antigo? digo, aplainar 2mm ou 1,5mm dele, sendo antigo? pois existe o roletado aí...

não seria um upgrade bom, por um cabeçote roletado rebaixado em 2mm? isto é, caso ocabeçote moderno precise de rebaixo, eu não sei o volume da câmara dele.

sobre a taxa, eu queria o maximo que puder, sem afetar o consumo ou afetar a durabilidade do motor. um motor com quase 15:1 de taxa, não corre risco de empenar as bielas?

gente, muito obrigado mesmo pelos ensinamentos.
Responder