multimetro-dúvida de leigo

Assuntos específicos relacionados à parte elétrica, ignição e iluminação.
Avatar do usuário
cidi
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 657
Registrado em: 04 Mai 2011, 16:28
Cidade: porto alegre
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Não tenho Monza :(

multimetro-dúvida de leigo

Mensagem não lida por cidi »

boa tarde a todos do fórum! :D .,preciso de ajuda por que to pensando em comprar um multímetro.,pesquisei e vi que este tem um bom custo-benefício além de ser da minipa que muitos dizem ser uma boa marca..http://www.dutramaquinas.com.br/produto ... 00-et-1400. diz nas especificações que ele mede temperaturas de -40c a ~1000c..Minha dúvida é: esse tipo de multímetro não seria uma alternativa mais barata para a pistola a laser ou termometro a laser que mede temperatura do motor!?? :?: .,e se não for :cry: , em quais defeitos no carro que eu posso usar esse recurso de multimetro que mede temperatura? :?:.,é que eu to pensando em medir a temperatura de trabalho do motor e gostaria de saber se com esse multimetro eu nao teria uma informação + ou -
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: multimetro-dúvida de leigo

Mensagem não lida por waldir »

cidi,

este é um bom multímetro. Tenho um desse.
Mas, o termômetro não tem a performance que teria um de mira laser, por que esse multímetro usa um termopar e é preciso encostar a ponta do termopar para que faça a medição ( e o termopar que vem junto com o multímetro não atinge os 1000 graus C... seria preciso comprar um novo termopar que atinja tal temperatura.

Abra o manual na internet e leia no tópico de medição de temperatura antes de comprar.

Por outro lado o termometro laser está muito caro, isto é para medir mais que 1KºC
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
cidi
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 657
Registrado em: 04 Mai 2011, 16:28
Cidade: porto alegre
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: multimetro-dúvida de leigo

Mensagem não lida por cidi »

:P obrigado por me ajudar, Waldir! :D .,eu gostaria de saber se com esse multímetro eu conseguiria saber + ou -(não precisaria de muita precisao), em que temperatura está trabalhando o meu motor.
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: multimetro-dúvida de leigo

Mensagem não lida por waldir »

cidi escreveu::P obrigado por me ajudar, Waldir! :D .,eu gostaria de saber se com esse multímetro eu conseguiria saber + ou -(não precisaria de muita precisao), em que temperatura está trabalhando o meu motor.
cidi,

dá para medir só que vc precisará de algum 'malabarismo' para fixar a ponta do termopar na carcaça do motor no ponto em que vc quer medir
http://loja.tecnoferramentas.com.br/pon ... a-mtk_01/p

a ponta no termopar é a azul da direita na foto (são dois fios fundidos um no outro (kantal) A tal ponta deve ficar em contato com o que vc quer medir e dependendo do lugar que for medir não há como prendê-lo.

A temperatura da câmara de combustão passa de 1.000 graus e irradia para as galerias de arrefecimento que é dissipado pelo liquido de arrefecimento e mantém o bloco em torno de 86ºC média (no seu caso). Quando atinge 80º o interruptor térmico (cebolão) aciona a ventoinha que desliga em 76ºC

Os Monzas a partir de 1990 trabalham com temperatura média ideal de 95ºC ( a ventoinha é acionada em 101º e desliga com 92ºC)

Termômetro com mira laser é um investimento alto para ficar 'parado'... isto é investimento alto quando se trata de medir mais que 1.000 graus Celsius. Porém há no mercado termômetros laser a partir de 70 reais... 250 reais
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
cidi
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 657
Registrado em: 04 Mai 2011, 16:28
Cidade: porto alegre
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: multimetro-dúvida de leigo

Mensagem não lida por cidi »

valeu a força de novo, mestre Waldir!.,o que ta acontecendo é o seguinte: já tive problemas com o marcador de temperatura do painel(havia uma trilha rompida no painel),dai.. pronto!.,resolvido. de uns tempos pra ca o marcador ta me deichando assustado por que a ventoinha aciona em 3/4 e desliga no meio da escala.,nao quero ter o trabalho de tirar o painel de novo!.. Se eu não me engano, a temperatura mostrada no marcador do painel se refere ao liquido de arrefecimento né :?: .,se sim, então são baichas temperaturas e isso esse multimetro que citei acima não daria conta do recado :?: ., não seria só eu deichar a tampa do reservatorio de expansao aberta ou tirar ela com calma e colocar a ponta do termopar no liquido de arrefecimento ou até ir "direto ao ponto" tirando o parafuso sangrador e colocando a ponta do termopar ali :?: eu só quero ter uma noção se o marcador está coincidindo com a temperatura da agua
Responder