Instalação do Ar Condicionado

Assuntos específicos relacionados ao sistema de ar e arrefecimento.
XANDÃO
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 258
Registrado em: 19 Jul 2008, 19:56
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Instalação do Ar Condicionado

Mensagem não lida por XANDÃO »

Amigos, boa noite !

Como alguns sabem, não possuo mais este maravilhoso carro. Porém, não me afastei dos monzas....

Tenho um verdadeiro amigo e vizinho, que possui um 89. O carro dele era básico qdo comprou. Aos poucos fomos brincando e desde sexta-feira última, esta completo.

Vamos lá : O amigo comprou a caixa completa, compressor, mangueiras, filtro e condensador do tubarão. Retiramos o porta-luvas, console, painel de instrumentos e começamos a brincadeira.
Moldei a caixa evaporadora, cortei a chapa da parede corta fogo, furei e fixei a mesma.
Moldei a caixa do eletroventilador, cortei e fixamos .
Retirei a elétrica do motor de ventilação original e passei para a caixa (ventilação)
Fixamos o compressor, mangueiras , filtro.
Fizemos o chicote, ligamos dos relès...um para a ventoinha ( compramos tbm), e outra para o compressor.
Até o comando é original e mangueiras de arligadas.

Na sexta-feira levamos a monzeira apenas para colocar o gás....

Resultado : ninguém diz que foi instalado. Gela muitooooo !!!!

Como nunca tinha realizado este tipo de serviço, hj posso dizer que atingimos o nosso objetivo !!!

Caso alguém queira se aventurar, conte comigo !!!

Forte abraço à todos !!!


:smt023
Imagem Imagem Imagem Imagem
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17758
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Instalação do Ar Condicionado

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

como fez com a ventoinha do radiador, que a hélice deve ser de 5 pás e o motor tem mais giro além de funcionar em duas velocidades? Como fez com defletor da ventoinha, que é maior e de metal para alojar o motor e hélice? Como fez com radiador de água, que tem aplicação diferente para modelos com A/C e sem A/C?
Como fez com coxim de motor, que com A/C também tem aplicação diferente?

Se não fizer todas as alterações, mesmo funcionando poderá causar outros problemas.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
XANDÃO
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 258
Registrado em: 19 Jul 2008, 19:56
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Instalação do Ar Condicionado

Mensagem não lida por XANDÃO »

Carlos, comprei o defletor e a ventoinha com 5 pás. A ligação elétrica fiz com relé e fusível de 30A. :smt023

O radiador é o mesmo com e sem AC.
Imagem Imagem Imagem Imagem
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17758
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Instalação do Ar Condicionado

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

XANDÃO escreveu:Carlos, comprei o defletor e a ventoinha com 5 pás. A ligação elétrica fiz com relé e fusível de 30A. :smt023

O radiador é o mesmo com e sem AC.

O radiador original não tem a mesma aplicação para com e sem A/C. Dos paralelos dos que eu conheço, apenas o Valeo tem aplicação igual.
Compare a largura e no caso do caixote até o tamanho é diferente, em alguns caixote com A/C o reservatório é igual do tubarão.

Resolvendo o problema do radiador, ainda falta o coxim de motor e mola de suspensão, contando que as ligações elétricas estão ok e a ventoinha funciona em duas velocidades.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
XANDÃO
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 258
Registrado em: 19 Jul 2008, 19:56
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Instalação do Ar Condicionado

Mensagem não lida por XANDÃO »

Sim, radiador valeo. Qtoa aos coxins, são os mesmos tbm Carlos. Não há alteração com ou sem ar. O reservatório de expansão, o coloquei no lado oposto, pois onde ficava o mesmo, entrou o filtro do AC.

Abração e obrigado !!!!
Imagem Imagem Imagem Imagem
teste
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1560
Registrado em: 13 Fev 2011, 16:07
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Instalação do Ar Condicionado

Mensagem não lida por teste »

Poxa legal... Me diz ai e muito dificil chegar a te o radiador do ar quente? meu ta furado queria arrumar.
FALTA SÓ MAIS 1 IPVA :)
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17758
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Instalação do Ar Condicionado

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

XANDÃO escreveu:Sim, radiador valeo. Qtoa aos coxins, são os mesmos tbm Carlos. Não há alteração com ou sem ar. O reservatório de expansão, o coloquei no lado oposto, pois onde ficava o mesmo, entrou o filtro do AC.

Abração e obrigado !!!!

Quando vou comprar coxim dianteiro direito vem aplicação diferente para com e sem A/C, quando vou trocar molas de suspensão vem com aplicação diferente com e sem A/C.
Ocorre que ultimamente estão unificando peças de veículos fora de linha, mas usando peças para modelos com A/C para os sem A/C também. O que não pode ocorrer é peça antiga que está no carro sem a aplicação para A/C e deixar lá. Bom... Tudo depende de como quer o carro, se confiável e dentro do projeto ou se apenas funcional.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
XANDÃO
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 258
Registrado em: 19 Jul 2008, 19:56
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Instalação do Ar Condicionado

Mensagem não lida por XANDÃO »

teste escreveu:Poxa legal... Me diz ai e muito dificil chegar a te o radiador do ar quente? meu ta furado queria arrumar.
Retire o porta-luvas para facilitar e abra a caixa por baixo mesmo. São parafusos com cabeça sextavada, se não me engano, de 6mm.

Não é difícil, mas terá que trabalhar deitado sobre o banco.
Imagem Imagem Imagem Imagem
Responder