Manuais técnicos relacionados a IE, OEM e programáveis...

Manuais, reportagens, especificações técnicas, particularidades de versões, etc.
brunogutierre
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 321
Registrado em: 03 Mar 2014, 15:49
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Manuais técnicos relacionados a IE, OEM e programáveis...

Mensagem não lida por brunogutierre »

Alguém tem links disponíveis com material sobre injeção eletrônica na qual eu possa estar estudando? (Rafaelo? :mrgreen: )

Não somente manutenção (o q eu achei aqui) mas a teoria da coisa, como funciona, pra q serve isso e aquilo, como programar, etc...

Esses materiais sobre injeção eletrônica seriam interessantes, não so pra mim mas tbm pra outros q buscam mais conhecimento nisso...

Se ha outro tópico falando sobre, não vi, me desculpem... Tbm não sei se esta no local correto, peço a algum moderador ou administrador q mova para seu local correto, caso nao esteja. (não sabia se era aqui ou em injeção eletrônica, mas la se relaciona a manutenção e aqui manuais, julguei ser aqui...)

Agradeço a ajuda!

Abraço!! :smt023
Ex-Monza Class EFI 2.0, Cinza Haendel Metálico
Ex-Honda Civic LX 1.6 16v AT Preto

[b]Atual - Astra GLS 2.0 1999 Prata - T-800[/b]
Veja aqui: http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=23&t=36071
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Manuais técnicos relacionados a IE, OEM e programáveis..

Mensagem não lida por Rafaelo »

olá bruno, como te falei por MP que bom que esta em busca de conhecimento técnico aprofundado, no brasil nao tem isso e quando tem é material distorcido,superficial, e muitas vezes nada praticável. e oque tem é fechado e pago, cursos caríssimos e muitas vezes inúteis.

se quer aprender de verdade tem que ler livro de engenharia mecânica, manuais de ECU programáveis que sao feitos por engenheiros da area, tanto mecanica como eletrica. e se possivel testar na pratica o conhecimento adquirido.

no fim do post, disponibilizo o material de engenharia pra estudo geral, leigo, tecnico, engenheiros, etc a linguagem é pouco dicifil, mas nada que umas dicas e tira duvidas nao resolva, e tem que treinar o inglês hehehe esse é a parte mais chata.

aqui ja é mais voltado pra programaçao de ECU. no caso a megasquirt, tem informaçao de diversas situaçoes do motor, vou colocar as principais, uma muito boa é sobre poluição. a parte da lei do gas é muito interessante, outra legal é sobre como que se monta um mapa de igniçao.

http://www.megamanual.com/ms2/tune.htm#spark
reparem como é feito o calculo do avanço de igniçao de uma ECU digital.

formula: Total advance = initial advance + RPM based advance + vacuum advance

initial advance = esse é o famoso ponto inicial, aquele que é físico... seja ele pelo distribuidor, seja ele pela roda fonica. no monza é 10 APMS que usa o distribuidor, no motor familia 2 injetado é 12 APMS que usa a roda fonica.

RPM based advance = a variavel rotaçao do motor obvio, quanto mais rotaçao mais avanço precisa pra compensar a velocidade do pistao.
vacuum advance = obviamente carga do motor, quanto menos carga mais avanço(desaceleraçao por exemplo), quanto mais carga menos avanço(aceleração rapida,subida,torque,etc)




vamos ler oque diz... para fazer um mapa de igniçao, voce precisa tentar entender oque seu motor precisa(aqui é onde se aprende mesmo)
To set the spark advance table, you should try to understand what your engine needs in the following areas:

interessante, reparem oque ele diz, o total de avanço em WOT(pé colado) gira em torno dos 24 a 40° e depende de varios fatores, como combustivel, numero valvulas, tamanho delas, cilindrada, camara de compressao, compressao, e muito outros. multi valvulas como 16V precisa de menos avanço... pq deslocam mais ar por ciclo. motores muito rodados precisam de menos ponto por conta do oleo queimado, combustivel de baixa octanagem precisam de menos avanço se botar muito avanço vai grilar.
total advance at WOT: should be from ~24° to ~40° depending on your bore size and combustion chamber characteristics. Older design engines (i.e. push rods, domed pistons, etc.), and those with large bores (big blocks, etc.) need more advance, about 36 to 38°. Newer designs (4 valve/cylinder, swirl port engines, etc.), and small bores, generally require less, about 28 to 32°. Engines that have a lot of miles on them require less as well, because of oil leakage into the chamber. Lower octane fuel also requires less advance (it burns more quickly), so if you are running 87 octane, use a few degrees less total advance than if you are running 94 octane.

