Potenciometro CO

Assuntos específicos sobre Injeção eletrônica e Carburador.
Lucas Krause
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 12
Registrado em: 02 Jan 2016, 15:08
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Potenciometro CO

Mensagem não lida por Lucas Krause »

Olá pessoal. Tenho um Kadett 1995/1995 Sport 2.0 EFI.
Foi restaurado à pouco tempo, e foi refeito todo o motor em junho de 2015, tem 10 mil quilômetros rodados neste motor.
Está com falta de injeção, durante retomadas ele não sobe giro como deveria.
Mas aqui vem a pergunta. Qual seria a configuração recomendada para a voltagem Do CO? hoje está em 2.0 e ainda dá falta de combustível em retomadas. Nesse caso eu teria que aumentar a voltagem, correto? Estou pensando seriamente em passar pra 2.5, mas tenho medo, pois muitos recomendam ficar em 1.8 e 2.0v o CO.
Esse carro tem cabeçote com 13:1 de taxa, alem de trabalho no cabeçote, escape 4x1 direto, só com um abafador no fim.
Sempre foi álcool, então não tem gambiarra pra passar pra álcool.
E então? Qual será a configuração do CO, que preciso fazer?
Lucas Krause
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 12
Registrado em: 02 Jan 2016, 15:08
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Potenciometro CO

Mensagem não lida por Lucas Krause »

Esqueci de mencionar. Com 2.0v no CO. O carro estava mantendo 8km/l, na cidade.
monzamon
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1640
Registrado em: 21 Fev 2009, 10:07
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Potenciometro CO

Mensagem não lida por monzamon »

ja assistiu esse video do Denis ? tem informação sobre a regulagem !





Michael Firmino
MONZEIROS.COM CRISTO
Fotos do meu Monza: viewtopic.php?f=33&t=13200
Lucas Krause
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 12
Registrado em: 02 Jan 2016, 15:08
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Potenciometro CO

Mensagem não lida por Lucas Krause »

Então, ja ví o vídeo, mas não sana minha dúvida:
1- Quando aumento a voltagem, aumenta a injeção de combustível? Ou é o inverso?
2- Que voltagem devo usar para não dar falta de combustivel nas retomadas de velocidade? Se eu acelerar lento ele vai mas se acelerar fundo, nao.
Enéias
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 622
Registrado em: 04 Set 2010, 00:14
Cidade: Eldorado do Sul
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Potenciometro CO

Mensagem não lida por Enéias »

Lucas, bem vindo.

Não sei se ja olhou este tópico aqui: viewtopic.php?f=50&t=33808

Tem bastante informações e me ajudou bastante, apesar do Potenciometro do CLUB aqui estar quebrado e não dar regulagem.


Algumas vezes medi o potenciometro e, apesar de ter deixado regulado em 1,80, cada vez que medi deu valor diferente.


Abraços.
MONZA CLUB 2.0 EFI 94 AZUL CEZANE PEROLIZADO

FOTOS MONZA CLUB
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=43&t=15011
TUTORIAL- Forro de portas Monza Tubarão
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=14&t=33616
Lucas Krause
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 12
Registrado em: 02 Jan 2016, 15:08
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Potenciometro CO

Mensagem não lida por Lucas Krause »

Olhei o tópico. É interessante. Li bem por cima. E vou ler mais, tenho que tomar cuidado pra não virar muito rápido o parafuso.
Mas mesmo lendo, ainda fica a dúvida. Que eu mandei acima
Avatar do usuário
Felipe Lichirgu
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 142
Registrado em: 20 Jan 2013, 00:45
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Potenciometro CO

Mensagem não lida por Felipe Lichirgu »

Lucas Krause escreveu:Olhei o tópico. É interessante. Li bem por cima. E vou ler mais, tenho que tomar cuidado pra não virar muito rápido o parafuso.
Mas mesmo lendo, ainda fica a dúvida. Que eu mandei acima

Lucas,


Assim, a questão da regulagem do potenciometro de CO varia muito de cada caso. Essa é uma regulagem que não tem valor fixo (1,8~2,0 vdc, no fio azul), até porque se fosse assim a escala do potenciometro não teria variação de 1,2 v ~ 4,8 v. Outra a regulagem do CO é um ajuste fino da mistura, não é algo grosseiro como trocar giclês de carburador ou mexer na pressão do combustivel (no caso de motores alimentados com I.E), ou seja não é um ajuste tão significativo. E na realidade o ajuste do potenciometro de CO tem que ser feito com analisador de gases, ou com uma sonda wide-band acoplada no escapamento do veículo. No teu caso, como o seu motor está um pouco "mais taxado" o ideal é você ajustar o CO com uma sonda, até porque o fator lambda da mistura do seu carro já não é o mesmo do enquadramento original (12:1 -- CO% - 0,3% à 0,7% c/ analisador de gases). Geralmente, motores mais taxados necessitam de menos combustível, inclusive.

Agora isso de comparar valores com o dos outros, não dá certo não. Outra essa convenção de que o CO tem que estar entre 1,8 e 2,0 v no meu ver é furada (outra, essa ideia surgiu lá no final dos anos 90 e vale lembrar que os combustíveis no Brasil naquela época tinham algumas características diferentes dos combustíveis atuais!).
Até porque no meu carro desde novo, nunca teve com esses valores. Ele ficou muito tempo regulado com 1,5 v (c/ analisador) até eu ter problema com o bico injetor, onde eu novamente regulei ele e foi pra mais de 3,0v e tá lá até hoje. Agora com o novo percentual de adição de etanol no combustível, eu verifiquei de volta e tive que mexer na regulagem pra se reenquadrar na emissão.

Tem que tomar cuidado, vejo que muitos reparadores não dão a devida importância a estes detalhes e muitas vezes vão lá e baixam a tensão do potenciômetro pra tentar camuflar problemas de consumo alto, baixo desempenho, que na real podem nem estar sendo causados pelo ajuste de CO, mas sim por fatores alheios, como combustível, avanço inicial errado, filtros, leitura erratica de algum sensor, etc..

Mas agora assim, se você não tem acesso à curto prazo de fazer uma analise ou leitura nele, não custa nada tentar subir a tensão (coloque em 2,5v, depois em 3v e veja se melhora ou piora).

Antes de mais nada, veja a pressão da linha de combustivel (2 bar, ideal -- pode estar entre 1,9 e 2,1), se todos os sensores e o atuador de marcha lenta estão funcionando corretamente, filtros OK, tbi limpo, se o PTC e o aquecimento do arrefecimento do coletor estão funcionando OK, se a VT ta ok, se não tem entradas falsas de ar (flauta do coletor quebrada, tbi frouxo, mangueiras de vacuo rachadas, etc), dai você parte pra uma regulagem.


Abraço.
FelipeLichirgu
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Potenciometro CO

Mensagem não lida por waldir »

Mas aqui vem a pergunta. Qual seria a configuração recomendada para a voltagem Do CO? hoje está em 2.0 e ainda dá falta de combustível em retomadas. Nesse caso eu teria que aumentar a voltagem, correto? Estou pensando seriamente em passar pra 2.5, mas tenho medo, pois muitos recomendam ficar em 1.8 e 2.0v o CO.
Acertar o CO via multímetro/voltagem é uma medida impírica, isto é mais ou menos. O meu está acertado impiricamente em 1,51 volts e pela topografia do percurso que faço na cidade faz de 5,0 à 5,5 km por litro de etanol.

CO não dá problema nas retomadas, verifique o sensor MAP.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Responder