Ascona C 2.0i Retífica do Motor

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
f0lster
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Ascona C 2.0i Retífica do Motor

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Boa tarde Pessoal,

muitos provavelmente já me conhecem ou conhecem meu carro.
Pois bem. Depois de uma longa história de ter vendido o meu Monza no Brasil e comprado esse Ascona na Alemanha vieram alguns problemas.
Como já andei comentando no meu outro tópico, meu carro rodou bronzina a uns meses. Eu, apertado de grana, tentei "simplesmente" trocar as bronzinas e rezar para que o "serviço" ou melhor dizendo, serviço de porco, desse certo.
Pois bem, não deu. Na primeira volta o Monza, quero dizer, Ascona, começou a fazer barulho. Levei o bichano pra casa e encostei. Faziam quatro meses que ele estava jogando e agora, com férias e cartão de crédito :D voltei a mexer no bichano. Como na Alemanha nenhum serviço de mão-de-obra é barato, não recompensa retificar o virabrequim que está arranhado. Solução? Comprar um virabrequim novo.

Ascona paradão:
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- Preço??
- 250€, algo em torno de R$800,oo.
Sei. dinheiro pra ....
Havia pensado em colocar o tão sonhado motor 16v. Mas o serviço se tornaria mais complicado do que já é no momento e em 1 ano e meio meu carro terá a placa de Oldtimer (no Brasil a bendita e sonhada placa preta). Por isso e por outros motivos resolvi manter tudo como está e dar apenas uma sofisticada de leve para não ter problemas com a vistoria no futuro.

Motor porco:
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Agora vem os problemas.
Como tiro o motor sem elevador e girafa?
De comprar uma girafa? Sai o motor por cima?
Sai o motor por baixo com um jacaré?
Pois bem. Para facilitar resolvi tirar todas as peças possíveis do bloco. Ficando apenas o miolo dele. Sem cabeçote, alternador e tudo mais que tem direito.
Também estou removendo os componentes do cofre, ao menos, no momento, os maiores e mais aparentes para que eu possa dar uma limpeza.
O motor está muito feio. Quero deixa-lo limpo e não sei se devo comprar uma cabine de jato de areia ou simplesmente produtos químicos. Com a cabine é muito bonito, mas também relativamente caro.
Estou precisando de muitos conselhos e somente pessoas com experiência podem me ser úteis neste momento.
Estarei mandando atualizações diariamente pra vocês.

Por hoje foi isso:
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Agradeço desde já pela ajuda de vocês.

Forte Abraço
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Leocastro
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Re: Ascona C 2.0i Retífica do Motor

Mensagem não lida por Leocastro »

Folster, top ein! E, essa IE, é a mesma do Vectra A? Puts, pq não veio ela pro Brasil para o meu Monza!
Então, tem sim como colocar e tirar o motor por baixo, o Diego Paiva e o Marcel Murai já fizeram isso, o Diego recentemente, eu coloquei o meu, por cima, com uma Girafa, achei mais fácil, e, foi fácil conseguir uma girafa emprestada.
No mais, acompanhando teu tópico!
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f0lster
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Re: Ascona C 2.0i Retífica do Motor

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Olá pessoal,

Bem, o dia de hoje foi dedicado a desmontagem.
Só restou o bloco e o virabrequim no lugar. Todo o resto foi removido. Amanhã farei as medições para saber exatamente o que ainda terá que ser trocado, mas os cilindros e os pistões aparentaram estar em perfeito estado. Algo de se esperar de um motor com 82.000 km.

Bloco só no osso:
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Essas marcas são apenas reflexo do pistão
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Sala está ficando apertada:
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E finalizando o dia:
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Amanhã quero tirar o resto se der. Começar a limpar tudo para semana que vem estar montando novamente.
Falta muita coisa ainda.

Abraço
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Re: Ascona C 2.0i Retífica do Motor

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Boa noite amigo,tudo bom?

Que empreita hein?kk
Faz parte,que bom que ja iniciou a desmontagem..

Um amigo aqui fez o Motor dele tbm,ele tirou tudo e mandou pra retifica.
Ele tirou por baixo,usando pneus!

Te aconselho a pedir ajudar de alguem,pois sozinho pode se machucar. :smt018
Nao que seja muito pesado o bloco,mas o jeito de pegar nele,pode cortar a mao facilmente.