diz que o avanço inicial nao pode ser muito, eu por exemplo tenho bastante no meu N20XF uso 18° APMS devido o alcool e a eficiente que realmente comprovei que aumenta. mas nao tive instabilidade na lenta
initial advance (adv_offset + ign_table(idle)): this is the rough equivalent of the old 'idle advance with the vacuum line disconnected' figure. In MegaSquirt-II™ (or MicroSquirt®), it is the advance at the lowest rpm bin and a MAP value of 100 kPa. Larger initial advance numbers produce a slightly more fuel efficient idle, but may make the idle unstable and result in higher emissions (this is why most engines use the no vacuum advance at idle). Too much initial advance can also make the engine hard to start. Generally, keep the initial advance at 6° to 10°.


aqui o engenheiro fala oque falei antes, motor com com carga no motor é reduzido o avanço, ou avanço aumenta conforme a rpm sobe! ou quando aumenta o vacuo(desaceleração)
vacuum (MAP) advance: as the load on the engine is reduced, the fuel burns more slowly and more advance is required. This means that you should have the advance increase for a given rpm as the MAP value decreases in kPa.


guia da MS, tem uma duvida coloca um assunto pra agente debater.
http://www.megamanual.com/mtabcon.htm


esta no meu HDvirtual o ebook, esse manual é sobre programaçao de ECU(engenharia de desenvolvimento e programaçao), tem um material muito bom ali.
http://1drv.ms/1lS3jaJ


está no local correto, nao tem problema. é area destinada a estudo essa
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
brunogutierre
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 321
Registrado em: 03 Mar 2014, 15:49
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Manuais técnicos relacionados a IE, OEM e programáveis..

Mensagem não lida por brunogutierre »

MEEEEEEU!!!!!!! :shock:

Esse ebook eh fantástico! Li algumas pag dele por cima pra ter uma base (e meu inglês apesar de enferrujado :smt021 me permitiu entender bastante coisa) mas eh SHOW!!!!!!!!!

MUUUUUITO OBRIGADO PELA MATÉRIA!!!!!

Será lido detalhadamente, com auxílio de dicionário pq to realmente enferrujado, as dúvidas q tiver e comentários q eu ver q da pra "desenrolar" um debate daora vou postando aqui!! Espero aprender bastante aqui!!!

Obrigado!!!! :smt023 :D

Edit: Esqueci de citar, mas vc me fez relembrar legal o q eu havia aprendido sobre avanço... Achei bem interessante como ele é determinado...

Qto ao q disse: o total de avanço em WOT(pé colado) gira em torno dos 24 a 40° e depende de varios fatores, como combustivel, numero valvulas, tamanho delas, cilindrada, camara de compressao, compressao, e muito outros.

O numero de válvulas influencia o avanço pela massa de ar admitida, acredito q o tamanho das válvulas segue o mesmo princípio... Mas Qto a compressão e camara de compressão, eu não entendi, no caso se eu taxo o cabeçote rebaixando em 1mm por exemplo, o avanço eh maior em condições similares (motor original x taxado), ou eh o contrario? E pq?

Foi o q não entendi...
Editado pela última vez por brunogutierre em 09 Set 2014, 01:07, em um total de 1 vez.
Ex-Monza Class EFI 2.0, Cinza Haendel Metálico
Ex-Honda Civic LX 1.6 16v AT Preto

[b]Atual - Astra GLS 2.0 1999 Prata - T-800[/b]
Veja aqui: http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=23&t=36071
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Manuais técnicos relacionados a IE, OEM e programáveis..

Mensagem não lida por Rafaelo »

muito bom né, tu nao encontra por ae essas coisa.

se tiver duvida so mandar por aqui mesmo assim todos aprendem e nao fica limitado a nós dois. ta aberto a todos

denada bom estudos.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
brunogutierre
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 321
Registrado em: 03 Mar 2014, 15:49
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Manuais técnicos relacionados a IE, OEM e programáveis..

