Pastilhas Tocando no Disco do Freio

Assuntos específicos relacionados à freios e suspensão.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17758
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Pastilhas Tocando no Disco do Freio

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

NÃO VOU NEM sujerir pra vc trocar os discos, pinças e pastilhas pelas do Vectra (que são maiores), que sei que vc gosta de originalidade, mas quando fiz o meu, me arrependi de não ter feito este "up" no meu, principalmente que futuramente vem um caracol
No caso eu não vou fazer por estar satisfeito com a qualidade do freio do meu Monza. No futuro quem sabe, quando as pinças não tiver reparo e tendo que trocar aí coloco melhores... Hoje, só se tiver facilidade de compra desse material...
Por outro lado o par de discos do Monza está R$52,00 e o jogo de pastilhas Cobreq R$17,00. O mesmo não acontece se colocar do Vectra ou Astra que tem os discos maiores, rs! Isso sem contar as pinças.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Pastilhas Tocando no Disco do Freio

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Pinça usada, pago 50 conto das duas, disco fica uns, 120 o par, pastilhas eu nao sei... No seu caso Carlos, seu carro já usa roda 14" correto? Elas são compativeis com os discos de 256 mm, né?

Não gosto de pastilhas Cobreq, no meu caso ficaram fazendo barulho, eu uso FRASLE, ou TRW, as duas não fazem barulho...
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17758
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Pastilhas Tocando no Disco do Freio

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Eu só uso Cobreq e faço questão dela. Na falta uso Bendix e não coloco mais outra de jeito algum. Os motivos já postei aqui no fórum. Eu nem compro as pastilhas AC Delco ou GM por fazer questão de Cobreq e original não sabe qual marca vem.

Estou com lonas Fras-Le na traseira por não ter outra onde mandei rebitar e não gostei do rendimento. As lonas eu prefiro Bendix e depois a Cobreq.
Quanto a barulhos, meu Monza não faz barulhos nos freios e nenhum carro que tive, e sempre usei Cobreq desde os anos 80 e nenhum fazia barulhos.

Por aqui não paga esse R$50,00 no par de pinças nem em FV ou desmanches. Quanto as pastilhas do Astra do meu amigo foi R$98,00 o jogo. Os discos R$150,00 o par.

Sim meu Monza usa aro 14" como item de fábrica e série para o Monza GLS 96.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Maranhão Fortes
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 21
Registrado em: 21 Nov 2013, 17:19
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Pastilhas Tocando no Disco do Freio

Mensagem não lida por Maranhão Fortes »

Carlos A. Freire escreveu:As pastilhas sempre ficam em contato com disco, porém sem exercer força sobre eles quando o freio não é solicitado. Se a roda estiver prendendo ou pesada (lembre-se que no caso de veículos com tração dianteira, ao mover as rodas também estará movendo o diferencial) pode ter engripamento no pistão (embolo) da pinça, engripamento nos pinos deslizantes das pinças obstruções nos flexíveis de freio ou problema no cilindro mestre, ou ainda ajuste incorreto no acionamento do pedal de freio ou entre servo freio e cilindro mestre. Como há muitas possibilidades tem que avaliar com critérios, usando a lógica e o bom senso.

Como já disseram, o Monza utiliza pinça do tipo flutuante e com apenas um embolo. Quando tem pressão hidráulica, depois de pisar no pedal de freio, esse embolo se movimenta para fora e como a pinça é flutuante, o lado externo se movimenta pressionando as duas pastilhas contra o disco, exercendo praticamente a mesma pressão.

Então, um defeito comum de pino deslizante engripado não deixa a pinça se movimentar na parte externa, um flexível obstruído dificulta o retorno do fluído e por ai vai...

Abs,

Carlos Freire
Carlos Freire, então é "normal" as pastilhas ficarem em contato com os discos - coisa que eu achava ser um problema. Com as duas rodas dianteiras levantadas, elas não vão girar livremente como as traseiras, por causa do diferencial, como você falou. Dizer que as pastilhas ficam em contato é porque elas ficam "soltas" na pinça e se deslocam horizontalmente, é isso que entendi.
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Pastilhas Tocando no Disco do Freio

Mensagem não lida por waldir »

Maranhão, veja como funciona:

MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
Maranhão Fortes
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 21
Registrado em: 21 Nov 2013, 17:19
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Pastilhas Tocando no Disco do Freio

Mensagem não lida por Maranhão Fortes »

DÉCO escreveu:.
Veja só: quando você pisa no freio, o fluído pressurizado aciona, nas rodas dianteiras, o pistão que empurra as pastilhas contra o disco; ao tirar o pé do freio, acaba a pressão e o pistão é recolhido, é isso? Mas é aqui que não estou entendendo, pois ao retirar a pinça fora, para que tenha espaço suficiente para por as pastilhas, tenho que aplicar uma força muito grande sobre o pistão para ele se recolher. Ora, se ninguém tá pisando no freio, o que faz ele ficar duro? Vou tirar umas fotos da desmontagem e montagem e postar aqui no Fórum.
.
Entendi plenamente o que vc esta dizendo sobre esta dureza, que também encontrei quando fiz este serviço no meu carro e em muitos outros que ja fiz, inclusive existem ferramentas especificas para "retornar" o pistão o suficiente para "caber" a nova pastilha, esta abaixo é uma das várias ferramentas:
Imagem

Pense em um pistão (embolo) trabalhando numa camisa apenas numa area de poucos mm (pastilha desgastada), quando vc troca pela nova, o pistão passa a trabalhar em uma outra área, onde fazia MUITO TEMPO que ele nao andava, normalmente esta "nova área de trabalho" está suja, oxidada etc, DIFICULTANDO assim o deslocamento do pistão pela nova área, ou seja o "deslizar" do embolo dentro da camisa fica duro.