Acompanhando

Abraços! :smt023
Vitor Menezes

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f0lster
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Re: Ascona C 2.0i Retífica do Motor

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Boa tarde pessoal.

Sei que falei que faria atualizações diárias mas esse final de semana foi dia de trabalhar pra pagar esse motor.

Bemmm. Mas a Segunda-feira foi dia de gastar dinheiro e aí vem.

Virabrequim Novo Original ZERO BALA :D

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Imagem

Jogo de anéis KS KolbenSchmidt Racing

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Jogo de bronzinas KS KolbenSchmidt Racing

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Além disso um cárter novo (o antigo está meio torto na superfície de contato com a junta), um jogo de juntas e retentores e mais umas paradinhas pra dar aquela limpeza.
Infelizmente comprei tudo pela internet, o que significa que vou ter que esperar mais uns dias até ver as coisas se encaixando.
Por isso agora é tempo de fazer limpeza. O tempo está bem chuvoso aqui, e como eu faço tudo na rua o bloco ainda está no carro me aguardando.
Veremos!

Forte Abraço
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Re: Ascona C 2.0i Retífica do Motor

Mensagem não lida por f0lster »

vitormenezes9 escreveu:Boa noite amigo,tudo bom?

Que empreita hein?kk
Faz parte,que bom que ja iniciou a desmontagem..

Um amigo aqui fez o Motor dele tbm,ele tirou tudo e mandou pra retifica.
Ele tirou por baixo,usando pneus!

Te aconselho a pedir ajudar de alguem,pois sozinho pode se machucar. :smt018
Nao que seja muito pesado o bloco,mas o jeito de pegar nele,pode cortar a mao facilmente.

Acompanhando

Abraços! :smt023
Bem Vitor,

primeiramente obrigado por acompanhar. O motor eu irei tirar por cima com uma talha. Vai ter que dar certo, no momento deve estar pesando uns 40 kg.
Mesmo assim estará sendo tomado todo e qualquer cuidado.

Abraço.
Leocastro escreveu:Folster, top ein! E, essa IE, é a mesma do Vectra A? Puts, pq não veio ela pro Brasil para o meu Monza!
Então, tem sim como colocar e tirar o motor por baixo, o Diego Paiva e o Marcel Murai já fizeram isso, o Diego recentemente, eu coloquei o meu, por cima, com uma Girafa, achei mais fácil, e, foi fácil conseguir uma girafa emprestada.
No mais, acompanhando teu tópico!
Olá Leo,

bem, eu ouvi dizer que o Módulo do Vectra A do Brasil é até um pouco mais atrasado que o meu, mas essa informação e não posso confirmar no momento.
Sei que o meu Ascona usa uma injeção mais evoluída da que vinha no Monza 500 E.F.. O meu carro já tem correção por sonda lambda, faz diferença.
Só digo que até agora ela nunca me incomodou. Só o motor mesmo que ficou tirando onda com a minha cara :shock:

Mas é isso aí. Forte Abraço e continue acompanhando!
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Re: Ascona C 2.0i Retífica do Motor

Mensagem não lida por f0lster »

Aí pessoal, tudo certo?

Hoje foi dia de dar um avanço no Ascona.
Chegaram praticamente todas as peças então tava na hora de tocar o pau:

Limpeza do pistão:
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Bomba de óleo limpa e pronta para as medições:
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Folgas de acordo com o Manual de Repações da GM:
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Os anéis de compressão estavam começando a soltar pedaços :shock:
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Coração do bichano:
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Cárter e o jogo de juntas:
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Brunimento original:
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Brunimento by Monkey (eu):
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Amanhã vai ser o dia das pinturas e início (se Deus quiser) da montagem.

Forte Abraço pessoal
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Robson Lott
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Re: Ascona C 2.0i Retífica do Motor

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Uaaaaaaaauuuuuu!!!!! Tudo feito "em casa"!!!!! Acompanhando!!!
- '87 SL/E 2.0 Álc Prata Andino 4p
* 20/11/18 146K km e contando...
:cachaca:
- '93 Classic SE MPFI Gas. - Azul Oxford 4p
* 18/12/14 93K km a 18/01/15 108K km
- '93 Class 2.0 Gas. - Cinza Hendell 4p
* 03/03/08 106K km a 13/07/09 126K km
- '88 SL/E 2.0 Álc - Prata Lunar 2p
* 17/10/06 105K km a 03/03/08 134K km

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