Mensagem não lida por brunogutierre »

Fiz um edit no post acima... Esqueci de postar uma duvida... Rsrs
Ex-Monza Class EFI 2.0, Cinza Haendel Metálico
Ex-Honda Civic LX 1.6 16v AT Preto

[b]Atual - Astra GLS 2.0 1999 Prata - T-800[/b]
Veja aqui: http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=23&t=36071
brunogutierre
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 321
Registrado em: 03 Mar 2014, 15:49
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Manuais técnicos relacionados a IE, OEM e programáveis..

Mensagem não lida por brunogutierre »

Peraí, deu um estralo na minha cabeça, acho q entendi:

Vc disse: multi valvulas como 16V precisa de menos avanço... pq deslocam mais ar por ciclo.

No caso qdo vc taxa o motor, ele vai entender o aumento da pressão na câmara como um "maior volume de ar" e vai diminuir o avanço? Seria isso?
Ex-Monza Class EFI 2.0, Cinza Haendel Metálico
Ex-Honda Civic LX 1.6 16v AT Preto

[b]Atual - Astra GLS 2.0 1999 Prata - T-800[/b]
Veja aqui: http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=23&t=36071
Avatar do usuário
coy
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2118
Registrado em: 12 Abr 2011, 16:16
Cidade: itaguai
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: Manuais técnicos relacionados a IE, OEM e programáveis..

Mensagem não lida por coy »

Oba, curso de IE.
Vou acompanhar o topico.
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Manuais técnicos relacionados a IE, OEM e programáveis..

Mensagem não lida por Rafaelo »

brunogutierre escreveu:Peraí, deu um estralo na minha cabeça, acho q entendi:

Vc disse: multi valvulas como 16V precisa de menos avanço... pq deslocam mais ar por ciclo.

No caso qdo vc taxa o motor, ele vai entender o aumento da pressão na câmara como um "maior volume de ar" e vai diminuir o avanço? Seria isso?
exato, quanto maior o numero de valvulas do cabeçote, maior seu "poder" de descolamento de ar por ciclo, se observar um cabeçote 16V 4 cil a camara de admissao e escape é maior que um 8V. e nesse caso quanto maior a massa de ar menos avanço precisa pq tem "muito ar" ae ja entra uma questao de física no meio sobre densidade do ar, temp, etc é por isso que motores 16V de comando fixo sao ruim de torque em baixa e media rotaçao, pq deslocam muito ar, agora em contra partida em alta onde o fluxo da massa é mais rapido da uma diferença enorme contra um 8V. por isso que inventaram o 16V variavel pra compensar isso, ou seja essa lacuna que o 16V deixa la em baixo.

nao por isso, ja no caso da compressão é outro fator que nao esta relacionado ao volume do ar admitido, e sim a compressão dela, por exemplo, motor que tem muita taxa como VHC eles tem pouco avanço dinamico(mapa) é bem modesto o mapa pq se for normal ou tradicional o mapa vai grilar o motor... justamente por ja esta muito comprimido a pressão e se colocar avanço adiantando a explosão causa (dupla detonaçao) chamada batida de pino.

a regra é a seguinte numa programaçao de um motor
* taxa alta, precisa de menos avanço
* maior deslocamento volumétrico, precisa de menos avanço
* maior numero de valvulas, precisa de menos avanço
* combustivel de baixa octanagem, precisa de menos avanço
* formato da camara de compressao, precisa de menos avanço

essas são as principais.

falando em combustível X avanço, lembra do C30NE(motor usado no omega 3.0) o mesmo tem na ECU dois mapas de ignição, um pra combustível 88 oct, e outro pra 95(podium nosso caso). o seletor foi feito pra exportação desse motor a países que nao tinham na epoca como o brasil que só foi ter gasolina de alta octanagem em 2002, olha o atraso o motor foi feito em 1989 que vergonha isso!!

ah a potencia do 3.0 165cv é no modo 88 octane, essa potencia é ABNT tirada no brasil na epoca, pq ele tem originalmente 177cv em modo alta octanagem, so mudar o seletor que vem mais potencia
http://en.club-opel.com/engine_detail.php?id=47

e advinha se o responsavel por isso nao é o avanço de igniçao? viram que bom exemplo? isso explica o fator combustivel X avanço


se pegar um carro 1.0 e alcool 8V vai notar que ele tem uma avanço muito alto, algo como 45° na carga e na rotaçao de corte, por outro lado se pegar um 2.4 16V gasolina vai ter pouco avanço, e se pegar um VHC gasolina vai ter quase nada de avanço. e por ae vai

isso ae Marconi
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Responder