Se vc desmontar tudo, limpar a camisa com palha de aço (não agride a camisa, se usar lixa, vai agredir a camisa), substituir os reparos, passar fluído de freio no reparo de embolo, passar fluído de freio na camisa, e colocar o embolo de volta dentro da camisa, tudo novinho, vai observar que ele se movimenta com MUITA FACILIDADE, é lento mas não tem resistência.

Eu ja troquei pastilha somente voltando o pistão e colocando a pastilha nova FOI 2 SERVIÇOS, um para por e outro para tirar, por causa do pistão passar a trabalhar numa área que ele fazia tempo que não trabalhava, esta área estava suja e oxidada causando vazamento, HOJE nem perco tempo, já compro o reparo novo, desmonto tudo, lavo tudo, lixo com palha de aço (Bombril), monto, sangro JÁ ERA :D fica legal
Se teimar em trocar pastilha sem trocar o reparo, ou o pistão vaza ou o pistão não consegue voltar, causando desgaste prematuro de pastilhas que são novas, AUMENTO ABSURDO de consumo de combustível, SUPER AQUECIMENTO do disco (algum pequeno risco de incêndio) etc...

Abaixo exemplos do estado que as vezes estão os pistões (imagina então a camisa) :

Imagem
Imagem

Espero ter sido claro na explicação, fiquei com vontade até de ir no desmanche do meu amigo para poder explicar em vídeo isso, desmontando alguma pinça por lá...

abraço[/quote]
Déco, essa ferramenta é interessante para fazer o pistão recolher. Realmente, o danado estava duro, mas eu consegui fazer ele recuar da seguinte forma: parafusei a pinça sem as pastilhas; nesse espaço, coloquei o cabo de uma chave de roda e lentamente fiz o pistão recuar. Vi essa dica na net.
A explicação que você deu sobre a área que o pistão deixou de se mover, devido ao desgaste das pastilhas, é algo que realmente procede. Nunca eu ia imaginar nesse fator. Então, como ainda não vou trocar as pastilhas, pois elas estão "boas", coloquei elas de volta e o freio está macio ao pisar. Os dois pares de pastilhas novas custam 18,00 [barato] e quando for trocar, vou fazer o procedimento de limpar com bombril, passar fluido, etc. Dei uma olhada nas duas rodas e as camisas dos pistões estão sem furos ou rasgos.
Todos os dias eu passo numa rua que tem uma leve descida, mas bem pouca mesmo. Com o carro parado e funcionando, se tirar o pé do freio, ele desce bem devagar. Noutra rua, com o sinaleiro fechado, que tem um declive menor ainda, tirei o pé do freio e o Monza ficou parado. Porém, observei que outros carros a minha frente estavam com as luzes de freio apagadas, o que significa que eles estavam com o pedal do freio sem pressão por parte do motorista ou seria uma grande coincidência todos tirarem o pé do freio e puxarem o freio de mão.
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Pastilhas Tocando no Disco do Freio

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Tem "trocentas" ferramentas para recolher o êmbolo.
Usei a MESMA TÉCNICA QUE VC :lol: , tenho chave "cruz" e usei ela para voltar ele, e para amaciar.
Como vc já fez em outros carros, não fica difícil :smt023
Fez bem em não mexer agora, mas ainda está pegando?

SINTO MUITO, mas se tiver pegando o freio vai ter que fazer todo procedimento esvaziando limpando e montando tudo de novo, nem se for com as peças usadas mesmo (se não vazar).

A TEORIA de adivinhação de como as pessoas estão parando no semáforo DEPENDE DO CARRO tem carro automático que para sozinho, tem freio de mão, tem quem segura na embreagem etc...

Num lugar sem ninguém, vem com o carro pisa firme do freio (sem arastar) quando tiver quase parando tira o pé e vê se ele para num tranco (pequeno tranco), se estiver pegando vai ter que limpar.
Da para fazer até na garagem, mas tem que pisar no freio e deixar o carro parar sozinho...

Depois que faço o freio, vou em estrada de terra e SOCO o pé no freio, e observo se eestá pegando mais de um lado do que do outro, na frente, atrás, freio de mão, logo em seguida vou para casa, entro embaixo do carro e vejo se tem vazamentos... sempre faço isso.

até
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17758
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Pastilhas Tocando no Disco do Freio

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Carlos Freire, então é "normal" as pastilhas ficarem em contato com os discos - coisa que eu achava ser um problema. Com as duas rodas dianteiras levantadas, elas não vão girar livremente como as traseiras, por causa do diferencial, como você falou. Dizer que as pastilhas ficam em contato é porque elas ficam "soltas" na pinça e se deslocam horizontalmente, é isso que entendi.
As pastilhas ficam em contato com discos, mas sem exercer pressão a não ser que se pise no pedal de freio.
As rodas ficam livres sim, mas deve levar em conta que tem o diferencial e semi eixo o que pesa um pouco. Se levantar as rodas e funcionar o motor, vai perceber que as rodas giram mesmo sem engatar marchas.

Diferente do freio a tambor, as pinças não tem molas de retorno e nem ajustes. Repare que a medida que as pastilhas vão gastando, o fluído de freio vai baixando pois o êmbolo fica mais para fora.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder