PRECISO DE RECEITA

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
RENATO.POA
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PRECISO DE RECEITA

Mensagem não lida por RENATO.POA »

Olá amigos monzeiros, gostaria de uma receita para saber qual seria a cavalaria ideal para rodar com um regime de rotação menor (atualmente roda com 2500rpm a 100Km/h), qual receita seria ideal para andar com 2000rpm aos mesmos 100Km/h, pergunto seria uma adaptação leve quantos cv a mais precisaria ganhar, qual seria a diferença no consumo, qual a estimativa de gastos para tais modificações e quais seriam os contras?

Lembrando que o meu Monza Classic SE 2.0 é ano 1990 carburado
No aguardo

Um abraço
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Diego Paiva
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Re: PRECISO DE RECEITA

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Cara, acho que pra mudar isso teria que mexer no câmbio e/ou no diferencial... não sei se vale à pena.

Abraço.
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TheRipper
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Re: PRECISO DE RECEITA

Mensagem não lida por TheRipper »

Como o Diego disse, isso não tem nada a ver com potência, e com com relação de câmbio. O seu já é bem longo, o meu dá 100km/h a cerca de 3.150rpm!
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500EF
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Re: PRECISO DE RECEITA

Mensagem não lida por 500EF »

E por que motivo você quer alongar a relação desse jeito?

O monza tem torque máximo por volta dos 3.000, e a esta rotação, em quinta marcha, você estará viajando a uns 110 km/h.

Ou seja, perfeito para a velocidade máxima permitida na maioria de nossas estradas, justamente na faixa de rotação mais econômica do motor.

Além disso, se a 3000 você está a 110, a 6000 estaria a 220. :shock: Quer mais? Então providencia motor para empurrar, porque com 110 ~ 120 cv não vai dar não... hehehe
Eduardo Rettore
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RENATO.POA
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Re: PRECISO DE RECEITA

Mensagem não lida por RENATO.POA »

Desculpem a insistência mas eu tive um monza 1988 2.0 movido a álcool que andava nestas condições (100kM/h a 2.000rpm), eu gostaria de reprodusir esta situação neste que é a gasolina!
Claro que o carro a álcool tinha mais potência, o que pergunto é deixar o Monza movido a gasolina com a mesma potência do àlcool resolveria, por isto que solicito uma dica a respeito é possivel reproduzir tal situação o que precisaria ser feito?

Abraço
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Diego Paiva
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Re: PRECISO DE RECEITA

Mensagem não lida por Diego Paiva »

RENATO.POA escreveu:Desculpem a insistência mas eu tive um monza 1988 2.0 movido a álcool que andava nestas condições (100kM/h a 2.000rpm), eu gostaria de reprodusir esta situação neste que é a gasolina!
Claro que o carro a álcool tinha mais potência, o que pergunto é deixar o Monza movido a gasolina com a mesma potência do àlcool resolveria, por isto que solicito uma dica a respeito é possivel reproduzir tal situação o que precisaria ser feito?

Abraço
É que os monzas à álcool tem uma diferença no diferencial, se não me engano. Por isso o seu monza a 100km/h ficava a 2.000 rpm. As relações no monza à álcool são mais longas.

Olhe este tópico, quem sabe lhe ajude a entender melhor: viewtopic.php?f=8&t=511&p=36118&hilit=r ... has#p36118
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RENATO.POA
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Re: PRECISO DE RECEITA

Mensagem não lida por RENATO.POA »

Ok, entendi!

Em função da diferença de torque e potência do monza movido a àlcool, o mesmo tem uma relação de marchas mais longas o que propicia tal característica (2000rpm a 100Km/h em 5ª marcha), agora a pergunta é a seguinte: Tal característica poderia ser reproduzida com a adoção de fatores de aumento de potência ou se trata exclusivamente das relações de marcha?
Faço mais uma pergunta o que eu ganharia taxando o cabeçote, adotando um sistema de escamento menos restritivo e um novo coletor de admissão o que seria ideal para o meu monza 2.0 a gasolina ficar um pouco mais esperto e andar mais solto?

Desculpem minha ignorância com relação a este assunto e muito obrigado pela compreensão!
Abraço
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RicardoDS
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Re: PRECISO DE RECEITA

Mensagem não lida por RicardoDS »

O que determina a velocidade x rpm é o conjunto cambio + diferencial - a grosso modo essas peças são engrenagens, pelas mecânicas, só trocando.
Como o cambio do Monza 2.0 a álcool é igual ao do 2.0 a gasolina, basta trocar o diferencial.

Porém, como o motor a álcool é mais potente, se não mexer nesse seu motor a gasolina você vai sofrer um pouco para manter velocidade na estrada... qualquer subidinha já vai pedir 4ª.
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