Página 3 de 6

Re: Monza 500EF atualização cabeçote (N20XF)

Enviado: 14 Out 2015, 16:47
por Rafaelo
continue com os 7, nao deve dar problema apenas 7 no inicial. se incomodar é so retroceder pra 5, é pra funcionar bem em 7. nao esqueça que tem que por no analisador de gases depois de tudo acertado, ponto, etc... a taxa mais alta faz o motor ficar mais rico e gastao nesses motores de malha aberta como o do monza. o leandro tem o mesmo sistema que o teu, o mesmo cabeçote, mesmo combustivel, mesma taxa. ele me falou exatamente oque falei agora.

apenas ajuste corriqueiro de qualquer tipo de motor.

Re: Monza 500EF atualização cabeçote (N20XF)

Enviado: 14 Out 2015, 17:33
por eliel_cardoso
Ele tem a mesma injeção Le - Jetronic? Pois isso pode influenciar no consumo. O carburador até onde sei vai sofrer influência de uma compressão maior, mas a injeção não. Falo quanto à aspiração do combustível.

Re: Monza 500EF atualização cabeçote (N20XF)

Enviado: 14 Out 2015, 17:54
por Rafaelo
eliel_cardoso escreveu:Mesma injeção Le - Jetronic? Pois isso pode influenciar no consumo. O carburador até onde sei vai sofrer influência de uma compressão maior, mas a injeção não. Falo quanto à aspiração do combustível.
ie de malha aberta e carburador sao a mesma coisa Eliel. sim mesmo.

ambas nao tem sonda pra detectar a mistura e fazer a correçao da AFR, quando se aumenta e eficiencia termica do motor ele se torna "menos guloso" ou seja precisa de menos combustivel, e como teu sistema a mistura é feita manualmente como no carburador nao tem como acertar a mistura sozinho como os motores de malha fechada com sonda entendeu? por isso que vai ser preciso acertar a mistura com o analisador de gases :smt023

alias qualquer monza nao tem como saber. somente os digitais com sonda.

Re: Monza 500EF atualização cabeçote (N20XF)

Enviado: 15 Out 2015, 12:58
por kaioemmanuel
To acompanhando. Muito interessante. E parabens amigo, pelo trabalho!

Vai me ajudar muito a transplantar uma le jetronic pro meu carburado logo logo!

Re: Monza 500EF atualização cabeçote (N20XF)

Enviado: 15 Out 2015, 13:02
por kaioemmanuel
Rafaelo, so aproveitando o assunto da mistura. No caso dele, o ajuste de CO é feito pelo parafuso bypass no sensor de fluxo de ar? Teria que liberar mais ar nao medido pra empobrecer a mistura? E o padrao ainda seria 0,5 a 1?

Re: Monza 500EF atualização cabeçote (N20XF)

Enviado: 15 Out 2015, 15:45
por Rafaelo
kaioemmanuel escreveu:Rafaelo, so aproveitando o assunto da mistura. No caso dele, o ajuste de CO é feito pelo parafuso bypass no sensor de fluxo de ar? Teria que liberar mais ar nao medido pra empobrecer a mistura? E o padrao ainda seria 0,5 a 1?
sim, é nessa peça mecanica como nos antigo carburador.

isso, como o motor precisa de menos combustivel nesse caso é pelo ar, como se trata de um sistema antigo é por vias do ar mesmo. nos digitais é pelo comprimento do pulso...

sobre esse padrao desconheço, tem que usar analisador de gases e mexer nesse parafuso ate atingir o valor de fabrica do equipamento.

Re: Monza 500EF atualização cabeçote (N20XF)

Enviado: 15 Out 2015, 16:32
por Leocastro
Eliel, eu uso o mesmo sistema que você, porém, com pistão gasolina de taxa maior.
Uso a quase 3 anos já, o acoplador de plástico do corsa, porém, gostei muito do que você mandou fazer, e, se possível, gostaria de encomendar um!

Bem, Veja meu tópico, recentemente tive que mexer no cabeçote, algumas dúvidas suas daqui serão sanadas lá!
Acompanhando!
Abraços!

Re: Monza 500EF atualização cabeçote (N20XF)

Enviado: 18 Out 2015, 13:09
por eliel_cardoso
Beleza pessoal. Um contra tempo gigante com as bronzinas de mancal que vieram fora de medida. Defeito de fábrica da Metal Leve, acreditam? Foi tudo medido na retífica e a conclusão foi essa. Bem, montamos o motor novamente e deu tudo certo. Funcionando perfeitamente o Monzão com o cabeçote roletado do Astra 2009. Somente foi feito a peça para colocação do distribuidor conforme mostrado no início deste tópico. Quanto à encomendar uma, não vejo necessidade, é só pegar o modelo que já exite no forum e levar para uma boa tornearia. Tem que tomar cuidado com a centralização. O Rafaelo disse para eu deixar com 7 graus no avanço do ponto de ignição, mas falou também que se eu não gostasse poderia andar com 5. Foi o que fiz. Com 7 graus ele ficou muito violento de arrancada mas um pouco lento em giro alto. Coloquei 5 graus e melhorou bastante. O carro está excelente. Nunca foi tão silencioso. O cabeçote roletado faz bem menos barulho. Isso sem falar da potência que aumentou bastante. Foi utilizado uma mangueira do suspiro do óleo do Vectra que dá certo no lugar. Aconselho a qualquer um que tenha que trocar o cabeçote a procurar colocar um desses aí. Só lembrando que tem que ser a partir de 2009, com o "X" do Flex verde. Então ficou assim:

Motor 2.0 Pistão 0,50 Monza 8,8:1
Cabeçote N20XF Astra 2009 com 1mm de rebaixamento -> 0,2:1 (cabeçote roletado) + 1:1 (Rebaixamento de 1mm)
Total 10:1 de taxa
Injeção Le-Jetronic original do Monza Classic 500EF
Alternador Astra 120A
Motor de Partida Astra 2011
Freio à disco nas 4 rodas do Kadet GSi
Painel digital também do Kadet GSi

Segue as fotos de tudo pronto e um vídeo do funcionamento.

Imagem
Imagem
Imagem

Vídeo do funcionamento:


Qualquer pergunta me coloco à disposição.